Coxa X Mengo é um jogo de extrema importância tanto para o Coritiba quanto para o Flamengo.
Dando uma olhada na classificação se vê com nítida clareza o quanto essa partida é importante para as duas equipes.
Lógico que nós vamos olhar pela ótica alvi-verde, enquanto eles irão olhar na visão rubro-negra.
O Coritiba está em 14º lugar na classificação com 31 pontos, e o Flamengo encontra-se em 15º com 30 pontos.
O vencedor livrará alguns pontos de vantagem sobre o oponente. Se o vencedor for o Coxa, ficará a 4 pontos do Flamengo e caso o Mengo seja o vitorioso ultrapassará o alvi-verde paranaense na classificação, livrando 2 pontos de vantagem sobre o Coritiba.
As 2 equipes estão quase que lado a lado na classificação, porém os números foram construídos de forma bem diferente. O Coritiba nas 12 primeiras rodadas figurou no pelotão de frente, não deixando em nenhum momento, naquela ocasião, o chamado "G4", tendo inclusive liderado o brasileirão, naquela boa fase. Depois, as rodadas foram se sucedendo, contusões e "muitas", diga-se de passagem, foram ocorrendo e várias derrotas e empates passaram a fazer parte da campanha coxa-branca. A equipe caiu assustadoramente de produção e não conseguiu mais imprimir o ritmo, o futebol que vinha apresentando e desceu ladeira abaixo na tábua de classificação.
O Flamengo já frequentou o chamado "Z4" por algumas rodadas, onde nenhum time quer permanecer, deu uma leve acertada na equipe, nada que mostre uma solidificação tão grande, mas mesmo assim, conseguiu livrar alguns pontos em relação a temida área que faz com que as equipes de menor rendimento rumem para a segunda divisão nacional, a Série B.
Quer dizer, o Coritiba decresceu vertiginosamente e do pódium conquistado em algumas rodadas, caiu para a incômoda 14ª posição, enquanto o Flamengo melhorou um pouco e por enquanto está fora da ZR.
Quem será o vencedor do confronto Coritiba X Flamengo? Se fosse esse jogo lá pela 8ª ou 9ª rodada do primeiro turno do brasileirão, diríamos sem dúvida nenhuma, sem medo de errar, que o favorito seria o Coritiba. Ocorre que no momento esse é um jogo sem favorito, mesmo a partida acontecendo no Couto Pereira, onde em um passado próximo, o Coritiba dificilmente perdia um jogo e lá de vez em quando, bem de vez em quando, empatava. Claro que torceremos pela vitória, é óbvio que o coração baterá forte tentando impulsionar o Coxa na conquista de 3 pontos mais na classificação.
Será o primeiro jogo de Péricles Chamusca no comando alvi-verde. Mas cá entre nós, o que ele podia ou pode fazer para preparar a equipe para o jogo? Ele está tentando mudar os ares, o ambiente, o clima, na base do papo. Puxa um atleta e conversa tete a tete com ele e busca motivá-lo. Conversa com o grupo coletivamente tentando dar ânimo novo aos atletas. Mas em função da premência de tempo, entre o espaço de sua chegada e o jogo propriamente dito, treinamento mesmo, bem pouco. Cobrar o quê do Péricles Chamusca no jogo do Coritiba frente ao Flamengo? Não dá para cobrar absolutamente nada.
Vamos torcer para que Chamusca consiga na base, muito mais da psicologia, do que qualquer outra coisa, elevar o moral de cada atleta, do grupo, do elenco e principalmente do time, para encaminhar o Coritiba para uma vitória no Brasileirão na 25ª rodada.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)