Em função da Copa do Brasil estar apenas se iniciando e o Campeonato Paranaense estar às portas da finalização, é de bom alvitre, na minha opinião, priorizar os jogos finais do nosso regional.
Explico porque penso assim:
1) a Copa do Brasil é um "torneio mata-mata" e o Coritiba terá pela frente várias situações que se apresentarão, cada uma a seu modo, como verdadeiras decisões e não existe garantia alguma de que o Coxa passará por todas as fases e chegará à terceira final consecutiva da CB. Ainda mais que esse ano, teremos a participação de Corinthians, Fluminense, São Paulo, Grêmio e Atlético Mineiro(participantes da Libertadores da América, diferente das últimas edições) na Copa do Brasil e que entrarão nas fases mais agudas desse torneio mata-mata. Não que o Coritiba não possa passar por esses e outros adversários, mas que o caldo é mais grosso isso é e aí é melhor um pássaro na mão do que dois voando(garantir o título do tetra-paranaense primeiro e depois, caso passe pela primeira fase da CB, o que deve acontecer mesmo jogando com um time "B", aí sim, se colocaria o time titular para brigar por uma nova chegada na final da Copa do Brasil);
2) após a vitória contra o Londrina(que causou a finalização da participação da equipe do norte paranaense em nosso regional), o Coritiba possui semana cheia para preparar melhor atletas importantes, que poderão fazer ampla diferença a nosso favor nos jogos finais do campeonato paranaense, caso se opte pela não participação desses atletas na estréia na Copa do Brasil;
3) caso algum(ns) atleta(s) importante(s) participe(m) da primeira partida pela Copa do Brasil e venha(m) a se contundir, terá(ão) pouco tempo para se recuperar(em) e ficar(em) em condições de jogar no primeiro Atletiba que decide uma boa parte da decisão.
A vitória de virada frente ao Londrina foi boa e garante a realização da última partida da final do regional 2013 em nosso reduto. Isso não garante título, mas que é uma vantagem considerável, isso é. É lógico que é necessário que o Coritiba se dedique de corpo e alma no primeiro jogo da decisão(mais um motivo para não escalar determinados atletas nessa primeira fase da Copa do Brasil - dá para passar de fase jogando com um time "B"), pois com um bom resultado no primeiro Atletiba e jogando em casa o segundo, a vantagem acabará pesando mais ainda no contexto geral.
Vanderlei, Victor Ferraz, Leandro Almeida, Patric, Willian, Gil, Robinho, Alex, Rafinha e Deivid são os "10"(dez) atletas que eu não utilizaria, caso fosse técnico atual do Coxa, de jeito nenhum, nessa primeira fase da Copa do Brasil.
Para ser campeão de qualquer campeonato é preciso canalizar energias de modo total e se participaremos de dois jogos decisivos no regional 2013 e contra o nosso arqui-rival, é necessário que se tenha plena consciência disso.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)