Hoje acontecerá o complemento da rodada de meio de semana. E nesse complemento dois jogos em que a torcida coxa ficará ligada acontecerão:
Santos X Bahia
Fluminense X Náutico
A parada para o Bahia não é fácil e nem simples, mas não dá para cravar vitória do Santos com 100% de certeza. Caso ocorra uma vitória do Bahia, o time baiano é mais um que ultrapassará o Coxa na classificação. Tomara o "Peixe" detone o Bahia.
Já no outro jogo em que o torcedor coxa cruzará os dedos para que uma surpresa inesperada aconteça, o Timbu precisa segurar ao menos um empate contra o Flu. Caso o time carioca vença a partida, o Coritiba ficará apenas a 2 pontos da ZR.
No jogo contra o Corinthians, o Coritiba não fustigou a meta do time da fiel e acabou sofrendo o revés, mais uma vez, desta feita, dentro de casa.
O árbitro da partida contribuiu para o insucesso do Coritiba não assinalando um pênalti claríssimo em que um dos atletas corintianos praticamente deu uma cortada na bola. Se ele acerta em cheio poderia ter mandado a bola com a mão para dentro de sua própria meta. Uma vergonha a não marcação da penalidade máxima.
Porém, não dá para ficar lamentando esse "erro" do árbitro, como se isso viesse a justificar mais uma derrota coxa-branca no brasileirão 2013. Afinal, o que o Coritiba fez frente ao Corinthians para que uma vitória alvi-verde pudesse estar sendo comemorada neste momento? É óbvio que o empate teria sido menos desastroso que a derrota, mas o Brasileirão continua e não existe tempo para lamentações ou justificativas.
Na próxima rodada, o Coritiba encara um adversário direto na briga contra o rebaixamento. Uma vitória alvi-verde deixará o time de Santa Catarina à 5 pontos de distância na tábua de classificação e aí faltarão apenas 9 pontos a serem disputados. Uma vitória coxa-branca frente ao "Tigre" pode significar a permanência na Série A. É lógico que não eliminará a possibilidade de rebaixamento, mas que será um passo muito forte para se desvencilhar da chance de ir para a escuridão, isso será.
E é preciso pensar que o Criciúma acaba de surpreender o rival paranaense e no primeiro tempo da partida o time catarinense envolveu completamente o adversário nesse meio de semana, indo para o intervalo com 2 X 0 no placar. No segundo tempo os ânimos do Tigre estavam mais serenos, mas mesmo assim, conquistou a vitória e mais 3 pontos importantíssimos que o tiraram da zona temida, pelo menos por enquanto. Não dá para dormir de toca com o Criciúma não. É necessário entrar ligadaço no jogo, senão...
Coritiba X Criciúma é o jogo da vida do Coritiba. Coritiba X Criciúma é um jogo de 6 pontos. Coritiba X Criciúma é decisivo. Mas quais dos jogos nessas últimas rodadas do Brasileirão não foi decisivo para o Coxa? Coritiba X Cruzeiro não foi decisivo? Coritiba X Grêmio não foi decisivo? Vasco X Coritiba não foi um jogo de 6 pontos. Coritiba X Corinthians não foi um jogo em que antes do mesmo acontecer, muitos computavam como o jogo da vida do Coritiba?
Pois é, rodada a rodada, jogos decisivos pintam para o Coritiba. E jogos decisivos pintam e pintaram também para Criciúma, Vasco, Fluminense, Bahia, Portuguesa, Ponte Preta, etc. "Quem puder mais chora menos". A hora da onça beber água já chegou. Ou será que dá para dizer "ainda", que muita água passará embaixo da ponte?
Não tem mais o que se alegar. Não dá para ficar lamentando pênalti não marcado a nosso favor.
Passou o momento do Coritiba pensar em jogar futebol. O momento só aceita uma coisa. O time que não pontuar e estiver nas posições inferiores na tábua de classificação vai para a Série B. Espera-se e torce-se que o Coritiba não acabe o Brasileirão em 17º ou 18º lugar.
O caminho é um só. O rumo é único. Contra o Criciúma a vitória é o único resultado que pode encaminhar alguma coisa quanto à permanência do Coritiba na Série A.
Nem se exige bom futebol, um grande jogo ou coisas desse tipo. O que se quer e o que se exige é que o Coritiba marque 3 pontos mais na tábua de classificação na partida fente ao Tigre.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)