Passamos pelo Vitória.
O início do jogo não mostrou nem Coritiba, nem Vitória com atuação destacada. Os minutos foram passando e o Vitória abriu o placar. O que seria para deixar nosso time confuso, serviu para dar novo ânimo(com participação positiva da galera naquele exato momento) e logo em seguida empatamos através de Everton Costa, de cabeça. Na sequência, Sergio Manoel serviu brilhantemente Everton Ribeiro que com um drible desconcertante deixou o adversário atabalhoado, que cometeu o pênalti. Pênalti convertido pelo mesmo Everton Ribeiro que estabeleceu 2 X 1 para o Verdão. Fomos para os vestiários com vantagem no placar. Aí alguns poderiam imaginar: vamos fechar nosso meio de campo, colocar mais um jogador de marcação e garantir o resultado. Mas correríamos sérios riscos de chamar o Vitória para o nosso campo e sofrermos pressão. Marcelo Oliveira, inteligentemente, colocou Lincoln, um jogador experiente, com bom toque de bola, para prendermos mais a bola. E deu resultado. Foi dele o passe para Roberto cravar 3 X 1 no placar. E na sequência, veio o 4 X 1, através de Everton Costa(novamente) que fez o time baiano voltar cabisbaixo para Salvador.
Estamos na semi-final da Copa do Brasil, fato que vem se repetindo. Nos últimos 4 anos chegamos à semi-final da Copa do Brasil em três oportunidades. Espero que passemos pelo São Paulo na semi-final e desta vez, na final, sejamos nós os donos do caneco e do passaporte para a Libertadores da América.
Mas, na sequência teremos a continuidade do Campeonato Brasileiro. Nossa estréia no Brasileirão 2012, infelizmente, não foi nada boa. Mesmo que tenhamos estreiado fora de casa e frente a um adversário forte, com jogadores acima da média em seu elenco, temos que ter a consciência de que não apresentamos absolutamente nada nos Pampas.
A segunda rodada do brasileirão nos colocará frente a frente com o time que venceu na primeira rodada, de modo convincente, nosso próximo adversário na Copa do Brasil.
O Botafogo é um bom time e o São Paulo também é, todos nós sabemos.
Entendo que se empreendermos, frente ao Botafogo, o ritmo que tivémos no segundo tempo do jogo contra o Vitória, poderemos marcar nossos primeiros três pontos no brasileirão.
Vencendo ao Botafogo poderíamos pensar: se ganharmos da equipe que venceu ao São Paulo(nosso próximo adversário na Copa do Brasil) por 4 X 2, já poderíamos, nos considerarmos finalistas do campeonato que dá ao Campeão o direito de no ano seguinte disputar a Libertadores. Mas, sabemos que o futebol não funciona como uma equação matemática. Ao contrário disso, qualquer prognóstico antecipado pode ocasionar decepções futuras tremendas.
Cada jogo é um jogo e cada jogo é uma batalha. E cada uma das batalhas travadas dentro de campo possui contornos diferentes, características sui generis e peculiaridades que variam consideravelmente, em função de "n" coisas, que ninguém, muitas vezes sabe explicar.
Portanto, agora nossos olhares devem se voltar única e exclusivamente para a segunda rodada do brasileirão 2012. Será a nossa estréia no campeonato brasileiro em casa.
O adversário é forte, mas foi eliminado pelo Vitória, equipe que eliminamos nas quartas de final da Copa do Brasil. Opa, mas cada jogo é um jogo. O São Paulo perdeu para o Botafogo e está na semi-final da Copa do Brasil(nosso adversário na sequência). É...não é tão simples administrar o emocional, o psicológico quando se disputa um campeonato que é considerado um dos mais difíceis do mundo - o campeonato brasileiro e se está na semi-final de um campeonato que dá vaga ao Campeão, na Libertadores - a Copa do Brasil.
Mas, time grande tem que conviver com essas situações e administrar tanto uma situação como outra, de modo que colha resultados positivos em ambas.
Agora, foco na segunda rodada do brasileiro, no Botafogo. A Copa do Brasil é assunto para mais alguns dias.
Os 3 pontos contra o time de Marechal Hermes são de suma importância para o Verdão nesse início de Campeonato Brasileiro.
Abraço à todos.
E saudações alvi-verdes!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)