Quando as primeiras notícias da semana começaram a pipocar e davam conta de que Deivid treinaria na terça e provavelmente estaria à disposição da Comissão Técnica para o jogo contra o Grêmio e que Alex possivelmente participaria dos trabalhos da quarta-feira e quem sabe viajaria para Porto Alegre, confesso que fiquei animadíssimo e começava a vislumbrar que poderia ocorrer a primeira vitória coxa-branca no brasileirão 2013, "fora de casa".
Deivid vai participar da partida e logicamente que contribuirá para que o Coritiba tenha uma boa performance nos pampas. Infelizmente Alex nem viajou.
Concordo plenamente que um time para brigar por posições de destaque em um Campeonato Brasileiro precisa ter elenco e não pode depender deste ou daquele jogador apenas. Uma equipe só chega no topo da tabela de um Brasileirão com um elenco forte.
Ocorre que o Menino de Ouro é diferenciado, o craque Alex está acima de qualquer comentário, o Gênio Alex faz falta sim, ao Coritiba, e faria falta a qualquer das 20 equipes que disputam a Série A em 2013.
Dono de um toque refinado, de uma habilidade sem igual, de uma inteligência acima, aliás muito acima da média dos demais atletas que disputam o atual Campeonato Brasileiro, e detentor de um espírito de liderança nato e que faz dele, a pujança maior do Coxa dentro do campo, o craque, gênio e magnânimo Alex já fez, faz e fará falta sim. Uma pena Alex não poder participar da batalha contra o Grêmio nos Pampas. Não foi a toa que o Coritiba ficou 10 rodadas invicto e na primeira não participação do Alex, perdeu a invencibilidade.
Como disse, entendo que um time, uma equipe, um clube, que quer bons horizontes no Campeonato Brasileiro, precisa obrigatoriamente ter elenco. Um atleta se contunde, outro é suspenso, outro ainda sofre algum dessaranjo estomacal, alguém do time titular, perde um ente da família e em função desses fatos, não podem participar desta ou daquela partida, e aí é necessário que no elenco, existam atletas à altura para substituir os impedidos de atuar. O Brasileiro é assim. É um campeonato longo e difícil, e quem quiser chegar mais longe, precisa ter peças de reposição com condições, em todas as posições.
Mas com relação à Alex faço uma pergunta: qual é o time que participa do Brasileirão que possui um atleta da linha de Alex? Talvez o Botafogo de Seedorf, o Grêmio de Zé Roberto e quem mais? E vejam que eu usei o termo "talvez". Zé Roberto possui o seu estilo, Seedorf o dele, mas Alex foi e "é" o Sr. Alex.
Independentemente da não participação de Alex, o confronto frente ao Grêmio acontecerá. O Campeonato Brasileiro não vai parar porque Alex não pode jogar. O Brasileirão vai avançando. Alex ficou fora contra o Cruzeiro e o Coritiba conheceu a sua primeira derrota no Campeonato. Alex ficará fora mais uma vez e sabemos, o Grêmio tanto fora de casa, como em seu reduto, sempre foi, é e será um adversário dificílimo. Vamos torcer para que o Coxa consiga imprimir um bom ritmo na partida e traga dos pampas um bom resultado.
Analisando os prós e os contras, a forma como deverá ocorrer o confronto com o Grêmio, o modo como normalmente os times gaúchos atuam, onde a forte marcação impera e os espaços no gramado ficam diminutos e cada palmo é disputado renhidamente, penso que o Coritiba precisa mandar a campo, um "11" competitivo, que possa brigar tanto por baixo e principalmente por cima, já que o número de bolas alçadas na área, imagino eu, serão em grande quantidade, vislumbro que o time para começar a partida que melhor se enquadraria nesse panorama seria o seguinte:
Vanderlei, Victor Ferraz, Leandro Almeida, Emerson, Chico e Diogo, Willian, Gil, Robinho, Lincoln e Deivid.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)