Dizer que o Coritiba precisa vencer o Botafogo a qualquer custo, falar que somente os 3 pontos servem, é chover no molhado.
Transcrever que o único resultado que pode trazer algum alento ao Coritiba e principalmente à maravilhosa torcida do alvi-verde paranaense, é a vitória, é chover no molhado.
Só que os 3 pontos não caem do céu, a vitória não sorri via "varinha mágica", e algo diferenciado, em um momento desses, precisa ser feito, mesmo porque se formos compararmos as campanhas do Coritiba e do Botafogo no Campeonato Brasileiro de Futebol em 2013, sabemos quem sai na frente.
No futebol nada é impossível e todos já vimos equipes bem inferiores, muito inferiores tecnicamente, vencer um time tido como "bicho papão".
O Botafogo não é bicho papão, mas vem fazendo uma campanha, digamos boa, no atual brasileirão. E seguindo esse raciocínio, podemos dizer que à poucas rodadas atrás, o Coritiba venceu o Campeão do certame que ainda transcorre e o Grêmio(então vice-líder). Se nem Cruzeiro, campeão com todos os méritos e nem Grêmio(bem classificado no certame), seguraram o Coritiba no Couto Pereira, podemos dizer que a atual tarefa do Coritiba não é impossível.
Seguindo ainda o raciocínio, mas por outras vias, temos que relembrar também que à poucas rodadas atrás, o Coritiba perdeu, em pleno Couto Pereira, para o Corinthians, que nesse campeonato está bem abaixo de Cruzeiro e Grêmio, e para o Criciúma, que está lá embaixo na tabela(1 pontinho à frente do Coxa), mas que vem reagindo, ganhando pontos importantes e se recuperando. Cinco ou seis rodadas atrás, muitos cravavam com plena certeza que o Criciúma seria um dos rebaixados. Agora, já não se pode afirmar isso com tanta exatidão.
São duas linhas de raciocínio, porém com desfechos bem diferentes. A primeira, em que o Coritiba, dentro do Couto Pereira derrotou o campeão do brasileirão 2013 e o Grêmio, postulante à vaga na Libertadores, de goleada, e a segunda, em que o Coritiba, mesmo jogando em Curitiba, no Estádio Major Antonio Couto Pereira, não foi páreo para Corinthians(que não vem tão bem assim no atual momento) e Criciúma(que briga para não cair).
Assim, dentro dessa análise com dois prismas diferentes, em dois ângulos opostos, com dois panoramas distintos, a que conclusão podemos chegar?
Podemos dizer que é perfeitamente possível o Coritiba vencer o Botafogo dentro do Couto Pereira, porém não é impossível também, que o Coritiba venha a ser derrotado em pleno Couto Pereira pelo time carioca, mais uma vez.
Tudo vai depender de como o Coritiba irá para o jogo. Se jogar como jogou contra o Cruzeiro e frente ao Grêmio, tem plenas condições de chegar à vitória diante do time do Rio de Janeiro. Agora, se o Coxa jogar contra o Botafogo do modo como jogou contra Corinthians e frente ao Criciúma, com certeza perde o jogo.
O clima de vestiário, do ambiente, do Couto Pereira, é um ponto que pode contribuir para a vitória coxa-branca.
A torcida do Coritiba vem se portando muito bem, de maneira extraordinária e mais uma vez, mais do que nunca, agora, isso será de suma importância. A torcida pode inflamar o ambiente e isso auxiliar o time em campo.
Com certeza a imensa maioria da torcida coxa-branca não está contente com a forma que o time tem se apresentado em muitas das partidas do brasileirão 2013, tanto dentro de casa e principalmente fora de casa, mas agora é momento de esquecer isso, pelo menos por ora, e gritar em prol do Coritiba.
Muitos de nós não estamos satisfeitos com as apresentações de muitos jogadores que fazem parte do atual elenco coxa-branca, mas até isso precisa ser esquecido antes e durante a batalha frente ao Botafogo. Nada de vaias, pelo menos até o apito final do árbitro. E até acho que nem precisaria lembrar a torcida disso e mais uma vez, como já disse no início do texto, seria "chover no molhado".
A torcida vai apoiar como sempre e o time precisa, mais do que nunca, jogar futebol e conquistar a vitória. Será que escrevendo isso estou mais uma vez "chovendo no molhado"?
Avante Coritiba.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)