O Coritiba em dois jogos seguidos venceu o líder e o vice líder. O Grêmio com a derrota para o Coxa perdeu o segundo posto.
No jogo de ontem, eu particularmente imaginava que aconteceria uma partida disputadíssima no meio de campo, onde a marcação seria implacável e os espaços no gramado seriam diminutos. Não foi o que aconteceu. É verdade que um gol aos 15 segundos muda o panorama das coisas. Se um gol relâmpago muda as coisas, um novo gol por volta de 4 minutos de partida, estabelecendo 2 X 0 no placar, dá uma roupagem totalmente diferente ao que se podia prever.
Os gols no início da partida deram sim uma certa tranquilidade ao Coritiba, mas quantas e quantas vezes equipes que venciam partidas por 2 X 0 acabaram cedendo o empate ou já chegaram até a perder o jogo?
O Coritiba não só se estabilizou no gramado, mas se deu ao luxo de enfiar uma sonora goleada no time gaúcho.
Julio Cesar, criticado veementemente por muitos em outras ocasiões, trabalhou excelentemente bem e construiu lances primorosos que terminaram em gols.
Carlinhos mostrou que a atuação contra o Cruzeiro não aconteceu por acaso e foi bem novamente contra o Grêmio.
E assim como Julio Cesar e Carlinhos, o time todo se encontrou em campo e apresentou um futebol de primeira linha.
Em meu texto anterior, frisei que uma vitória coxa-branca frente ao Grêmio poderia trazer uma certa tranquilidade para a continuidade do Campeonato Brasileiro e comentei algo sobre um novo tropeço do Vasco. O Coritiba não só venceu e convenceu, como também foi auxiliado pela derrota do Vasco e livrou 7 pontos da ZR.
É lógico que é preciso ter consciência que nada está resolvido ainda. É óbvio que o Coritiba terá que continuar aceso, sem relaxar e marcar novos pontos nos próximos jogos, mas que os 6 pontos conquistados contra Cruzeiro e Grêmio, deram um alento diferente ao clima do Alto da Glória, isso deram.
Não dá, é claro, para ficar comemorando um simples não rebaixamento. É necessário pensar grande e para novas disputas nacionais e internacionais é preciso saber que não dá para ficar negociando jogadores com campeonatos em pleno andamento, dentre outras coisas.
E quem merece ser parabenizada é a torcida coxa-branca, a nação alvi-verde, pelo apoio maciço e incondicional ao Coritiba. Quando o Coritiba mais precisou, se apresentou mais uma vez, a pujança da torcida apaixonada do Glorioso. Mais um espetáculo da torcida coxa-branca no jogo contra o Grêmio. Coisa linda de se ver, presenciar e sentir.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)