O Coritiba acaba de tornar-se bicampeão de um torneio internacional. Louvável o feito, sem dúvida alguma. Os elogios devem sim ocorrer e as comemorações com certeza também devem acontecer.
Mas é preciso que se faça um parênteses.
O objetivo maior das categorias de base dos clubes(principalmente profissionais) não está no ganhar títulos e sim em forjar e lapidar Atletas com condições de envergar a camisa do elenco profissional.
É preciso tomar cuidado e muito cuidado para não endeusar demais jogadores que fazem parte das categorias de base. A chamada máscara, que surge ou pode surgir, oriunda de elogios desvairados em profusão podem abortar a carreira de um futuro atleta promissor.
O Coritiba atual possui em seu elenco profissional vários Atletas que vieram de suas categorias de base. Se formos enumerar todos podemos deixar alguém de fora, mas Rafhael Lucas e Luccas Claro na atual conjuntura merecem ser lembrados.
Rafhael Lucas vem sendo de certo modo uma surpresa positiva e agradável, empilhando gols. E o menino já fez gols de várias formas. O garoto tem um senso de colocação enorme e isso ajuda a sempre estar no lugar certo na hora certa. Sem contar os 2 gols que fez frente ao Cascavel. No primeiro, deu um toque magistral com o pé que não é o bom e tirou o goleiro totalmente do lance. No segundo, teve calma e visão suficiente para tirar o zagueiro adversário do lance, antes de concluir para as redes.
Luccas Claro possui um vigor físico enorme e está se tornando uma barreira intransponível na defensiva alviverde já há algum tempo.
Comemorar conquistas de títulos regionais, nacionais ou internacionais conquistados pelas categorias de base do Coritiba sim. Exageros não.
Para forjar e lapidar atletas nas categorias de base, são necessários vários estágios. Em um desses estágios, se o garoto é acima da média, é preciso trabalhar o psicológico do futuro atleta e aqui deve existir todo um cuidado para que o menino não se desestabilize em função de acontecimentos negativos em sua vida pessoal e também não se sinta um "Deus" figurativamente escrevendo, antes do tempo.
Comemorações, elogios sim. Exageros nos elogios para os garotos, jamais.
Saudações Alviverdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)