Lá dentro do campo a coisa não é bem assim como se vê de fora das quatro linhas. Emitir opinião aqui de fora, assistindo o jogo é cômodo, é muito fácil.
A caminhada do futebol não é tão simples assim como muitos pensam ou imaginam.
É óbvio e é lógico que nós, torcedores do Coritiba, devemos cobrar algo positivo quanto ao rendimento do Coritiba no Campeonato Paranaense de 2013. Isso é normal e também é imperioso e se faz necessário sim.
Mas para que o time seja cobrado, a Comissão Técnica seja cobrada, é preciso se ter coerência. Não adianta sair atirando para todos os lados e em todos os sentidos, de qualquer modo e simplesmente ligando a tomada, apenas na emoção. É importante que se tenha consciência. Antes de cobrar em todos os sentidos, por todos os ângulos e por todos os lados, é preciso ter coerência, consciência e algum embasamento, e sempre é preciso ter argumentos suficientes para que essa cobrança se configure como algo que possa trazer algum resultado positivo.
Lá dentro é bem diferente do que se vê daqui de fora. Quando alguém perde um gol logo se pensa e se diz: essa até minha avó faria. Quando alguém faz algum gol contra logo se condena, dizendo que o zagueiro foi inconsequente ou afoito, se posicionou mal ou algo assim. E por aí vai.
O Coritiba venceu o primeiro turno, invicto e já garantiu vaga na final do campeonato paranaense. Isso é ótimo.
Mas, mesmo assim, alguns podem dizer: o Coxa não fez mais do que a obrigação ganhando o primeiro turno do regional.
Com alguns atletas estendendo a pré-temporada com a finalidade de que eles tivessem, em 2013, mais consistência física, clínica e técnica, ninguém pode condenar esse posicionamento.
Com isso, a equipe coxa-branca entrou em campo, no primeiro turno do regional, com atletas que "teoricamente", não eram ou não seriam titulares da equipe na continuidade de 2013. E mesmo assim, o Coritiba conquistou o primeiro turno. Não foi fácil, e aconteceu, meio que a trancos e barrancos. O Coxa chegou lá, e não interessa, o Coxa foi o time que obteve o melhor rendimento na primeira volta do campeonato paranaense. O nível do campeonato paranaense, "infelizmente", atualmente, é sofrível, mas o Coritiba foi o melhor.
Depois, com o passar das rodadas, das partidas, dos jogos, alguns jogadores considerados "titulares" foram sendo, rodada a rodada, inseridos no time que vinha jogando o campeonato paranaense. Como o Coxa ganhou o primeiro turno, questionar algo aqui de fora é fácil, muito fácil, e dizer de "boca cheia", o Coxa ganhou, mas não convenceu. Lembrem-se que os adversários entram em campo, também com "11" atletas e mais alguns no banco de reservas que podem passar a participar das partidas a qualquer momento.
O nível do campeonato paranaense está aquém daquilo que se pensa que um regional precisa ter, mas o Coxa venceu e não pode ser questionado quanto a isso. Ganhou, valeu, e precisa ser comemorado, como foi. Mas, convenhamos, o Coritiba ganhou o primeiro turno mas não convenceu. Falar aqui de fora é fácil, emitir opinião de fora é muito fácil.
O segundo turno do campeonato paranaense não teve o mesmo andamento do primeiro turno e o Coritiba está fora da disputa da conquista do mesmo. É óbvio que matematicamente ainda dá, mas ficou difícil.
O que precisa ser feito, a partir de agora, é manter um "11" titular e procurar repetir esse "11" sempre que contusões e suspensões não atrapalhem.
A final do campeonato paranaense está muito próxima, a Copa do Brasil, a qualquer momento, iniciará para o alvi-verde paranaense e em breve o campeonato brasileiro estará se iniciando também.
Mesmo que falar aqui de fora seja fácil, mesmo que a condição de emitir opinião aqui de fora seja muito fácil, é necessário e imperioso se dizer que até agora o time coxa-branca não convenceu. Entendemos, como o próprio título desse texto e o desenvolvimento apresentado do mesmo não contrarie isso, mas precisamos cobrar e cobrar muito sim.
O Coritiba é atualmente, o clube que mais despesas possui no campo financeiro em termos de estado do Paraná e só por esse fato, poderíamos dizer e afirmar categoricamente: o CORITIBA FOOT BALL CLUB possui obrigação de ganhar o campeonato paranaense, mesmo que com mãos e pés amarrados. Isso pode ser afirmado em função da estrutura que o Coritiba possui hoje, em todos os campos, mas quem tem consciência e entende o básico do futebol sabe que não é bem assim, mesmo que o nível do Campeonato Paranaense seja abaixo da crítica.
Vamos pensar, vamos refletir, vamos analisar, sem envolvimento da emoção, da paixão, priorizando se fazer uma análise fria, com utilização da razão. Cobrar sim, mas sempre com coerência, consciência e com algum embasamento.
O Torcedor é a razão do futebol.
Grande Abraço a todos os torcedores coxa-brancas.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)