Até o presente momento o Coritiba não apresentou rendimento ao menos satisfatório. Se o Coxa quiser ser tetra-campeão paranaense e cumprir excelente papel principalmente no campeonato brasileiro, daqui para frente tem que mandar a campo o que tem de melhor, ou seja, com "Força Total".
Até aqui foram feitas variações de escalações jogo a jogo de todos os tipos e meios e isso obviamente dificulta se desenvolver um padrão de jogo, apresentar entrosamento e até prolonga a falta de embocadura dos atletas quanto ao ritmo de jogo. Com certeza jogando uma e folgando outra ou jogando uma e folgando duas ninguém adquire Ritmo de Jogo.
O ponto positivo é que a Comissão Técnica observou muitos atletas em ação e ninguém pode reclamar que não teve oportunidade. As oportunidades foram dadas e alguns aproveitaram, enquanto outros deixaram a chance se esvair.
Faltam 4 rodadas para o encerramento do primeiro turno do campeonato paranaense. Em breve o meio do campeonato já estará cumprido e a aproximação do início do campeonato brasileiro fica cada vez mais perto.
Nessa última rodada houve uma mudança de posições na tabela, principalmente na parte de cima e o Coritiba não é mais líder. O Jotinha como é carinhosamente chamado abocanhou a liderança pelo critério do número de vitórias e existem 3 equipes empatadas na pontuação perfazendo 15 pontos com o Londrina logo atrás com 14 pontos. O primeiro turno ficará com uma dessas 4 equipes.
O Coritiba possui, sem sombra de dúvida o melhor elenco entre todos os competidores do campeonato paranaense, só que até agora não fez uso dos melhores potenciais.
A partir de agora não dá mais para fazer a carruagem andar em ritmo lento ou ficar fazendo experimentações a todo momento. É preciso definir o que se quer. O objetivo é conquistar o primeiro turno e posteriormente tornar-se tetra-campeão? Se o objetivo inicial de 2013 é esse é necessário determinação, definição, adotar uma estratégia de jogo que até agora não aconteceu e buscar o entrosamento. Para conquistar esse primeiro turno é necessário "abrir o olho" ou uma das 3 outras equipes com reais chances de finalizar o primeiro turno no pódium mais alto, vai assim fazer.
Não existe tanto mistério. É promover a estréia do zagueiro Leandro Almeida, colocar Deivid para jogar seguidas vezes, assim como Willian, Gil, Chico, Vanderlei, Alex, Rafinha, Arthur, Luccas Claro e verificar quem possui no momento mais cacoete para ocupar a Ala Esquerda ou então promover a incursão de um jovem da base com potencial para isso.
Se o "feijão com arroz" for colocado em prática, o caminho para a conquista do primeiro turno ficará mais fácil e o tal entrosamento, o famoso ritmo de jogo, o não menos conhecido padrão de jogo, aparecerão dentro de 3, 4 ou 5 jogos e obviamente que em função do atual nível do campeonato paranaense será apenas uma questão de tempo para que resultados mais animadores no campo da produtividade também pintem como em um toque de mágica.
Eu acredito que 2013 pode ser um ano de muitas conquistas para o Coritiba, desde que se faça o decantado "feijão com arroz".
Na minha ótica para o campeonato brasileiro o Coritiba ainda necessita de mais 4 ou pelo menos mais 3 atletas de bom nível para compor o elenco.
Se o time que for a campo na quarta-feira de cinzas, estiver escalado com os atletas que citei acima e mais um Ala Esquerdo(que ainda não temos efetivamente), não tenho dúvidas que o fogo estará aceso e labaredas pintarão e quem ficará com as cinzas será o Toledo.
E não tenho dúvidas de que se o "11" escalado contra o Toledo for esse e ele se repetir mais vezes, em breve poderemos vislumbrar um campeonato brasileiro com bons resultados para o Coxa.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)