A Copa do Brasil é o caminho mais curto e menos difícil para que um clube conquiste a vaga para a Libertadores. Isso não precisa ser escrito, todos sabemos, mas é bom lembrar sempre disso, principalmente quando vai se iniciar uma competição como essa, que funciona no formato "mata mata".
O mínimo descuido e o clube(o time, o elenco) fica fora da competição. Não dá para bobear. Ficar fora já no compasso de estréia da Copa do Brasil será um baque muito grande para o Coritiba logo no terceiro mês de 2015. Esse é o primeiro jogo e no nosso caso, mesmo perdendo lá, acontece a segunda partida. No caso deles, se perderem por diferença de 2 gols estarão fora.
O time de Nova Lima até aqui está invicto no Campeonato Mineiro, porém ainda não enfrentou América, Atlético e Cruzeiro. Andou vencendo Tombense, Boa Esporte e adversários mais ou menos desse quilate, mas está em terceiro lugar e invicto na competição do estado do queijo. O Vila Nova jogou até aqui, no regional de Minas Gerais, 5 partidas. Venceu 3 e empatou 2.
Coincidência ou não, o Coritiba também está na terceira posição no nosso campeonato caseiro. Com a diferença que o Coritiba não está invicto como a equipe de Minas.
Algumas observações precisam ser feitas. Continuando a escalada do que vinha acontecendo nos últimos anos no Brasileirão, as atuações do Coxa em 2015, fora de casa, foram das piores possíveis. Venceu o Nacional de Rolândia, que após 6 rodadas transcorridas, não pontuou na competição. O Coritiba venceu naquela ocasião mas não convenceu. Jogando na conhecidíssima e turística Foz do Iguaçu, nosso Coritiba tomou 2 pancadas na cabeça e o 2 X 0 ainda ficou barato. E no último domingo, um triste e melancólico empate em 0 X 0 com o Prudentópolis, aliás o único pontinho que o representante da cidade das cachoeiras possui na competição. E o Coritiba só não perdeu essa partida porque o travessão ajudou e o Adnil, em suas rápidas investidas pelo setor direito, na hora de concluir, não teve sucesso.
Como vemos o panorama não é nada bom. Justamente por isso que eu era, fui e sou contra poupar jogadores no momento que o Coritiba está vivendo. O time ainda está em formação, o entrosamento não é dos melhores e a equipe carece do chamado padrão de jogo. A partida frente ao Prudentópolis serviria como um treinamento forte(como preparação) para a Copa do Brasil e quem sabe, se o Coxa não tivesse mexido na equipe(exceção de Leandro Almeida suspenso), além de treinar forte(jogar), não teria feito apenas mais 1 pontinho na tábua de classificação, mas sim, mais 3, estaria na segunda colocação, colado no líder J. Malucelli.
Paciência, agora já foi.
O clube de Nova Lima, que aliás é 1 ano mais velho que o nosso CORITIBA FOOT BALL CLUB, vai vir com tudo pra cima do Verdão. Não tenham dúvidas disso. A chance deles é ganhar esse jogo e vencer bem. Eles querem enfiar 2, 3 ou até 4 gols no Coritiba. Esse é o comentário na cidade do interior mineiro.
Já o Coritiba não necessariamente e obrigatoriamente tem que eliminar o jogo de volta. Até um empate ou uma derrota por 2 X 1, lá, ainda é bom negócio, pois no jogo de volta, no Couto Pereira, o Coxa pode reverter um quadro que venha a se iniciar negativamente, nestas condições. O que não pode, de jeito nenhum, é tomar um 3 ou 4 X 0 lá. Aí a coisa vai ficar complicadíssima e o caminho para a eliminação na competição estará aberto já no primeiro Baile.
Alguns podem observar: "não pode pensar assim", tem que pensar em vencer o jogo lá e se possível enfiar uma goleada. O pensamento até poderia ser esse sim, porém com a forma que o Coritiba vem se apresentando não dá para se ter tanta euforia, ou otimismo exagerado. Com exceção do início do clássico, até o momento em que fez o 2 X 0 naquela ocasião, qual foi o outro jogo que o Coritiba empolgou? Depois dos 2 X 0 em cima do nosso rival, inclusive andamos, principalmente no segundo tempo, tomando alguns sustos.
Então pessoal, é "pé no chão". Sonhar quando se está dormindo é uma coisa, mas no caso do nosso Coritiba atual, infelizmente não podemos entrar no país das maravilhas e ficar sonhando. A prática é outra e está sendo outra.
Dizem que o time deles tem um excelente meio de campo, um dos atacantes é muito rápido e o lateral de nome Rafael está desequilibrando nas partidas.
Na questão lateral, ou melhor Ala, parece que estamos empatados com o time de Nova Lima. O nosso Ala Carlinhos vem sendo o melhor jogador do Coritiba em todas as partidas que atua. Carlinhos é o nosso jogador mais criativo e quando pinta oportunidade também conclui para o gol. Wellinton que fique ali meio zagueiro pelo lado esquerdo, meio lateral, que precisamos aproveitar o excelente momento de Carlinhos no ataque. Das descidas de Carlinhos, muitas redundam em ataques perigosos ou até em gol. O primeiro gol no clássico surgiu exatamente assim.
Boa Sorte Coritiba! Com os pés bem fincados no chão(só que isso não quer dizer para jogar na retranca, só se defendendo não), com o olho aberto, é possível conseguir um bom resultado em Minas Gerais. Obviamente que se der para eliminar o jogo de volta muito melhor, mas se não der, um 0 X 0(agora o 0 X 0 é bom, bem diferente do 0 X 0 de Prudentópolis), ou um 1 X 1, cai bem para o momento.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)