Lá é Diferente.
Cada torcedor(não exagerando e dizendo cada habitante) acha e entende que se fizer aquilo vai dar certo. Se fizer isso vai emplacar. Mas lá dentro é diferente. Os olhos de quem está lá dentro comandando ou mesmo jogando dentro das quatro linhas é muito, muitíssimo diferente.
Aqui de fora, assistindo o jogo na TV ou até mesmo na arquibancada tudo parece ser muito simples. Tudo dá a entender e leva a crer que basta uma artimanha aqui e outra ali e pronto, tá tudo certo e tudo dará certo.
Não é bem assim. O futebol profissional não é um bate bola de final de semana e nem tampouco aquele joguinho no asfalto onde você coloca duas travinhas e deixa a molecada "BRINCAR" de jogar futebol.
CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL PROFISSIONAL não é brincadeira. Não basta só isso e aquilo. É preciso algo mais. É preciso muito mais. É coisa séria. É responsabilidade. É é e é.
Engana-se quem pensa que é só isso. Equivoca-se quem imagina que basta se vestir de técnico e traçar o que deve ou o que deverá ser feito ou o que não deve ou o que não deverá ser feito.
Quem está ali à beira do gramado sente emoções que jamais um torcedor comum irá sentir. Quem não está, nunca esteve e nunca estará ali à beira do gramado, comandando uma equipe de futebol profissional, em um Campeonato Brasileiro, jamais entenderá o que é ser ou estar como técnico de futebol de um time, de uma equipe, de um elenco, de um clube como o CORITIBA FOOT BALL CLUB.
Olhar na TV e dizer: mas como esse técnico é burro, é fácil e ele fica inventando. Olhar da arquibancada e afirmar: como esse técnico é burro, é simples e ele quer complicar.
É mais fácil e mais simples do que tomar uma chícara de café quente e bem feito numa manhã fria da nossa querida e linda CURITIBA e esse técnico deixa o café esfriar para depois querer tomar. Não dá para entender. Mas, entende quem entende. Imagina quem lá dentro já esteve. Quem nunca lá esteve não entenderá jamais.
Executar as atividades de técnico de futebol é mais difícil, muito mais difícil do que gerenciar uma empresa com mil, dois mil ou três mil funcionários. Aqui, lógico, guardadas as devidas proporções. Cada função, cada atividade possui suas peculiaridades. Aqui é apenas um exemplo. Apenas um comparativo. Mas, é mais ou menos isso que quero passar como mensagem.
Só se estabelece quem tem competência. Em alguma vez na vida, todos nós já ouvimos essa célebre frase, essa célebre colocação. Ninguém fica tanto tempo em um cargo se não reunir condições para isso, se não aglutinar conhecimento suficiente para ali estar e para ali ficar. E principalmente se não tiver COMPETÊNCIA para ali estar durante tanto tempo. Quem não tem competência não se estabelece.
Obviamente que PERFEITO ninguém é. E graças a Deus que ninguém é perfeito. Se todos fôssemos PERFEITOS a vida não teria graça.
Se todos fôssemos PERFEITOS, todos os jogos, todas as partidas terminariam empatadas e todos seriam CAMPEÕES e todos caíriam para a Segunda Divisão.
Quem seriam os 4 ou 5 primeiros colocados e quem seriam os 4 últimos colocados. Ninguém faria gol e ninguém tomaria gol.
Simples assim. Fácil assim. Ou será que seria difícil.
Esse texto que acabei de escrever serve, servirá ou não serve ou não servirá. Depende de como cada um vê as coisas na vida. Depende de como cada um QUER VER as coisas na vida. Depende de como cada um enxerga o futebol. Depende de como cada um QUER ENXERGAR o FUTEBOL.
Quem quiser interpretar, refletir, pois que reflita. Quem não quiser interpretar, quem não quiser refletir, pois que não reflita.
