Opinião do ex-zagueiro Heraldo.
Heraldo, um dos campeões brasileiros de futebol pelo Coritiba em 1985 entende ser lamentável o fato do Coxa não comemorar os 27 anos da conquista do título brasileiro.
Heraldo, Toby, Gerson e eu(Elizeu), quatro jogadores que fizeram parte do elenco campeão brasileiro em 85, temos nos encontrado sempre nas manhãs de sábado. Estamos participando do campeonato cinquentinhas pela mesma equipe, o Costeira, da cidade de Araucária. É o "CFC" de Araucária. É um campeonato em que participam equipes de Curitiba e Região Metropolitana e a rodada acontece sempre no sábado pela manhã. O Campeonato iniciou com 28 equipes, mas somente 16 classificaram-se para a segunda fase que está em curso e que definirá quais serão os oito times que farão parte da terceira fase.
Mas, conversando com Heraldo ele me confidenciou que ficou chateado com o transcurso dos 27 anos da conquista do título brasileiro não ter sido comemorada pelo Coritiba e que no máximo alguns poucos textos sobre o assunto circularam por aí.
Disse Heraldo que o peso daquele título brasileiro aumentou mais ainda com o insucesso do Coritiba nas duas finais em sequência da Copa do Brasil e que aquele título conquistado à mais de 27 anos em cima de equipes que na época possuíam grandes jogadores, verdadeiros craques como Romário, Roberto Dinamite, Bebeto, Oscar, Dario Pereira, Muller, Careca, Renato, Silas, Luisinho, Reinaldo e tantos e tantos outros não seja valorizado. Aquela conquista não foi fácil disse Heraldo, e ele entende que é uma pena que os 27 anos de um título dessa envergadura e dessa magnitude não seja alvo de comemorações efusivas organizadas pelo Coritiba.
Ganhar uma Copa do Brasil não é tão difícil quanto vencer um Campeonato Brasileiro e em duas ocasiões o Coxa chegou no "quase" num torneio que não chega aos pés de um Brasileirão, e mesmo assim, não levantou o caneco da Copa do Brasil, disse Heraldo. Isso, por si só mostra quais são as dificuldades de se ganhar um Campeonato Brasileiro emendou Heraldo.
Heraldo falou que é extremamente "lamentável" que o aniversário de 27 anos da conquista do maior campeonato do Brasil passe batido.
Um ou outro órgão da mídia, apenas lembrou o título de 85 e que o Coritiba somente estampou algo falando sobre o título em seu site. Heraldo acha que isso é muito pouco e que o clube perde a oportunidade de ganhar maior projeção à nível nacional, cada vez que deixa de explorar a primeira conquista de um campeonato brasileiro por um clube paranaense, sem organizar comemorações dignas que valorizem e reconheçam um título nacional dessa importância, conquistado dentro de campo com muita luta, doação, dedicação, perseverança e inteligência.
Vencer Fluminense, Atlético Mineiro, Corinthians, São Paulo, Cruzeiro, Flamengo e outros times não foi nada fácil, até porque cada time desse possuía em seu elenco, pelo menos 3 ou 4 craques de verdade, e que não eram fabricados, completou um dos zagueiros campeões brasileiros em 1985.
Ganhar um título brasileiro nunca foi fácil, não é e nunca será fácil disse ainda Heraldo, enfatizando que 27 anos se passaram e uma nova conquista nacional através do campeonato brasileiro não se repetiu.
Ao final do nosso papo, onde eu muito mais ouvi do que falei, Heraldo me disse que eu deveria desenvolver um texto falando sobre a não comemoração dos 27 anos de aniversário do título brasileiro(31 de julho/01 de agosto) com o Coritiba nada organizando. Atendendo o pedido do meu amigo Heraldo relatei o que ele me confidenciou. E ele ainda falou em alto e bom som: faço questão que você relate isso para que a torcida do Coritiba fique sabendo.
Aí está Heraldo a abordagem do assunto.
Saudações Alvi-verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)