Já foram quatro tamancadas na cabeça. Quatro derrotas consecutivas. E o pior é que não dá para sequer imaginar que essas derrotas tenham acontecido de maneira injusta.
O Coritiba perdeu para o Operário(2 vezes), para o Fortaleza e para a Chapecoense de modo totalmente justo.
Algumas(muitas) falhas individuais ocorreram em cada uma dessas partidas. Se fosse uma ou outra falha deste ou daquele jogador em doses menores, poder-se-ia até encarar como algo normal. Ocorre que os atletas alviverdes, do goleiro ao ponta esquerda(opa não temos mais ponta esquerda no futebol brasileiro), com raríssimas exceções não falharam em pelo menos um desses quatro últimos jogos. Teve gente que falhou em praticamente todos os jogos.
Em algumas partidas se vence ou se perde no detalhe. No Coritiba o detalhe deixou de ser apenas detalhe. A quantidade de falhas individuais não nos remete a afirmar que o Coritiba está perdendo no detalhe.
Tanto Vaná quanto Bruno falharam em momentos cruciais. Leandro Almeida frente ao Fortaleza também falhou. Negueba frente à Chapecoense perdeu uma bola que jamais poderia ter perdido. Aliás contra a Chapecoense duas falhas, a de Bruno e a de Negueba decretaram o 2 X 1 no placar adverso.
Afora isso, o Coritiba depende atualmente da excelente fase de Rafhael Lucas que faz um gol atrás do outro. Contra o Fortaleza foi dele o gol que ainda possibilita o Coxa continuar pensando em passar de fase na Copa do Brasil. E contra a Chapecoense com menos de 3 minutos de partida o rapaz colocou a bola nas redes.
Excluindo-se a excelente fase de Rafhael Lucas e tirando um chute ou outro de fora da área de que maneira o Coritiba tem se apresentado no ataque?
E no sistema defensivo com essas profusões de falhas, uma após a outra, de que modo deve-se agir para buscar mudar esse panorama?
No Brasil, em função da nossa cultura milenar no futebol nacional, quando uma equipe tem insucessos sucessivos, prontamente culpa-se o técnico e simplesmente demite-o e coloca outro no lugar.
Analisando friamente no caso do Coritiba atual a culpa é mesmo do técnico ou seria "somente" do técnico?
Será que um outro técnico assumindo o comando coxa-branca neste momento mudaria a coisa da água para o vinho como em um passe de mágica?
Temos muitas carências em nosso elenco. Quantidade nunca significa ou significou que se tenha qualidade. Muitas vezes um elenco enxuto com 25 ou 26 jogadores se dá melhor do que um elenco com 40 atletas. Só jogam "11" e são permitidas apenas 3 substituições. É verdade que o Brasileirão é longo, contusões e suspensões acontecerão, mas muitas vezes não resolve ter 3 ou 4 jogadores por posição sendo que nenhum deles tem capacidade para vestir a camisa coxa-branca dentro de um bom nível.
Se formos verificar os números do Coritiba nesses últimos 4 jogos onde o Coxa foi sempre o perdedor, talvez entendamos que a culpa não é do técnico ou "somente" do técnico.
Um técnico pode idealizar um bom sistema tático, distribuir os jogadores no gramado de forma a buscar se ter um bom rendimento da equipe, porém se os seus comandados não tiverem condições, capacidade de executar aquilo que é traçado, a coisa não vai, a coisa não sai como se quer ou como se queria.
Contra o Fortaleza nem pensar em empate. Basta o 1 X 0 para o Coxa passar de fase na Copa do Brasil e isso graças ao Rafhael Lucas com aquele golaço que fez e graças ao Lucio Maranhão e ao Daniel Sobralense que no mesmo lance não tiveram capacidade para empurrar a bola para dentro do nosso gol que estava totalmente aberto.
Acorda Coritiba antes que seja tarde demais. Aliás, não sei se já não é tarde demais. Faltam ainda 37 rodadas do Brasileirão, mas cada ponto perdido agora no começo, sobrecarrega a coisa no meio ou no final da competição. Teremos força para lá na frente buscar pontos preciosos para nos livrarmos da ZR como tem acontecido nos últimos 3 anos?
Do jeito que a coisa está não podemos nem sonhar com uma classificação do Coritiba entre os 10 primeiros colocados e se conseguirmos permanecermos na Série "A" será um alívio(mais um alívio como aconteceu nos últimos Brasileiros).
A realidade nua e crua, infelizmente é essa!
O "Elenco Coxa precisa reagir"! Mas esse elenco que aí está terá condições de reagir?
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)