O CORITIBA FOOT BALL CLUB chegou até aqui. Está aqui e já foi um dia CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL. E nós todos queremos e almejamos que o COXA decole para vôos mais altos. Para que esses vôos mais altos aconteçam é preciso união. É preciso consciência. É necessário saber e ter plena consciência que cada um de nós é menor, muito menor que a Instituição CORITIBA. E é imprescindível que tenhamos o discernimento de saber que a cada passo, a cada palavra escrita ou falada poderá contribuir e muito e termos também a sapiência de identificarmos que uma palavra mal escrita ou mal pronunciada poderá trazer consequências desagradáveis e que nada somarão. Muito pelo contrário, apenas farão com que o Castelo que queremos(será que queremos mesmo...)construir caia por terra ou desmanche na areia.
O Mundo é dos Fortes. O mundo não é feito para fracos. O munda dá espaço para quem tem motivação. O mundo permite que aqueles que possuem uma chama acesa lá no fundo da alma percorram o caminho do sucesso.
A vida nos ensina. A vida é um eterno aprendizado.
Aprendi na vida e no futebol(e como me ensinou) que nada funciona na marra. Na marra não.
Tudo deve ser feito dentro de parâmetros aceitáveis. Dentro de prismas que permitam traçar direções diferentes, porém todas, todas elas buscarão o mesmo resultado. O resultado maior. E o resultado maior no futebol é ser campeão. Ser Campeão consiste também em saber perder. São nas derrotas que mais aprendemos. É óbvio que aqueles que tiram lições dessas derrotas.
E a humildade. As sandálias da humildade fazem parte do dia a dia daqueles que um dia vestirão o chapéu do sucesso.
O chapéu do sucesso no futebol e na vida é o podium maior e que todos desejam e almejam um dia chegar.
Mas chegar lá não é tão simples assim. Não é tão fácil assim como alguns pensam ou imaginam.
Cada macaco no seu galho. Cada um na sua.
Um dia estaremos novamente no pódium maior do futebol brasileiro. Tenho plena certeza e enorme convicção que um dia isso vai acontecer NOVAMENTE. Mais uma vez é o que todos nós queremos. Um dia o CORITIBA FOOT BALL CLUB será CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL PROFISSIONAL de novo.
Mas, para isso acontecer, para isso ocorrer novamente é preciso discernimento, humildade, planejamento e às vezes até fazer de conta que algo não aconteceu. Passar por cima de coisas que não queríamos que tivessem acontecido e ir de encontro ao maior. Só é grande ou somente será grande quem souber conviver com insucessos, com derrotas inesperadas, sempre tirando lições, sempre aprendendo.
A vida é um aprendizado. O futebol é um aprendizado. No futebol por mais que se aprenda, muito terá a se aprender. E esse muito é muito mesmo. Ninguém nunca saberá tudo do futebol. Pelé, o astro maior do futebol ainda tem muito a aprender. Muito nos ensinou é verdade e muito devemos a ele, ao Tostão, ao Rivelino, ao Gérson, ao Clodoaldo, ao Jairzinho, ao Raí e tantos e tantos outros ícones do futebol brasileiro. Diga isso o grande Telê Santana. Diga isso o grande Ênio Andrade. Mas todos esses não aprenderam tudo. E alguns continuarão aprendendo lá no céu.
Gente, futebol é coisa séria.
Quem quiser fazer do CORITIBA FOOT BALL CLUB, um clube maior do que ele já é que me acompanhe. Tenho muito a aprender, mas alguma coisinha, pouca coisa é verdade, posso ensinar também.
A atividade de Técnico de Futebol é dificílima. As funções a serem executadas pelo coronel de um grupo que está dentro das quatro linhas não é tão simples assim. Não é tão fácil assim. Tenham certeza disso.
Vamos fazer do CORITIBA o maior clube do Brasil. Vamos sim. Mas isso não acontecerá dia 31 de agosto de 2012. Levará alguns anos com certeza e talvez até uma década, mas esse dia chegará. Mas precisamos, nós aqui de fora termos a humildade de sabermos o momento certo de apoiar o time, a equipe, o clube, os jogadores e o técnico. O momento é esse. O momento é agora.
Abraços
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)