O Coritiba não jogou mal contra o Cruzeiro. O Coritiba também não jogou mal contra Santos e São Paulo. Mas não venceu. Perdeu para o Cruzeiro e empatou em casa contra Santos e fora de casa frente ao São Paulo. Na estréia o Coritiba não fez uma exibição de gala, mas não teve atuação abaixo da crítica, mas também não conseguiu vencer a Chapecoense. Contra o Sport dentro de casa o Coritiba não só não venceu, o que obrigatoriamente deveria ter ocorrido, mas acabou perdendo o jogo. Foram 5 jogos, 3 empates, 2 fora de casa e 1 dentro de casa e mais duas derrotas, "uma em casa" e outra fora de casa.
De todos esses jogos, o único resultado que pode ser considerado como péssimo, foi a derrota para o Sport em pleno Couto Pereira. O empate, mesmo sendo contra a Chapecoense foi fora de casa e tratava-se de um jogo de estréia. O Santos é uma equipe que vai ganhar alguns jogos fora de casa, portanto o empate contra o Peixe não pode ser considerado uma alta decepção. O empate contra o São Paulo, fora de casa, pode ser considerado até um bom resultado. E a derrota contra o Cruzeiro, convenhamos, por um placar de 3 X 2 não foi surpresa para ninguém. O retrospecto nos mostra isso. O Coritiba só conseguiu vencer o Cruzeiro em 1985, pelo mesmo placar, 3 X 2, quando sagrou-se Campeão Brasileiro de Futebol, e depois em 2004. Não é questão de aceitar a derrota. Ninguém gosta de perder nem em jogo de botão. Mas que a derrota para o Cruzeiro em solo mineiro não é um resultado anormal, disso não temos dúvidas.
Porém, certa normalidade nos resultados até aqui, exceto a derrota para o Sport, não quer dizer que tudo está bem, que está a mil maravilhas. A coisa está ficando, se já não ficou, "russa". De 15 pontos já disputados, o Coritiba somou apenas 3 pontos positivos. Dos 15 pontos disputados, o Coritiba já acumulou 12 pontos negativos. Detalhe: 12 pontos negativos equivalem à 4 derrotas. É como se o Coritiba tivesse feito 5 jogos como fez e tivesse perdido 4 partidas. A classificação é delineada através dos números. Ela é fria e denota a real situação de uma equipe em um Campeonato, simplesmente pela somatória de pontos positivos dos times. Não interessa se o time não jogou mal esta ou aquela partida, se a equipe jogou ou não as 38 partidas de modo razoável, o que fica e o que vale é a pontuação e a continuar assim, lá no final, com esses números, o Coritiba será fatalmente 1 dos "4" rebaixados.
Por enquanto, nessa manhã de domingo, o Coritiba é o 18º colocado na classificação do Campeonato Brasileiro. Vamos torcer para que Figueirense e Chapecoense não resolvam aprontar surpresas na rodada. Se isso acontecer, o Coritiba acabará a rodada como último colocado, lanterna do Brasileirão 2014.
Assim, diante desse panorama, não adianta a equipe do Coritiba não jogar mal. É imperioso que o Coritiba marque pontos na tabela. Em 1985, por exemplo, o Coritiba não jogou bem todas as partidas daquele Brasileirão, mas acabou como Campeão Brasileiro de Futebol. Ou o Coritiba começa a marcar pontos na tábua de classificação ou o caminho contra a luta do rebaixamento trará, em breve, com o passar de mais duas ou três rodadas, o chamado desespero. E aí bombardeado pelo desespero, o Coritiba não conseguirá manter nem a questão, ah...o Coritiba não venceu mas não jogou mal. Já passou da hora de pontuar. E pontuar com vitórias. Empates com derrotas é um péssimo negócio e isso está denotado na classificação atual do Coritiba no Campeonato Brasileiro de Futebol 2014.
E o adversário do Coritiba na próxima rodada é "osso duro". O Coritiba enfrentará o Internacional. O jogo é em casa mas é contra o Internacional, não é contra o Sport. Ué, mas qual foi o resultado mesmo contra o Sport? Será que o Coritiba defrontar-se-á com mais um empate no Brasileirão ou será que pintará mais uma derrota? Não podemos ser pessimistas, mas a campanha do Coritiba não nos traz confiança total quanto à uma vitória. A verdade é essa. A necessidade de uma vitória coxa-branca frente ao Internacional está escancarada. Mas se o Coritiba não conseguiu ganhar nem do Sport dentro de casa(com todo respeito aos Pernambucanos), terá o Coritiba, condições de vencer o time dos Pampas?
Só nos resta torcer para que o Coritiba chegue à sua primeira vitória no Brasileirão 2014.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)