Tudo mudou vertiginosamente no futebol brasileiro e no futebol mundial.
Em função dessas mudanças é que venho, dia após dia, dizendo que o Coritiba, atualmente, disputando um campeonato brasileiro com pontos corridos, possui amplas possibilidades de brigar de igual para igual com aqueles que eram grandes no nosso futebol. Hoje os grandes não são tão grandes assim, mesmo que por eles passem e passeiem valores astronômicos quando se fala em cifras.
Vejam os elencos dos chamados grandes que já não são tão grandes assim. A Folha de Pagamento é recheada de zeros e mais zeros, mas esses zeros e mais zeros que acompanham os primeiros números já não estão mais fazendo tanta diferença assim e os elencos compostos por grandes atletas "no papel", não intimidam os adversários como intimidavam no passado.
O Vitória, para não falar no nosso Coritiba(que é o líder absoluto e único invicto do campeonato brasileiro), está ocupando espaço na classificação entre os primeiros. O Bahia surpreendeu com resultados expressivos, alguns desses grandes que já não são tão grandes assim. A Portuguesa que eu imaginei que jamais teria bala na agulha para sequer empatar com o Fluminense acabou fazendo 2 X 1. Quando o jogo estava 1 X 0 para a Lusa e o Fluminense empatou pensei: lá foi nossa liderança para os ares pois o Nense vai virar no Canindé. Que nada, quem acabou fazendo o segundo gol foi a Lusa e o Coritiba degustará a liderança por toda a paralisação que está acontecendo e perdurará enquanto rolar a Copa das Confederações. E alguém arrisca dizer que o Coxa não tem bala na agulha para manter a liderança até o final do brasileirão? Eu digo que o Coxa tem bala na agulha para não só manter a liderança por rodadas e rodadas sucessivas como também vir a brigar até o fim por um novo título nacional via campeonato brasileiro.
O futebol brasileiro, infelizmente hoje já não é mais o mesmo. A partir do momento que todos buscam apenas o lucro, as etapas vão sendo queimadas e isso tem consequências. Os atletas hoje são guindados a certas fases, de afogadilho. Na ânsia de fazer dinheiro, todos(empresários e mais alguns) esquecem da lapidação que o atleta necessita. Qual é o resultado disso? É simples. É só verificar quem são os maiores jogadores que disputam o campeonato brasileiro. E não estou falando desses que em alguns estalos de dedos vão servir clubes do exterior. No brasileirão 2013, por exemplo, Zé Roberto(do Grêmio de Porto Alegre), do alto dos seus 39 anos torna-se um dos principais jogadores. E aqui em Curitiba mesmo, temos exemplos, tanto no nosso clube, como no clube rival. Quem são os bam bam de lá e de cá? Será que isso é normal? Será que nós que sempre tivemos craques as pencas e hoje não temos mais, estamos no caminho certo?
O Brasil enfrentou na abertura da Copa das Confederações, a seleção do Japão e venceu por 3 X 0. Mas alguém achou que o Brasil é o Brasil de outras outroras? Se alguém achou isso, me desculpe, porque a visão real, na minha opinião é outra.
Começa por nossos goleiros. Diego Cavalieri, Vitor e quem sabe o goleiro do Corinthians, hoje deveriam, na minha ótica, por tudo que desenvolveram, nos últimos campeonatos, serem os goleiros que deveriam integrar o Selecionado Brasileiro. Com todo respeito ao Julio Cesar e aos demais arqueiros da Seleção Canarinho, mas os três que citei, ao meu ver, estão à anos luz a frente dos que lá estão.
Disse o técnico do Barcelona que Neymar terá que fazer muita coisa para vestir a jaqueta titular do time espanhol. Eu apoio a atitude dele. Alguns atletas que lá estão já construíram algo maior que o nosso Neymar, com todo respeito a ele.
Mas afora isso, gostaria de acrescentar, que à décadas atrás, nós tínhamos centenas de atletas com condições absolutas de integrar nosso Selecionado Brasileiro de Futebol. E hoje? Temos muitos clubes, bem mais que a décadas atrás, portanto temos muito mais atletas profissionais de futebol espalhados por essa imensidão desse país chamado Brasil. E dá para contar nos dedos, aqueles que podem, um dia, serem realmente considerados craques. Alex, o nosso menino de ouro, esse já possui a estirpe de craque, enquanto Neymar ainda vai ter que remar muito para todos nós o considerarmos realmente um "craque". Não sei se vocês estão entendendo o meu raciocínio, mas o que quero dizer é que, a décadas atrás, brotavam craques por esse Brasilzão afora e hoje não temos mais tantos assim. E qual a razão real disso estar acontecendo? Alguém sabe me explicar isso?
Ainda somos o país que mais Copa das Confederações conquistou, ainda somos o país que mais Copas do Mundo conquistou. Mas isso, devido a nossa história passada. Na história da bola atual, estamos inclusive, em muitos ranking mundiais, colocados lá pelo vigésimo lugar. Pode uma seleção penta-campeã do mundo estar numa posição dessas? Aliás, não concordo muito com essa distribuição de números. Entendo que o Brasil deveria ser o primeiro sempre, até que alguma outra seleção ultrapassasse o Brasil(tomara que isso não aconteça), mas tudo bem, isso até reforça o que estou tentando dizer. O Brasil decaiu ou foram as demais seleções de futebol de outros países que evoluíram?
A Espanha está aí, desfilando toques rápidos e que em alguns jogos, relembro os dois toques que fazíamos na véspera dos jogos que disputávamos a décadas atrás. A Espanha e os times espanhóis e não só o Barcelona, tocam de pé em pé, ficam com a posse de bola, minutos e minutos seguidos e aqui no Brasil? Existe algum time que consegue ficar com a posse de bola por 2 ou por 3 minutos seguidos?
É, o futebol brasileiro mudou. É, o futebol mundial se modificou. E não podemos mais dizer que na Copa do Mundo de 2014, mesmo ela acontecendo em nosso país, o Brasil é o favorito. A tempos atrás, fosse a Copa do Mundo disputada na África, na Oceania, na Itália, nos Estados Unidos, na Argentina ou na Alemanha, o Brasil era o franco favorito. Hoje não mais. Quem é o favorito para ganhar a Copa do Mundo que será disputada no Brasil? Ou quem são os favoritos a conquistar a Copa do Mundo de 2014?
É minha gente, a roupagem do Futebol Mundial mudou, o nascedouro do futebol já não é mais somente o Brasil. A modificação foi astronômica. Mas e porque isso aconteceu? Alguém sabe me responder isso com argumentos fortes, com conhecimento embasado?
Assim, por tudo isso, por essas e muitas outras, que entendo que o nosso Coritiba pode sim conquistar, em 2013, um novo título nacional via campeonato brasileiro. Quem são ou quem serão os protagonistas do campeonato brasileiro de 2013? Alguém pode afirmar categoricamente hoje, que o time "A" ou o time "Z" são os favoritíssimos a ficar com o caneco do brasileirão na atual disputa?
Eu não me arrisco a dizer que Corinthians, Internacional, Grêmio, Atlético Mineiro, São Paulo, Cruzeiro, Fluminense, Botafogo, Santos ou Flamengo são os favoritos a conquistar o Campeonato Brasileiro de 2013.
Assim, digo com todas as letras: o CORITIBA FOOT BALL CLUB pode lutar, pode brigar, pelo Bi-Campeonato Brasileiro de 2013 sim.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)