E o Figueirense segurou o Flamengo. O placar final do jogo entre Flamengo e Figueirense apontou o 1 X 1. Com isso o Coritiba já não é mais o vice-lanterna. A lanterna chegou e conforme os resultados da nona rodada, o Coritiba passará dias e dias, noites e noites seguidas na última(vigésima) posição do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014, durante a realização do maior evento futebolístico do planeta: a decantada em prosa, verso e artimanhas mil deste imenso Brasil denominado Copa do Mundo.
Após 64 anos a Copa do Mundo será novamente realizada em nosso chão, em nosso território, e enquanto isso, dependendo do que acontecer na rodada do Brasileirão que antecede a esse fato que marca e grandemente não só o futebol, mas que pode modificar, transformar muitos hábitos do povo brasileiro inclusive, dentre outras coisas, poderemos ter nosso querido alvi-verde como lanterna do Brasileiro. Isso é uma afronta a quem ama o Coritiba, é algo que machuca e que nos entristece profundamente. Quando da realização da primeira Copa do Mundo no Brasil eu nem nascido era, assim como muitos que estão lendo esse texto, e para tristeza de todos nós coxa-brancas, temos grandes chances de viver a Segunda Copa do Mundo em nosso solo, com o Coritiba na lanterna do Brasileirão.
O Coritiba, com a conclusão da oitava rodada do Brasileiro em curso, deixou a posição 19 e se acomodou na posição 20, em função de não ter conseguido, após 8 jogos, 8 partidas, 8 rodadas, uma única vitória sequer. O time de Florianópolis que pertence à Região Sul do Brasil e igualmente ao nosso amado CORITIBA FOOT BALL CLUB, que também pertence à Região Sul da nossa Nação, possui uma pequena(ou seria grande?) diferença: já venceu no Brasileirão.
O Coritiba empatou na estréia do Brasileirão contra um time catarinense, e agora perdeu no jogo 8 do Campeonato Brasileiro em curso, para outro time catarinense e a lanterna que tinha como dono, antes da realização da oitava rodada(para completar o sofrimento), um outro time do vizinho estado de Santa Catarina, passou a ser do Coritiba.
Eta tristeza danada. Eta tristeza que me corta o coração e que com certeza dilacera o seu.
Terá o Coritiba condições de vencer o Goiás que vem desempenhando brilhante papel no maior e melhor Campeonato do Brasil?
Baseando-se no retrospecto do Campeonato Brasileiro atual, as perspectivas são as piores possíveis e a possibilidade do Coritiba encerrar a fase que antecede à Copa do Mundo na última posição é grande, aliás muito grande, enorme.
O time atual do Coritiba é fraco, o elenco é fraquíssimo e perdeu com louvor, principalmente para Sport e Criciúma, equipes consideradas de médias para baixo no ranking nacional. E para completar, o Coxa perdeu para o maior rival dentro de nosso Estado, em jogo válido pela sétima rodada.
Quem está contente com isso? Quem está feliz?
Enquanto isso, o Presidente do Coritiba está longe, distante, tentando, se é que está tentando, "administrar" o Coritiba via telefone, via e-mail ou sei lá através de que artimanha.
Mesmo aquele que ocupa o posto maior na hierarquia de cargos do Coritiba estando longe, os que por aqui restaram, e que integram a diretoria administrativa e diretoria de futebol, precisam fazer alguma coisa já visando o reinício do Campeonato Brasileiro Pós-Copa do Mundo. Ou se faz algo agora ou pode esquecer, será Série B na certa.
8 Jogos, 4 empates, 4 derrotas, campanha decepcionante, algo feio e que está sendo motivo de gozação à nível estadual e nacional.
Que coisa!
O Coritiba está com a lanterna na mão, nos pés e em nosso peito(em nosso coração e em nossa alma)!
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)