Novo início.
Mais uma vez, mais um campeonato paranaense terá início.
Alguns dão a entender que o regional atualmente não representa muita coisa. Não penso assim. Entendo que o campeonato paranaense é importante sim. Se não é importante, porque disputá-lo?
É óbvio que o campeonato brasileiro, que a Copa do Brasil, por exemplo, são mais importantes, mas relegar o campeonato paranaense a quinto plano, não é viável e não é correto. Como disse, se não é importante e se assim se entende, que não se dispute.
Todos os integrantes do campeonato paranaense irão brigar por algo no transcurso do mesmo. Alguns pelo título, outros por uma posição honrosa, mas é um campeonato e sendo assim, deve-se buscar sempre o ponto mais alto.
Faz algumas décadas que o Coritiba não conquista um tetra-campeonato paranaense. Somente esse fato(e existem muitos outros) já dá ao campeonato paranaense uma roupagem bem interessante para o Coxa.
Lógico que o campeonato paranaense pode servir de laboratório para o campeonato brasileiro, sem dúvida, mas jamais preocupar-se apenas com isso. É preciso querer conquistar o troféu maior, ou seja, o título.
Estamos na semana que antecede a estréia. Uma estréia em qualquer campeonato é importantíssima. Uma vitória na estréia traz bons fluídos, o ambiente fica leve, gostoso, impulsiona para patamares mais altos de forma quase que automática.
Uma estréia não muito convincente, com um resultado adverso, por exemplo, pode significar o oposto do colocado no parágrafo anterior.
Com certeza nem todos os atletas que estarão em campo no próximo domingo renderão 100% do que podem vir a render. O futebol já nos mostrou isso em temporadas anteriores e todos sabemos disso. Mas o foco, a determinação, a dedicação, nesse primeiro jogo, precisam estar presentes.
Algumas contratações foram feitas. Alguns atletas foram dispensados. E outros foram mantidos.
Nenhum clube do mundo acerta na mosca em todas as contratações. É normal que algumas não tragam o retorno que se almeja. Por isso, não é aconselhável sair contratando loucamente em inícios de temporadas. Pode-se sim, perfeitamente, ir contratando aos poucos. Com o desenrolar dos jogos, após algumas rodadas, poder-se-á se começar a ter uma noção de quais as posições que estão necessitando serem ocupadas por atletas que não fazem parte do elenco.
Surpresas positivas podem aparecer. Atletas não muito renomados podem mostrar grande potencial e outros podem decepcionar. E é exatamente nesse contexto que o campeonato paranaense pode servir de laboratório, mas jamais abdicar da briga por mais um título regional.
Com certeza, se o Coxa quiser tornar-se Bi-Campeão Brasileiro de Futebol, precisará na continuidade, de mais reforços. Mas contratar por contratar, não resolve. É necessário sondagens, verificações in loco, sobre o rendimento deste ou daquele atleta. Contratar via "DVD" apenas, não dá.
Mais um regional terá início. Vamos em busca do tetra-campeonato.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)