Sem poder contar com Gil e Robinho, contundidos e com o retorno de Alex, o Coritiba deverá ter uma outra cara contra o Sport.
Mesmo que Roth seja adepto de um sistema de jogo mais encorpado na marcação, a equipe mais apropriada para o Coritiba buscar sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro, e com as contusões ocorridas, penso eu que o time que deve começar a partida precisa ser mais ofensivo.
Até aqui o Coritiba enfrentou a Chapecoense na estréia fora de casa, quando empatou. Como foi uma estréia e toda estreia possui peculiaridades diferentes e sendo o jogo em Santa Catarina, o empate ficou de bom tamanho. Contra o Santos, um time leve, lépido e que possui alguns jogadores que podem desequilibrar uma partida, o empate, mesmo o jogo sendo em casa não pode ser considerado um resultado ruim. Frente o São Paulo, novo empate. E esse empate foi fora de casa e contra um time que pode vir a brigar pelo título do campeonato brasileiro também pode ser considerado um bom resultado.
Empates a parte, três jogos sem perder, mas também sem vencer, chegou a hora do Coritiba marcar 3 pontos em uma rodada só. Não existe outro resultado que não seja a vitória. O time não vem jogando mal e considerando a performance do Coxa no Campeonato Paranaense, com a chegada de uma nova Comissão Técnica, o salto na produtividade da equipe, está, até aqui, acima do que se esperava.
Hoje o Coritiba já possui, digamos, um "certo padrão de jogo". Com Pré-Temporada, amistosos antes do início do regional, preparação diferenciada e tudo, no Campeonato Paranaense o Coritiba sequer tinha um esboço quanto à padrão de jogo.
Só que em um Campeonato Brasileiro não dá para um time, uma equipe, um elenco, viver somente de empates. O Brasileirão 2014 possui 38 rodadas. Se um time empatar os "38" jogos não existe outro caminho a não ser a Série B. Com 38 pontos o time cai.
Assim, essa partida do Coxa contra o Leão, tornou-se chave, e os 3 pontos para o alvi-verde passaram a ser exigência.
Diante desse quadro penso que o Coritiba precisa entrar mais "ofensivo". Claro que tomando determinados cuidados na marcação no meio de campo e na defesa. Aliás, até o próprio ataque pode exercer marcação na saída de bola do adversário, nada impede que isso ocorra, porém quando se quer a vitória, existe a necessidade premente e exigência de se ganhar, é preciso soltar um pouco mais o time.
A escalação mais apropriada para se chegar à vitória seria, na minha opinião, a seguinte:
Vanderlei, Reginaldo, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos, Baraka e Chico, Alex e Jajá, Zé Love e Roni.
Na teoria seria um 4 X 2 X 2 X 2. Reginaldo e Alex fariam a sua estréia no Brasileirão e Roni que não atuou contra o São Paulo, reapareceria no time.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)