Foi amistoso mas...
Em função da falta de ritmo de jogo a grande maioria dos atletas em campo na festa do ALEX, sentiu um pouco mais do que o normal um jogo e o rendimento não foi aquilo tudo.
A trave e o travessão impediram que o menino de ouro deixasse sua marca em sua volta aos gramados. As cobranças de faltas do Alex confirmaram o que ele é e o que ele representa. As cobranças foram excelentes. O goleirão foi muito bem em uma das cobranças e as outras duas foram de encontro ao poste.
Face ao que vimos hoje, na quarta rodada não vai dar para simplesmente colocar 11 jogadores que esticaram a pré-temporada logo de cara em campo. Acho que alguns jogadores terão que ir entrando no time aos poucos. Alguns entram em partidas com 15 ou 20 minutos do segundo tempo, outros no intervalo e assim, vão se ajustando para poder render cada um todo o seu futebol.
Julio Cesar e Artur estréiam amanhã. Vamos ficar de olho no que esses dois jogadores farão em campo.
Pelo momento, na minha ótica, o Coritiba hoje tem 8 titulares para iniciarem a partida. Os demais terão que ser escalados com muita coerência e se utilizando de uma análise mais apurada.
Vou citar os 8 atletas que eu entendo que merecem começar jogando na partida da quarta rodada do campeonato paranaense. Obviamente que antes disso teremos a terceira rodada, mas a quarta rodada não deverá marcar a escalação de um time montado com 11 jogadores que esticaram a pré-temporada. Isso ficou demonstrado no amistoso de hoje contra o time argentino. Ao meu ver os 8 jogadores que já possuem lugar cativo no time que deve iniciar o jogo relativo a quarta rodada são Vanderlei, Lucas Claro, Willian, Djair, Robinho, ALEX, Rafinha e Deivid. Os outros 3 atletas a iniciarem a partida na quarta rodada são incógnitas. Talvez Gil e Escudero sejam dois dos outros 3 a serem escalados na quarta rodada, mas é preciso analisar profundamente a situação de cada um dos demais atletas para estabelecer o 11 que deverá iniciar o jogo referente à quarta rodada do campeonato paranaense.
O amistoso foi uma ótima oportunidade para vermos alguns atletas em ação, especialmente Alex que vai render muito mais quando estiver com ritmo de jogo. Deivid perdeu um gol certo, mas mostrou sua condição de artilheiro ao final da partida. Na comemoração do gol, Deivid evidenciou com sinais mostrando com a mão 1 sim, 2 não. O que ele quis dizer: 1 gol posso perder, mas 2 não perco.
Lincoln não teve uma boa atuação. Já é um jogador com uma certa rodagem e pelo seu estilo precisa de mais tempo para adquirir ritmo de jogo. Ele é um dos jogadores que deverá entrar aos poucos no time. Entra aos 15 ou 20 minutos do segundo tempo, na próxima partida meio tempo e assim, paulatinamente poderá ser útil para o Coritiba.
Temos ainda os atletas Leandro Almeida, Botineli e Victor Ferraz que são atletas de excelente nível que na sequência colaborarão decisivamente para um bom rendimento do grupo.
Primão também merece oportunidades na sequência, mas tudo pensado e bem planejado.
O elenco é bom, mas não é apenas com um estalar de dedos que tudo se ajustará como queremos. É preciso paciência para que o entrosamento, o conjunto e o ritmo de jogo sejam adquiridos. Assim, é mais plausível ir mantendo um time base e aos poucos ir promovendo a escalação de cada atleta de modo que as coisas vão acontecendo.
Pelo que tenho visto e analisado, precisamos com urgência de um lateral esquerdo ou de um ala esquerdo, como queiram. Com o retorno de Emerson quem sabe Escudero não possa ocupar aquele espaço por ali. Mas é preciso testar o moço por ali pra ver se compensa realmente deslocá-lo para aquele setor.
Opções Marquinhos Santos e sua Comissão Técnica possuem. Isso é ótimo. O ruim é quando você procura opções e não as encontra. Mas mesmo assim, na continuidade, se quisermos brigar por um segundo título do campeonato brasileiro, parece que necessitaremos de mais 3 ou 4 atletas no elenco para se somarem ao que já temos. Temos muitas opções, mas o brasileirão é longo e contusões, com pré-temporada boa ou não, acontecerão, assim como suspensões por cartões amarelos ou vermelhos fatalmente ocorrerão e quando essas substituições forçadas tiverem que acontecer, o nível de produtividade e rendimento não pode cair tanto.
Estamos no caminho certo, mas é preciso saber usar os elementos que temos no momento certo e de modo correto. Na teoria, no papel estamos bem servidos, mas no futebol, a distância entre a teoria e a prática é grande. Tomara que o que temos no papel hoje e que provavelmente será melhorado aos poucos, possa surtir resultado dentro das quatro linhas. E nisso, a pincelada da Comissão Técnica, a astúcia, esperteza e conhecimento do técnico são fundamentais.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)