Pela primeira vez no brasileirão 2013, o Coritiba não terá o melhor jogador, o melhor atleta, o craque, o gênio, o ídolo, o homem "ALEX". Não tem como dizer que o Menino de Ouro que entra em campo pensando que ainda tem 10 anos de idade e que a toda partida faz das suas travessuras a favor do alvi-verde e que veste o manto sagrado com amor, honra, alegria e desfila no campo, como se em uma passarela realmente estivesse, não fará falta. Alex fará falta sim e muita falta.
Além de Alex, o Coritiba não terá mais uma vez, Deivid. Deivid, mesmo naquelas partidas em que não está tão bem é daqueles jogadores que preocupa o adversário e fará falta também, novamente.
Junior Urso um exímio marcador ficará de fora mais uma vez também. Urso não possui o dom do toque refinado, mas é dono de um preparo físico excepcional, uma força física acima da média.
Iberbia que ainda não está no melhor de sua forma e encontra-se sem ritmo de jogo. Isso sem falar no tempo de adaptação. Não é fácil para ninguém sair de um país para outro. O tempo de adaptação deve ser considerado. É mais um que fica de fora do jogo frente ao Cruzeiro.
Geraldo, suspenso, em função de ter recebido o terceiro cartão amarelo, não viajou e é outro que não estará em campo.
E para complicar um pouco mais, o Diogo também não está 100%.
Quer dizer, o Coxa vai encarar a Raposa, com desfalques.
Diante desse panorama, entendo eu, o esquema a ser imposto nessa partida deverá ser outro. Não que o time deva entrar em campo apenas para se defender, mas que algumas precauções maiores terão, necessariamente, que se fazerem presentes, isso terão.
Um time para buscar brigar por um título nacional via campeonato brasileiro, não pode depender apenas de 11, 12, 13 ou 14 atletas. É preciso contar com um elenco numeroso e com qualidade. Quanto a isso não estou preocupado, pois sei que hoje o Coritiba possui atletas em seu elenco, que podem imprimir um bom ritmo e fazer com que a equipe desenvolva um futebol objetivo em qualquer partida.
O Cruzeiro é uma equipe forte, possui um elenco de bom quilate e ainda tem a seu favor, o velho conhecido Marcelo Oliveira e seu auxiliar técnico, Cleocir dos Santos, o Tico(a quem conheço a anos e anos - jogamos juntos no júnior do Coxa lá pelos idos de 1979), e se isso não bastasse, terá dentro de campo alguém que já vestiu o manto sagrado por aqui, Everton Ribeiro que é um atleta de qualidade. Os três conhecem e muito bem o Coritiba, quem é o Coxa e logicamente vão tentar tirar proveito de todo esse conhecimento.
Mesmo com tanta coisa, que a princípio pode contar desfavoravelmente, sem considerar ainda que o jogo é na casa da Raposa, eu acredito que o Coritiba pode trazer de Minas Gerais um bom resultado.
Não dá para entrar com o pensamento e com o objetivo único de segurar o empate, mas se o empate acontecer por circunstâncias da partida, será um bom resultado.
Devido ao momento penso que o Coritiba deve povoar o meio de campo. Não sei o que está se passando na cabeça dos membros da Comissão Técnica alvi-verde, mas eu estou vendo desse modo.
Assim, eu mandaria a campo, na décima primeira rodada do brasileirão 2013, o seguinte "11":
Vanderlei, Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo(Escudero), Willian, Gil, Robinho, Botinelli, Lincoln e Arthur
Chegou a "Hora de mostrar a força do elenco".
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)