O Flu já foi.
O Coritiba tinha uma série de 5 jogos contra clubes de primeiro porte no Brasil.
Na primeira partida, nessa série de 5 pedreiras seguidas, mesmo jogando em casa, o Coxa não conseguiu marcar sequer 1 pontinho.
Mas como dizem, não adianta chorar, essa já passou e o alvi-verde paranaense entregou a rapadura.
Na sequência serão mais 4 jogos contra adversários de peso.
Nesses 4 jogos, caso o Coritiba some 5 pontos, em função do atual momento, dará para considerar uma média condizente para não visitar, em mais uma ocasião no brasileirão 2012, a zona do suplício.
Nesse raciocínio, 1 vitória, 2 empates e 1 derrota nas próximas 4 partidas, manteriam o Coritiba fora da ZR. Nem que seja esbarrando nela, ali por décimo quinto ou até décimo sexto, mas pela combinação de outros resultados, ficaria ou permaneceria num bloco logo após o intermediário, sem no entanto entrar no buraco negro.
Mas, qual dos 4 times o Coxa venceria e para qual das 4 equipes o Cori perderia. E com quais das 4 seguraria, pelo menos o empate.
Na atual situação, pelas circunstâncias de momento, não dá para dizer qual o adversário entre esses 4, que o Coritiba poderia vencer.
Independentemente se o jogo é fora ou em casa, na toada real, não tem como arriscar. O Coritiba vencerá o Corinthians e empatará com Vasco e Cruzeiro. Ou empatará com Corinthians e Vasco e vencerá o Cruzeiro. É difícil prever. Se for algo consciente não dá para arriscar.
Notaram que nem citei o Atlético Mineiro. Então, claro, pelo raciocínio inicial a derrota ocorreria frente ao Galo de Minas Gerais. Por quê...dirão alguns. Simplesmente porque o Atlético Mineiro está cumprindo cada jogo do brasileirão 2012 numa regularidade incrível. E em função dessa regularidade é o líder atual do Campeonato Brasileiro. E não é por acaso. Isso já está ocorrendo a algumas rodadas. Notem que o Atlético Mineiro não realizou seu jogo no último final de semana, em função de adiamento e mesmo assim não deixou a primeira colocação na tabela.
Para complicar mais ainda, pelo que tudo indica, o Coritiba enfrentará o líder do brasileirão sem poder contar com inúmeros atletas.
Lógico que no futebol acontecem aquelas surpresas, vez por outra. Seria ótimo se uma surpresa agradável pintasse para o lado alvi-verde. Mas, como disse, afirmar categoricamente, de modo consciente, que o Coritiba possui bala na agulha para vencer o Atlético Mineiro atualmente, não dá. Mesmo que o jogo fosse no Couto Pereira, estaríamos totalmente fora do contexto futebolístico brasileiro nesse momento, se disséssemos que o Coxa venceria o Galo no Alto da Glória. E isso fica fora dos parâmetros de um esporte chamado futebol se dissermos que o Verdão possui amplas condições de ganhar o jogo lá em Minas Gerais.
Em 1985, na semi-final, vencemos o Atlético Mineiro, no PARANÁ, por 1 X 0(gol do Heraldo) e empatamos lá em MINAS GERAIS em 0 X 0(Rafael operou um milagre) e fomos decidir o título em pleno Maracanã. Já, lá naquela época, foram dois jogos dificílimos, mas tivemos a felicidade de nos qualificarmos para a final do "BRASILEIRÃO DE 85", justamente em Minas Gerais enfrentando o mesmo adversário do Coritiba na próxima rodada. Notaram que quando me referi a cada jogo realizado em 1985, fiz questão de colocar em letras maiúsculas o nome de cada ESTADO. Lógico que isso tem uma finalidade e todos vocês, coxa-brancas que são, sabem qual é ou qual foi. Bom, isso é passado. O Coritiba já conquistou um título brasileiro mesmo, já foi né pessoal, como pensam alguns.
O que vale mesmo é a atualidade. E na próxima rodada o Coritiba enfrenta o Galo Mineiro, nada mais nada menos, que o líder do brasileirão "ATUAL" e lá na casa dele.
Gostaria de pensar que poderíamos vencer lá. O meu coração diz que é possível, mas a minha razão está a me puxar a orelha e me fazer analisar pelo que está acontecendo no momento, no contexto futebolístico nacional. E aí a coisa fica complicada.
Considerando os quatro próximos adversários, já ficarei contente(até certo ponto, é claro), se o Coritiba conseguir 5 preciosos pontos com 1 vitória, 2 empates e uma derrota(APENAS) nessa sequência de jogos, que podemos chamar de "impiedosa".
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)