Craque é considerado aquele em que as jogadas surpreendentes feitas por ele se repetem, dia após dia, jogo após jogo. O craque, claro, pode ter aquele(s) dia(s), aquela(s) partida(s) em que nada dá certo, nada sai como ele quer ou queria, mas na maioria dos dias, na maioria dos jogos, ele aparece para resolver problemas ou para surpreender os adversários e os expectadores.
Décadas atrás surgiam no Brasil uma infinidade de craques e cada time, cada clube, tinha ao menos 3 deles em seus elencos. Ano após ano, em algumas equipes podia-se ver 4 ou até 5 craques vestindo a mesma camisa.
Os anos passaram, o futebol foi evoluindo...será mesmo que o futebol evoluiu? Essa é a minha dúvida, aliás minha grande dúvida. Por que no passado surgiam craques em todos os cantos do Brasil e hoje dá para contar nos dedos os craques que o Brasil possui?
Antes o futebol tinha na técnica dos jogadores, o "diferencial". Era prazeroso assistir a uma partida de futebol, pois os lances de cinema aconteciam repetidas vezes. As tabelinhas eram normais. Hoje, quantas tabelinhas acontecem em um jogo? Os dribles desconcertantes eram comuns. Hoje, quantos dribles desconcertantes ocorrem? Os gols surgidos de jogadas pensadas, realmente "construídas" com muita técnica, eram uma grandeza. Hoje é um tal de bola alçada na área para os grandalhões empurrarem a bola para dentro.
Atualmente é dada importância fenomenal aos jogadores altos e se o cara além de alto possui estrutura física avantajada então, esse é valorizado e é selecionado sempre nas "peneiradas" pelo Brasil afora.
Quantos craques hoje a Seleção Brasileira de Futebol possui? Quantos craques realmente fazem parte dos diversos elencos dos clubes do nosso país? O Coritiba em seu passado teve muitos craques. E hoje? No elenco atual o Coritiba possui apenas um único jogador que pode ser considerado craque e ele já está em uma idade avançada para a prática do futebol. Daqui a pouco o Coritiba não terá nenhum craque em seu elenco.
Será mesmo que o futebol evoluiu? Essa é a pergunta que me faço dia após dia.
Será que valeu a pena trocar a bola mais pesada, a chuteira mais pesada por bolas industrializadas de modo diferente? Aqui é apenas um comparativo mas que também pode ser incluso nessa nossa linha de pensamento. Com certeza, você fazer uso de um material mais leve vai te dar uma melhor mobilidade, um conforto mais apurado. Imaginem aqueles craques do passado com toda a mordomia que os atletas profissionais de futebol possuem, assessorados por Psicólogos, Nutricionistas, etc...
A Preparação Física atual não tem nem comparação com a Preparação Física do passado. É lógico que a Preparação Física é importante, mas os polos não foram trocados? O que deve se priorizar nesse esporte chamado futebol? A técnica ou a preparação física?
Um atleta da bola hoje corre 3 ou 4 vezes mais que um atleta de futebol do passado. Mas quem tem que rolar solta no gramado não é a bola? Correr sim, lógico, ninguém jogou ou joga uma partida de futebol caminhando, só andando em campo. É preciso sim certo preparo, mas será que não estão supervalorizando o correr em detrimento da maravilha do futebol que é a técnica, a habilidade?
Fico, momentos e momentos, a pensar sobre isso, a refletir sobre esses fatos. Vez por outra me pego pensando nisso, quando assisto algumas partidas de futebol no presente.
Nada contra os atletas de estrutura física privilegiada e até acho que em determinadas posições é necessário que se tenha 1.85 ou 1.90 ou até 1.98, mas concordam comigo que em algumas posições é preciso leveza, é imperioso que se seja dono do toque sutil, da técnica apurada, daquela habilidade que faz com que lances inesperados aconteçam e que além de ajudar a equipe a vencer um jogo, ainda traz a beleza plástica do futebol e que ao meu ver é senão, o maior, pelo menos um dos maiores prazeres para quem gosta de futebol.
A Copa do Mundo está aí prestes a ter o seu ponta-pé inicial. O Coritiba com seu time B ou Z, não importa, foi Campeão do Torneio realizado em Foz do Iguaçu, mas ocupa a 17ª posição na tábua de classificação do Campeonato Brasileiro.
A Seleção Brasileira de Futebol tem na sua opinião quantos craques atualmente?
O Coritiba na sua opinião tem quantos craques atualmente?
Será que não é necessário dar uma olhadinha no passado e trazer de volta alguma coisa que era colocada em prática naquela(s) época(s) em que o Brasil era respeitado em campo pela técnica, pela habilidade que possuía?
Hoje a Seleção Brasileira de Futebol é respeitada da mesma maneira por europeus, africanos, e até pelos próprios americanos, como era no passado?
Será que não tem algo errado nisso tudo?
Ou eu é que estou totalmente errado, enganado ou equivocado?
O que vocês acham? Gostaria que me ajudassem no sentido de eu elucidar essa dúvida que tenho no meu pensar e que sinto vir lá do meu interior.
Craque é Craque e Bom Jogador é Bom Jogador!
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)