Reação já.
Com significativo empate contra o Vasco, por 2 X 2, jogando na casa do adversário que é uma das equipes que briga pelo título brasileiro de 2012, que possui um elenco qualificado e que não queria(E NÃO PODIA) se distanciar do líder Atlético Mineiro na tábua de classificação, acredito que está se iniciando uma reação do nosso querido CORITIBA no campeonato em transcurso.
E o empate pelo que aconteceu no jogo, pode ser considerado injusto e uma vitória do COXA no Rio de Janeiro seria com certeza, o resultado que mais cabia para a partida.
Afirmar que a reação do Coritiba começou nesse jogo, obviamente não podemos. O Campeonato é longo e é repleto de variações que se fazem presentes a cada rodada. Muita coisa ainda vai acontecer com o decorrer das inúmeras partidas desse que é, sem dúvida alguma, um dos campeonatos mais difíceis do planeta.
Mas, a forma como o Coritiba se postou na partida, o modo como jogou pode nos dar um certo alento para a continuidade do campeonato.
Tem que ser exatamente assim, ir para o campo de forma objetiva, lutando incansavelmente a cada segundo, procurando se posicionar da melhor forma possível.
Não sei a opinião da maioria, mas eu gostei. Como disse, as variações no campeonato acontecem a cada rodada, mas a atuação do Coritiba frente a um dos clubes que possui bala na agulha para brigar pelo título esse ano, nos dá uma certa animação.
O crítico de futebol que analisa friamente o desempenho das equipes brasileiras no brasileirão 2012, não pode, de modo algum, apresentar opinião definitiva e afirmar categoricamente que esta ou aquela equipe terá rendimento linear em todos os jogos, desse que é considerado atualmente, por algumas instituições que fazem o balizamento de todos os campeonatos do mundo, como o terceiro deles. Não concordo muito, pois segundo alguns desses órgãos, o campeonato argentino aparece em segundo lugar e eu não posso(ou seria não quero) crer que a Argentina, no momento, esteja um nível acima do Brasil nesse quesito. Com muita boa vontade, poderíamos considerar os níveis até em patamares parecidos, mas continuo achando e dizendo que o campeonato brasileiro está à frente do campeonato de "los gringos".
Independentemente da escala apresentada por esses órgãos quanto à aferição dos diversos campeonatos nacionais do mundo, torço para que a performance do Coritiba em cada jogo do brasileirão 2012 seja dentro do patamar que foi apresentado diante do time cruzmaltino. E se for para variar, que varie para acima disso ainda. Vamos torcer.
O próximo adversário é perigoso, é matreiro e possui em seu elenco, jogadores que podem desequilibrar uma partida em um ou outro lance, mas o Coritiba, pode, se manter o rendimento do último jogo, vencer a raposa no Couto Pereira e com os três pontos conquistados diante do time alviceleste, ir para cima do Figueirense com moral elevado e com a auto-estima recuperada, podendo assim, apresentar confiança dentro das quatro linhas e sair vez por todas, da condição incômoda que ainda se encontra.
Como disse, não podemos nos basear em apenas um jogo num campeonato como o brasileiro, mas a produtividade que o Coritiba conseguiu ter diante do Vasco, cria uma expectativa positiva. Se o Campeonato Brasileiro não fosse assim, tão difícil, o Coxa não estaria 27 anos sem conquistá-lo em uma nova ocasião, ou não teria visitado a SEGUNDONA, tão temida, em dois momentos, num curto espaço de tempo.
Obviamente que o nosso Coxa precisa fazer muito(e bota muito) no Brasileirão que transcorre, mas fomos dormir contentes e acordamos esperançosos.
A HORA EXATA DA REAÇÃO é exatamente agora, antes do término do primeiro turno, para que se inicie o segundo turno com alguns pontos de vantagem sobre a turma lá debaixo.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)