Coritiba passeou.
Foi o que alguns torcedores saíram falando após o término de Coritiba 4 X 0 Cruzeiro.
Ninguém imaginava antes da partida que o Coxa poderia terminar o jogo com vantagem tão elástica. Imaginava-se um jogo truncado, disputado e que quem vencesse, venceria por 1 ou no máximo 2 gols de diferença.
O Coritiba impôs o ritmo desde os primeiros minutos e mereceu a vitória. Dá pra dizer que venceu e convenceu.
Aqueles torcedores que achavam que o Coritiba só tinha um caminho, a segunda divisão nacional, a essa altura, já devem ter refeito seu pensamento e devem estar olhando com outros olhos o desempenho do Coritiba no brasileirão 2012.
Um empate contra o Vasco jogando bem e uma vitória contra o Cruzeiro jogando mais do que bem, devolvem a confiança e a auto-estima ao elenco.
Falando em elenco, alguns disseram que o Coritiba venceu assim tão fácil ao Cruzeiro, porque a raposa jogou desfalcada.
Mas e o Coritiba. Não jogou desfalcado também...Willian, Émerson, Demerson, Pereira, Éverton Costa e Leonardo não entraram em campo na décima oitava rodada do brasileirão. Então essa de dizer que o Cruzeiro jogou desfalcado e blá blá blá não cola. O Palmeiras também jogou desfalcado frente ao Atlético(GO) e perdeu. O Porco, como é conhecido, jogou sem 9 jogadores: oito no DM e Henrique suspenso.
Daqui pra frente será assim. Todos os times terão problemas com lesões de seus atletas ou suspensões de alguns. Quem não tiver elenco vai capengar. Essa será uma dos tônicas presentes. O Campeonato é longo, disputado e exige muito dos atletas nos 90 minutos, fazendo com que alguns sofram lesões vez por outra.
O jogo contra o Cruzeiro não era fácil. Ele se tornou fácil. E para isso acontecer duas bolas paradas foram peça chave no desenrolar da partida. Duas faltas cobradas magistralmente por Ayrton trouxeram tranquilidade ao time alvi-verde. Na primeira, Ayrton colocou a bola na área e Lucas Mendes como um míssel colocou a nega na rede do time alvi-celeste. E na segunda, uma batida precisa na bola, que apenas alguns jogadores sabem como fazer, deu a Ayrton a oportunidade de sair comemorando como criança o segundo gol dessa vitória maiúscula do nosso Grande Coritiba.
E no segundo tempo após os outros 2 gols, até um olé que já à algum tempo não se via e não se escutava pelas bandas do Alto da Glória, voltou a aparecer.
A vitória foi maiúscula e devolveu o moral ao Coxa no Campeonato Brasileiro, mas agora diferente do momento anterior que obrigava que todos levantassem a cabeça e enfrentassem a situação de peito aberto, sem deixar se abater, é preciso ter humildade e não achar que tudo vai acontecer como ocorreu nessa vitória frente ao Cruzeiro. Jogos difíceis continuarão no programa e já na próxima rodada acontecerá um deles. O Figueirense voltou a perder e precisa a qualquer custo dos três pontos na última rodada do primeiro turno.
Isso pode ser explorado pelo Coritiba e armar um contra-ataque mortal e quem sabe não possa, o alvi-verde retornar à Curitiba com mais um balaio de gols feitos. Só que isso terá que se materializar com muita aplicação, atenção e dedicação dos atletas em Santa Catarina.
O Coritiba passeou, se impôs e deu um baile na raposa. Valeu Coxa.
Mas, o Brasileiro continua. Curtir o momento é bom, faz bem, para quem passou algumas semanas preocupado. Aqueles que haviam jogado a toalha tratem de pegá-la novamente e vamos todos, juntos, com força e alegria torcer para o nosso querido verdão do alto de tantas glórias.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)