Dois prismas.
No sábado o Coritiba promove uma reestréia de Alex jogando contra um time argentino, onde a volta do menino de ouro para o Coxa é o ponto chave.
No domingo o Coritiba tem compromisso pela terceira rodada do Campeonato Paranaense valendo três pontos e sem dúvida nenhuma são e serão importantes na busca pela caminhada rumo ao tetra-campeonato.
Explorar o retorno de Alex, utilizando-se de todas as ferramentas do marketing possíveis é uma grande tacada. Colocar o Coritiba em exposição mundialmente nesse momento é uma jogada de mestre. Está certíssima a posição administrativa adotada e o Departamento de Marketing precisava mesmo atuar da maneira que está atuando. E estou vendo tudo isso com bons olhos. O Coxa precisa evoluir, crescer e momentos como esse são interessantes para impulsionar a imagem do CORITIBA FOOT BALL CLUB no mundo. Para tornar um time e um clube realmente grande, além de vitórias dentro dos gramados, com conquistas de títulos regionais e principalmente nacionais e internacionais, algo precisa ser feito usando a massa cinzenta. E com essa tacada, os fluídos para mostrar ao mundo o que é o Coritiba, são excelentes.
Só que ao mesmo tempo que se comercializa a imagem, que a dissemina pelo Brasil e pelo mundo, é preciso vencer dentro das quatro linhas. No domingo tem jogo valendo, e essa partida, no meu entendimento, é importantíssima para a sequência do Coritiba no Campeonato Paranaense. Ou pelo menos para a conquista do primeiro turno. O segundo turno será outro papo. Mas ganhando o primeiro turno as coisas ficam mais tranquilas para a segunda parte.
Entendo que neste final de semana, mandar a campo dois times fortes é a grande tacada. Alguns atletas ditos titulares participam da festa de retorno do Alex e alguns outros atletas, também tidos como titulares, participam do jogo que vale três pontos. Aliás, poucos times no Brasil hoje podem se dar ao luxo de mandar a campo dois times fortes em uma diferença de apenas 24 horas.
Deivid, Lucas Claro e Rafinha atuaram contra o Paranavaí e demonstraram em campo o que tenho cá comigo na minha tese. E mandando a campo esses três jogadores, parece que a Comissão Técnica coxa-branca também caminha por essa linha de pensamento. Ou seja, aos poucos vai se dando ritmo à todos, ao mesmo tempo em que continua sendo competitivo no campeonato paranaense rumo ao tetra.
Para o jogo contra o Cianorte poderia se manter na equipe, Lucas Claro fortalecendo a zaga e relacionar para a viagem, Julio Cesar e mais uns dois ou até três atletas do grupo que está esticando a Pré-Temporada. Em contra-partida, alguns atletas que vinham atuando nas duas primeiras rodadas pelo Time B, comporiam o banco de reservas do time de sábado, ou se necessário for, entram jogando.
Teríamos assim, dois times fortes, um que faria no sábado a alegria da galera e que mostraria ao mundo o poderio coxa-branca e outro que jogaria com consciência e determinação a partida dos três pontos no domingo. Só que Djair e Robinho precisam permanecer no time que luta pelos três pontos, com o auxílio de outros companheiros do chamado time "B" e assessorados em campo por outros companheiros vindos do conhecido como time "A".
Desse modo, a festa do Alex não corre riscos de decepções dentro do gramado e o Leão do Vale pode não rugir como quer no domingo. E ainda tem mais um adendo. Todos os jogadores vão pegando embocadura, e o entrosamento e o conjunto podem começar a pintar mais cedo pelas bandas do Alto da Glória nesse 2013. Com tudo isso, o time e o clube e até mesmo a torcida vão se preparando para um Brasileiro bem diferente do fiasco de 2012, que só não foi pior porque, graças a Deus, existiam quatro ou cinco times bem mais fracos tecnicamente do que o nosso Coritiba.
Bom divertimento e alegria no sábado e seriedade e determinação no domingo.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)