Após intensos treinamentos em um período sem jogos oficiais extenso, chamado de inter-temporada, o Coritiba volta a disputar uma partida pelo Campeonato Brasileiro de Futebol em 2014.
Falta de tempo para treinamentos não foi ou não é problema no atual momento. Espaço para definir o grupo que participará dos jogos referentes entre a 10ª e 38ª rodadas, o Coritiba teve de sobra. Alguns jogadores foram dispensados e outros foram contratados e alguns outros inseridos mais uma vez no elenco.
Dia desses assisti uma entrevista do Roth onde ele afirmou que não foram efetuadas todas as reposições no elenco que ele idealizava. Isso é preocupante.
Com preocupações ou não, o Coritiba não pode nem pensar em empate contra o Figueirense.
Obviamente que no futebol e em nada na vida existe perfeição, mas o Coritiba precisa entrar em campo determinado, de forma objetiva, procurando a vitória a todo custo. Escrever isso é fácil, pois todos sabem que nas primeiras 9 rodadas do Brasileirão, o Coritiba fez a pior campanha em inícios de Campeonatos Brasileiros de todos os tempos. 9 jogos, 1 vitória, 4 empates e 4 derrotas é algo que ninguém esperava. Assim, a partir de agora, o Coritiba necessita jogar de modo que a performance esteja pelo menos próxima do "Erro Zero".
Errar um passe ou outro é algo aceitável, por exemplo, mas errar passes em grande quantidade, repetidas vezes, como aconteceu no período que antecedeu à Copa do Mundo e falhas grotescas que ocorreram naquela etapa e que ocasionaram empates e derrotas em demasia, se forem a tônica a partir de agora, custará caríssimo.
Por enquanto, após a parada, e com a realização de diversos treinamentos táticos, técnicos e físicos, precisamos aguardar a bola rolar oficialmente, para depois disso podermos avaliar se a roupagem do Coritiba será diferente da batida do Campeonato Paranaense e das rodadas do Brasileirão que presenciamos no Primeiro Semestre. É óbvio que se a roupagem não mudou ou não mudar, o resultado será catastrófico. Não queremos isso de modo algum.
Buscar atingir algo bem próximo do "Erro Zero" é o objetivo de jogadores e da Comissão Técnica, e a expectativa da torcida é que isso seja demonstrado já contra o Figueirense.
Boa Sorte Coritiba e que as coisas fluam como se quer.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)