Dois fiascos.
Não tem como negar que os 2 últimos jogos do Coritiba foram verdadeiros fiascos.
Contra o Corinthians aquela goleada estonteante. Alguns quiseram se apoiar no erro do árbitro no primeiro gol. 5 X 1 não dá. Outros quiseram achar justificativa nas bolas que entraram em nosso gol desviadas no zagueiro. Se desviar no zagueiro não vale então? Vale sim. É gol normalíssimo. E para fechar o caixão tomamos mais dois gols em que ocorreram falhas do nosso time. Não adianta também só dizer que foi falha da zaga. Foi falha do time todo. Quem perde é o time todo. Não é só o goleiro, só a zaga ou só o ataque. O Coritiba tomou uma sonora goleada do Corinthians. O pior de tudo foi como essa goleada aconteceu. Não vi reação no Coxa. Fez um golzinho, mas só.
O Coritiba voltou de São Paulo, teve tempo de sobra para treinar, para esquecer "em termos", a goleada(uma goleada dessas do jeito que foi, convenhamos, não tem como esquecer) e se preparar emocionalmente para pegar o Vasco. Um Vasco totalmente desfigurado, sem mais de meio time titular. Entrou em campo com um time reserva do reserva. O time carioca cheio de problemas financeiros, vindo de sei lá quantas partidas sem vencer e com uma boa quantidade de derrotas. E mesmo assim o Coxa não soube tirar proveito disso tudo. E o pior. Saímos na frente com um golaço. E tomamos a virada. Tomamos a virada dentro da nossa casa, mais uma vez nesse brasileiro. Já aconteceu isso outras vezes. Uma delas aconteceu contra o Sport. Se naquele jogo o time tivesse sabido segurar o resultado, hoje o Sport já seria o quarto time rebaixado. Nem o fator campo está sendo utilizado mais a nosso favor. É uma pena.
Os dois fiascos já foram. Já aconteceram e não tem como recuperar os pontos desses jogos e a imagem ficou ofuscadíssima a nível nacional. Que coisa em. Não dá para acreditar. O Coxa vinha bem, estava reagindo, conseguiu bons resultados, se recuperou no campeonato e agora em apenas dois jogos, com dois fiascos do tamanho de um bonde, estamos aí nessa situação incômoda.
Mas o brasileiro não para. O campeonato continua. Sport, Portuguesa, Bahia, Coritiba e Náutico, uma dessas 5 equipes, será o quarto time rebaixado. Com certeza Sport e Portuguesa são os que correm mais riscos e os dois, palmo a palmo, cabeça a cabeça, brigam para ver quem cruza a linha de chegada na frente. Sou da opinião que a Portuguesa apanha em Porto Alegre para o Internacional. Passada a euforia do título conquistado pelo Fluminense que deve ter ficado na derrota para o Cruzeiro, vejo dificuldades para o Sport passar pelo Flu, mesmo o jogo sendo em Recife.
Vamos deixar isso prá lá. Não sou da opinião que temos que correr atrás apenas de 1 mísero ponto nos 6 que temos a disputar.
É verdade que com esse elenco por mais que a gente pense assim, que a gente ache que vai, a coisa não engrena. Não foram poucas as vezes que nesse brasileiro pensei: "agora vai". Que nada, a coisa não foi. Sem elenco qualificado fica difícil manter qualquer regularidade por muito tempo.
Sinto em dizer, lamento em escrever, me dói lá no fundo da alma, mas nosso elenco atual deixa a desejar e só não estamos em piores condições, porque alguns clubes conseguiram a façanha de montar elencos mais fracos que o nosso. Se assim não fosse estaríamos sim em piores condições.
Quero escrever já pensando no Cruzeiro e no Figueirense, mas lembro de detalhes, de passagens nesse brasileiro e teimo em recomeçar parágrafos retratando o atual momento coxa-branca que infelizmente não é bom.
Mas vamos lá. Vamos por partes. Vamos deixar o jogo contra o Figueirense para depois. Esse é papo para a última rodada do brasileirão 2012. Tomara que acabe logo esse campeonato brasileiro em andamento.
A imagem do Coritiba ficou ofuscada pelos fiascos ocorridos nos dois últimos jogos, e isso precisa ser modificado. Não dá para terminar o brasileiro assim.
O Cruzeiro é uma boa equipe, tem bons valores e tem um elenco mais qualificado que o nosso. Não tem como escrever aqui ao contrário disso. A realidade nua e crua é essa. Se alguém pensa diferente, tem todo direito, mas eu estou vendo a coisa assim. A Raposa não está entre os melhores elencos, mas tem um bom elenco e é atualmente melhor que o nosso.
O jogo é lá. Bom, mas para o Coritiba atual não está mais fazendo diferença o fator campo. Várias viradas ocorreram dentro do nosso campo. Time que toma tanta virada assim dentro dos seus próprios domínios demonstra o quê? A resposta é simples. Fraqueza, insegurança e principalmente falta de "tutano". Está vencendo o jogo é hora de se impor e de jogar com mais inteligência. Esse é um dos beabás do futebol, é o "básico" no mundo da bola. E infelizmente o Coxa não teve competência para fazer isso. E não foram uma ou duas vezes só.
Não falei. Começo a escrever sobre o próximo jogo, o do Cruzeiro e me envolvo no que o Coritiba fez ou "deixou de fazer" nesse brasileiro.
Resumindo, o jogo é lá, é difícil, o time deles é melhor que o nosso(pelo menos está acima na tábua de classificação) e precisamos mudar a imagem do Coritiba que após as últimas duas rodadas, não é nada boa.
Não falo e não penso em rebaixamento. Mesmo com um elenco que deixa a desejar é preciso pensar "GRANDE".
Respeitar o adversário é o primeiro passo. Não dá para ir de peito aberto. O time deles é melhor. Não falei para pensar GRANDE e já estou falando em não entrar em campo de peito aberto. Pensar grande não significa sempre só atacar. Um jogo de futebol é realizado sempre entre duas equipes. Não existe somente uma em campo. Mas olha que em determinados jogos do brasileiro isso aconteceu com nosso time. Parecia que só tinha uma equipe em campo: o adversário. É só lembrar do jogo do Corinthians: boa parte do jogo foi assim. A sensação era de que só o Corinthians estava em campo. E em alguns momentos do jogo contra o Vasco isso também aconteceu. E pasmem. Dentro da nossa própria casa. Os meninos do Vasco é que pareciam os mais experientes em campo. Não consigo entender isso.
Faz-se necessário ter cuidado com o Cruzeiro sim. Mas não podemos ficar os 90 minutos totalmente acuados como se estivéssemos dentro de uma jaula colocada na nossa área. O Coxa tem que dar alguns sustos na Raposa.
O Coxa, além de treinar muito nessa semana vai necessitar da nossa reza, para que dessa vez não entre apático, sonolento, em câmara lenta ou em passos de balét.
CABEÇA NO LUGAR
ACORDA CORITIBA
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)