Sul-Americana.
Coxa X Grêmio.
Na primeira partida o Coritiba saiu derrotado, mas pode tranquilamente reverter o placar no jogo da volta.
Logo agora que a equipe, o time, o elenco, o CORITIBA, estava engrenando no Campeonato Brasileiro, o Coxa é obrigado a focar em um outro campeonato.
Tomara que o foco na Sul-Americana não tire o foco do Coritiba no Campeonato Brasileiro. O Coxa precisa marcar mais pontos nesse final de primeiro turno do brasileirão. Isso porque é mais do que necessário acumular gordura para poder queimar na série seguida de seis partidas que terá na parte final do campeonato(Grêmio, Fluminense, Atlético Mineiro, Corinthians, Vasco e Cruzeiro), antes da última rodada que será contra o Figueirense aqui em Curitiba. Seis jogos significam 18 pontos. É muito ponto. Assim, tem que chegar para essa série impiedosa que já vivemos nesse primeiro turno e que se repetirá no segundo turno, com larga vantagem de pontos sobre os quatro últimos colocados. Alguns vão dizer: não seja pessimista. Mas, a esses digo que sei exatamente o que estou falando.
Vencemos bem, muito bem o Cruzeiro, com direito a olé e tudo e o baile foi bonito. Empatamos com o Vasco antes disso e que foi um bom resultado conseguido no Rio de Janeiro. Mas, como sei que o Campeonato Brasileiro terá ainda 20 jogos e todos dificílimos, estou preocupado. Vejam...quando o Coritiba estava bem próximo da ZR e por um fio não visitou a Zona do Suplício, eu dizia, calma, paciência, temos que dar força para o elenco encontrar novo ânimo, reconquistar a confiança, recuperar a auto-estima. Agora digo ao contrário. Já saímos da UTI, mas ainda necessitamos de cuidados médicos. Não dá para pensar que a grande vitória de 4 X 0 sobre o Cruzeiro já dá condições totais de relaxarmos ou do elenco do Coritiba relaxar. Um Campeonato Brasileiro é cheio de características diferenciadas, é repleto de peculiaridades bem diferentes da Copa do Brasil, da Copa Sul-Americana ou de um Campeonato Paranaense. Dirão alguns...ah isso todos nós sabemos. É preciso pontuar muito antes de chegar na série impiedosa de 6 jogos seguidos com os Gigantes(chamemos assim esses times que merecem respeito). Não que os outros não mereçam respeito. Merecem respeito os 19 participantes do Campeonato Brasileiro. Todos eles merecem respeito e o Coritiba é respeitado por todos também. O que quero dizer é que marcar pontos contra equipes que estarão disputando o título nacional ou vaga para a Libertadores não será nada fácil. Atlético(GO), Figueirense, Sport, Bahia, Portuguesa, Ponte Preta e Náutico, por exemplo merecem respeito, mas teoricamente essas equipes não brigarão pelo título ou por vaga na Libertadores e cá prá nós, os elencos dessas equipes não são tão fortes, digamos como o elenco do Atlético Mineiro, do Corinthians ou do Fluminense. É + ou - isso.
Mas por que estou escrevendo isso...
Por que estou a pensar, a refletir o que a Comissão Técnica deve estar imaginando. O Coritiba deve dar prioridade para esse jogo contra o Grêmio pela Sulamericana e escalar um onze forte e ter no banco atletas que possam resolver a partida ao entrarem no gramado ou deve colocar em campo uma equipe mesclada e um banco também mesclado. É um verdadeiro dilema.
E se alguns dos atletas hoje, considerados importantes no esquema para o brasileiro, entram no jogo e se contundem e ficam de fora do jogo contra o Figueirense, podendo ficar de fora também da primeira rodada do segundo turno...e aí...é...é um dilema. Mas, e se for com um time mesclado e perder novamente para o Grêmio e dar adeus à Sulamericana...é negócio...
Caso a se pensar, se refletir muito e depois agir.
E o Leonardo...
É gente. Leonardo está de malas prontas para Belo Horizonte. O líder do campeonato brasileiro está se reforçando. Vejam que falei o Líder Absoluto do Campeonato Brasileiro até aqui, com um jogo a menos e tudo. O Galo fez a melhor campanha de todos os primeiros turnos da era dos campeonatos brasileiros de pontos corridos e isso com um jogo a menos. E está levando nosso Leonardo. Se Leonardo fosse qualquer atleta, qualquer jogador não seria um reforço considerável para o líder do brasileirão 2012. Pois é...Leonardo é um jogador acima da média. Sabe como ninguém deslocar o goleiro com um leve toque(isso é difícil encontrar nos atletas atuais...tem um ou outro por aí, mas poucos) ou deixar o companheiro na cara do gol, como fez por exemplo contra o Corinthians quando deixou Éverton Ribeiro em condições totais de empurrar a bola para as redes. E outra. Tirando Alex Santos, Leonardo era o único Atacante de área do Coxa. Os outros são todos segundo atacantes. Éverton Costa, Anderson Aquino, Roberto. Pelo lado técnico sinto muito. Mas, como o futebol hoje é dinâmico no campo "empresarial", na área de marketing, etc...talvez tenha sido um alto negócio para o Coritiba em cifras e tudo mais. Vai com Deus Leonardo. Você é um jogador acima da média atualmente.
E o Raúl Ruidíaz
Chamam ele de La Pulga. Um peruano, dizem, bom de bola. Não o conheço nas quatro linhas. Conheço-o de nome. Ele tem um certo nome sim. E segundo informações é um meia avançado ou no máximo, mais um segundo atacante. Tomara que se encaixe no esquema atual do verdão e não nos faça lembrar de Leonardo.
É isso.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)