O Coritiba, após 12 rodadas do Campeonato Brasileiro de 2013 já cumpridas é um elenco que possui equilíbrio. Vários atletas já atuaram nas partidas e a mudança quase que constante da equipe que entrou jogando não mudou tanto o panorama.
Foram 6 vitórias, 5 empates e apenas 1 derrota.
Aconteceram 5 vitórias dentro de casa e 1 fora de casa. Aliás, fora de casa o Coxa perdeu apenas uma única partida. Foram 4 empates fora de casa e apenas 1 empate dentro de casa.
Isso mostra que o elenco coxa-branca hoje tem um certo equilíbrio. A regularidade em um Campeonato de Pontos Corridos é fundamental para quem almeja algo maior em termos de classificação.
O Coritiba briga pelo título. Se será ou não campeão é outra coisa, mas que até o momento o Coxa é um dos candidatos ao título, isso ninguém pode negar. Está em terceiro na tábua de classificação, porém com apenas 1 ponto o separando de líder e vice-líder.
Ao meu ver os times que irão brigar ferrenhamente pelo título do Campeonato Brasileiro de 2013 são Botafogo, Cruzeiro, Coritiba, Internacional e Corinthians. Inicialmente eu havia colocado nesse bolo o Grêmio, mas parece que o tricolor gaúcho quando muito vai lutar por uma vaga na Libertadores da América e olha lá.
São 5 elencos brigando palmo a palmo pelo título e prevejo que essa luta vai perdurar até as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2013.
Até aqui, quase cumprido o primeiro terço do brasileirão, nenhum time disparou na classificação. Alguns times surpreenderam até o momento negativamente, casos específicos de Fluminense, Atlético Mineiro e São Paulo. Das equipes que listei como postulantes ao título, talvez a única surpresa positiva seja o Coritiba. E essa surpresa positiva tomou corpo com o passar das rodadas. Não foram cumpridas apenas 3, 4 ou 5 rodadas. Já ocorreram 12 rodadas. É um número considerável de jogos e que podem começar a dar um panorama de como será a sequência do campeonato em curso.
Alguns ainda teimam em afirmar que "ainda é cedo" para cravar prognósticos mais contundentes. Eu entendo que as coisas estão delineadas. É lógico que pode acontecer de um ou outro time não conseguir manter o padrão até o fim. Espero que esse time não seja o Coritiba. E não me parece que essa equipe será o Coritiba. Em alguns jogos sem a participação de jogadores que seriam teoricamente titulares, o Coritiba foi bem. Alex, por exemplo, o maior craque do elenco atual, o gênio da bola, o menino de ouro do alvi-verde paranaense não participou dos dois últimos compromissos. Em Belo Horizonte, na minha opinião, o Coritiba foi prejudicado pela não marcação de um pênalti no final da partida. Tivesse o árbitro assinalado o pênalti, que aliás foi claríssimo em cima de Arthur a essa altura o Coritiba seria vice-líder com a mesma pontuação do líder e o Cruzeiro, esse sim, seria o terceiro colocado com 2 pontos de desproporção aos 2 primeiros. Nos pampas o Coritiba venceu o Grêmio sem deixar qualquer tipo de dúvida de quem mereceu ganhar a partida. Ganhou do Grêmio desperdiçando oportunidades claras de gol e novamente, o Coxa foi prejudicado com a não marcação de um pênalti em Robinho, e isso é algo que tem peso significativo na balança.
Como vemos, o Coritiba está, rodada a rodada, mesmo com a não participação em alguns jogos, do seu ídolo maior, o gênio Alex, de Deivid e de outros atletas mais, se impondo no Campeonato. Fazia tempo, muito tempo mesmo, que eu não vislumbrava a possibilidade do Coritiba brigar por um novo título nacional via Campeonato Brasileiro da Série A. Passaram-se 28 anos da primeira conquista e nesse tempo todo eu jamais vislumbrei a hipótese do Coritiba brigar por um novo título nacional via Campeonato Brasileiro. Hoje, após 28 anos, e espero não estar enganado, vislumbro a possibilidade do Coritiba chegar ao Bi-Campeonato Brasileiro de Futebol(1985-2013).
O próximo adversário é o Vasco. O time cruz-maltino não vem fazendo uma campanha a altura das suas forças, mas isso não quer dizer que o jogo contra a equipe de São Januário será fácil. É preciso ter em mente que o elenco preto e branco do Rio de Janeiro, lutará em Curitiba, frente ao Coritiba, por um bom resultado.
São 2 jogos seguidos que o Coritiba realizará em casa. Não vou nem entrar no mérito a respeito da partida que o Coritiba realizará após o embate contra o Vasco. É necessário se pensar jogo a jogo. Não dá para imaginar se ganhar um jogo que acontecerá após a realização de Coritiba X Vasco, sem antes fazer o dever de casa em cima do time de Roberto Dinamite. É a oportunidade que o Coxa possui de se solidificar de uma vez por todas, quanto ao fato de mostrar a si próprio que é e será realmente postulante ao título, vencendo a equipe carioca.
Eu acredito. Quem acredita que me siga e se faça presente no Couto Pereira no dia dos pais, impulsionando o alvi-verde para mais uma vitória que será de extrema importância no contexto atual.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)