Quem imaginava que o Coritiba estaria, após 7 rodadas realizadas pelo Campeonato Brasileiro de 2013, como líder absoluto e sendo o único invicto?
Poucos pensavam que o Coxa teria forças para estar entre os 4 ou 5 primeiros colocados nas 3 ou 4 rodadas iniciais. Imagine então estar na liderança, sozinho, absoluto e como único time que ainda não perdeu, com 7 rodadas já realizadas. Pois bem, o Coritiba estreou magnificamente bem vencendo o Atlético Mineiro, atual finalista da Libertadores da América e venceu também o Fluminense, atual campeão brasileiro e fora de casa se saiu bem em termos de resultados, empatando com Bahia, Goiás e Flamengo(após estar perdendo por 2 X 0). Houve quem criticasse veementemente os empates contra Bahia e Goiás, mas o Bahia, por exemplo, está aí a vencer adversários considerados fortes, mesmo jogando fora de casa. E o Atletiba, todos sabem, é um jogo diferente, onde, muitas vezes, estratégias traçadas, jogadas ensaiadas, esquemas, etc...quando a bola rola, ficam apenas como algum alicerce e o clima da partida invade as quatro linhas de modo diferenciado e os acontecimentos, dentro do gramado, passam a se suceder, um após outro, como se nem mesmo o maior "expert" na análise do futebol, pudesse explicar como aquilo ocorre ou ocorreu. Atletiba sempre foi assim, é e continuará sendo. E para felicidade da nação coxa-branca, na grande maioria dos embates, o Coritiba tem levado vantagem.
É óbvio que estamos apenas no início do Campeonato Brasileiro e nem mesmo o primeiro terço dele foi concluído, mas estar com 15 pontos na tabela, de 21 possíveis, é uma excelente média. Não perder em um campeonato brasileiro, em sete jogos seguidos, não é uma proeza para qualquer time, pois o mesmo é considerado um dos campeonatos mais difíceis do planeta. O Coritiba deixou pelo caminho apenas 6 míseros pontinhos(dizemos míseros pelas características do Brasileirão), e além de ser o único invicto, possui a segunda melhor defesa até aqui. Os números do Coritiba estão impressionando o Brasil, surpreendendo a todos, e até alguns torcedores coxas estão estupefatos com a performance do Verdão do Alto de tantas glórias no brasileirão 2013.
Ainda é muito cedo para afirmar categoricamente que o Coritiba será Bi-Campeão Brasileiro, tantos anos após a conquista do primeiro título nacional via Brasileirão, mas que o Coxa está no caminho certo, isso ninguém pode negar.
O time Coxa não é aquele time que empolga, salvo em alguns lances proporcionados pelo nosso Menino de Ouro, como fez no nascedouro da jogada do gol de Geraldo no Atletiba, em que se livrou magnificamente do marcador adversário em um diminuto espaço de campo, servindo Robinho que deu um biquinho na bola(não sei se para o gol ou realizando efetivamente um passe para Geraldo concluir), mas que o Coritiba é hoje uma equipe aplicada em campo e que não permite que o adversário passeie em campo, isso é. Em determinados momentos toma conta do jogo e ao meu ver, merece estar no posto mais alto da tabela, "até o momento".
Iberbia que ainda não estreou, chegou, Diogo Goiano se saiu bem no Atletiba, Émerson está voltando aos poucos, Keirrison já está integrando o banco de reservas, Chico firmou-se definitivamente na zaga com o seu modo forte e dedicado de jogar, de Alex não precisamos falar, Geraldo, além de fazer gols importantes, confunde os adversários com seus dribles e deslocamentos constantes e por aí vai.
Muita coisa ainda acontecerá no Brasileirão 2013, a gente sabe disso, todos sabem disso, mas se o Coritiba continuar assim, da forma que vem conquistando pontos em cima de pontos, o horizonte é ótimo.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)