Vários compartimentos.
Uma equipe não vive somente de ataque, só de meio de campo ou somente da defesa. Dizem que uma equipe forte deve começar por um bom goleiro.
Deivid já está por aí e acabou de acertar com o Coritiba. A média de gols de Deivid nos últimos jogos é de 1 gol a cada 3 jogos. Não é aquela média excelente, mas também não é uma média tão ruim assim. Tomara que por aqui essa média obtida por Deivid nos últimos jogos que realizou, melhore um pouco e passe a ser no mínimo de 2 gols a cada 3 partidas.
Eu só não fecharia com Deivid um contrato tão longo. Três anos é muito tempo para um atleta que já está com 32 anos. E se ele não fizer no campo o que todos esperamos. Será que alguma outra equipe terá ainda interesse por Deivid. Mas, vamos pensar positivamente e torcer para que Deivid faça o que o Coritiba precisa dentro das quatro linhas.
O peruano conhecido pelo apelido de La Pulga já está por aí a algum tempo. Será que vai demorar mais tempo ainda para o peruano reunir condições.
Deivid e La Pulga são dois jogadores que poderão dar mais poder de fogo para o Coxa, mas um time não pode depender apenas de dois jogadores.
Em paralelo a isso, é preciso acertar o meio de campo, definir quem serão os representantes do Coritiba na meia cancha que podem render frutos. Já estamos indo para a vigésima segunda rodada. Com certeza, várias contusões e suspensões ocorreram e dificultaram as coisas para que alguns jogadores se firmassem e claro, isso acabou contribuindo para que o Coxa estivésse na posição que se encontra.
Da mesma forma que acertar o meio de campo é preciso corrigir a defensiva coxa-branca que é a mais vazada entre os 20 competidores do brasileirão 2012. Não pode-se admitir que uma defesa tome tanto gol como tomou a cozinha do verdão, até o presente momento. Ouvi um zum zum zum que Victor Ferraz será o lateral direito e que Ayrton começa contra a Portuguesa pela Ala esquerda, com Escudero voltando ao time na zaga. Vamos torcer para dar certo.
Complementando, aquela célebre interpretação de que um bom time começa por um bom goleiro, entendo que é verdade. De nada adianta um time fazer gol e o seu goleiro tomar frango. Lógico que goleiro bom também toma frango de vez em quando.
Vanderlei é um bom goleiro, mas precisa melhorar em alguns fundamentos básicos que podem fazer desse bom goleiro que temos, um arqueiro quase completo. Vanderlei é ótimo para defender chutes de curta e longa distância, defende alguns pênaltis e faz milagres embaixo do gol, não deixando que cabeceios a queima roupa, balancem as redes coritibanas. Ocorre que a saída de bola do nosso Vanderlei precisa melhorar. Ele possui dificuldades na saída de bola. E a saída do gol não é seu forte. Com uma saída de bola boa, Vanderlei pode dar início a contra-ataques mortais. E se sair bem do gol pode contribuir mais ainda, muito mais, do que já faz pelo Coritiba.
Uma equipe não vive deste ou daquele compartimento. Por isso recebe a denominação de time. Um time tem que ser realmente um time, em todos os sentidos. Então de nada adianta a defesa espanar tudo e não deixar a bola entrar se o meio de campo e o ataque não funcionarem. De nada adianta meio de campo e ataque funcionarem se a defesa entregar a rapadura. E se tiver uma excelente defesa e um bom ataque, mas com um meio de campo sofrível, como fazer a ligação entre a defesa e o ataque. E claro, um goleiro que tome frangos só lá de vez em quando(bem de vez em quando) e salve o time em algumas oportunidades e que saiba sair jogando e saia bem do gol vai contribuir sobremaneira.
Então um time é um time e será sempre um time. Deivid está por aí, já chegou, já assinou e La Pulga aguarda condições documentais para poder atuar(vamos torcer para que isso ocorra o quanto antes), mas se defesa e meio de campo não derem contribuição efetiva e eficaz, Deivid e La Pulga não poderão demonstrar características peculiares que possuem, dentro das quatro linhas.
Aliás, a título de observação, o Coritiba já fez muitos gols nesse campeonato e no critério de Gols Pró está localizado entre os melhores no brasileirão. Agora, a defesa precisa parar de tomar gol quase todo jogo. Se assim não for, não tem meio de campo e ataque que aguentem. Apesar de que alguns jogadores do meio de campo precisam dar apoio incansável à defesa, enquanto outros precisam construir jogadas. Mas, veja que interessante. O ataque do Coritiba é um dos melhores do brasileirão. Se o Coxa fez tantos gols assim é porque o meio de campo criou. E olha que além do Coxa ter um dos melhores ataques, não é difícil vir a nossa cabeça, uma infinidade de oportunidades de gols perdidas, nessas 21 partidas realizadas no campeonato brasileiro e mais algumas nos campeonatos disputados em paralelo.
Bom, fato é que o Coritiba precisa pontuar contra a Lusa e deve buscar os três pontos do começo ao fim.
Deivid está aí, La Pulga ídem, mas antes dos dois fazerem sua estréia, a partida contra a Portuguesa é o principal nesse instante.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)