Faltam algumas horas.
Dentro de algumas horas terá início o último jogo da Copa do Brasil.
Essas algumas horas que faltam para termos a definição do CAMPEÃO, é um espaço para análises e reflexões.
Tudo o que poderia ter sido feito dentro das quatro linhas, a essa altura, já foi feito, e esse pré-jogo serve para refletirmos o que aconteceu até aqui num campeonato que leva o primeiro colocado à Libertadores da América em 2013.
O Coritiba de um lado foi eliminando um a um os adversários que apareceram à sua frente. E do outro lado, o Palmeiras fez o mesmo.
De todos os adversários que o nosso Coxa enfrentou pela Copa do Brasil, o mais forte, foi, sem dúvida nenhuma, o São Paulo. Na primeira partida da semi-final perdemos, mas na segunda, nos recuperamos e estamos na grande final da Copa do Brasil pela segunda vez consecutiva.
O Palmeiras também foi eliminando um a um seus adversários, e dentre eles, eliminou nossos co-irmãos paranaenses. Mas, sem dúvida nenhuma, o adversário mais difícil do Palmeiras foi o Grêmio. O que nenhum Coxa-Branca quer é mais um vice, mas caso isso ocorra o Palmeiras será Campeão vencendo três equipes paranaenses durante o campeonato.
Nossos corações, nossas almas estão inquietas e movidos pela emoção, queremos e afirmamos que o CORITIBA FOOT BALL CLUB será o Campeão da Copa do Brasil 2012.
Mas, nossa razão está a nos puxar a orelha e aí nos damos conta que a coisa não é tão simples e tão fácil assim.
Numa final, reverter um 2 X 0 contrário, realmente não é fácil.
Isso não quer dizer que essa é uma missão impossível. É perfeitamente possível reverter esse quadro. Pelo primeiro tempo que o Coritiba realizou em São Paulo, podemos afirmar isso sem medo. Ah...se tivéssemos feito naquele primeiro tempo primoroso pelo menos um golzinho. Na minha concepção, tenho plena certeza que se tivéssemos ido para os vestiários, no intervalo, com vantagem mínima de 1 X 0, enfiaríamos uma goleada no alvi-verde paulista. Mas, como no futebol o "SE" não joga, o capítulo foi outro e o primeiro final, infelizmente não nos agradou.
Seguindo esse raciocínio, entendo que se hoje fizermos o primeiro gol até os 15, 20 ou 25 minutos do primeiro tempo, metemos 4, 5 ou 6(SEIS) no Palmeiras. Quem sabe não revivemos o jogo do ano passado pela Copa do Brasil onde surpreendemos o "MUNDO" com aquela magnífica goleada de 6(seis)...? (E o Felipão em...vocês viram a cara dele durante aquele jogo...o Marcão, na época, goleiro do verde de lá, não sabia o que dizer)
Quem pode afirmar categoricamente que aquele placar que nos favoreceu amplamente na Copa do Brasil do ano passado não pode se repetir em 2012?
Eu não me arriscaria a dizer que isso acontece apenas uma vez em cem anos.
O Futebol nos prega peças que às vezes nós não imaginamos que esse ou aquele fato possa acontecer ou se repetir. Mas futebol é futebol minha gente.
Eu adoro futebol, e minha vida não teria graça nenhuma sem ele. E, tenho certeza que muitos brasileiros pensam assim como eu e respiram futebol.
Escolhi o Coritiba como meu time de coração e tenho uma simpatia muito grande pelo Operário de Ponta Grossa(quando por lá joguei fui muito respeitado). Como escolhi o Coritiba como meu time predileto, sei lá porque...ou melhor...sei sim. Quando completei 4 anos de vida ganhei de presente de um tio, uma bola, uma camisa, um calção e uma meia do COXA. Foi exatamente, à partir daquele momento que me tornei Coxa-Branca. De lá prá cá passei a admirar as cores alvi-verdes e passei a ter dois sonhos, que graças à Deus realizei. O primeiro eu teria que realizar, já o segundo, se desse para realizar seria lucro. O primeiro sonho era vestir o manto sagrado oficial do Coritiba dentro das quatro linhas em pelo menos uma partida profissional. O segundo sonho era jogar no Maracanã, um estádio que me fascinava. E, por essas coisas que a gente não sabe explicar muito bem, realizei não só os dois sonhos, mas também tive a honra, a glória, a alegria e a felicidade de ter feito parte do Elenco Campeão Brasileiro de Futebol em 1985. Deus foi e é muito bom comigo. Vesti a camisa profissional do time que amo, joguei no Maracanã vestindo a camisa do time que amo e ajudei meu time de coração a se sagrar Campeão Brasileiro de Futebol, sendo o primeiro time paranaense a conseguir essa façanha.
Minha vontade hoje era estar dentro do campo ajudando o Coritiba a reverter o quadro. É, mas o tempo passou e do alto dos meus 50 anos isso não é mais possível. Mas, de algum modo eu sempre quero colaborar.
E a minha colaboração começa por aqui. Solicito a todos os torcedores do alvi-verde mais belo do Brasil e do Mundo, que aconteça o que acontecer, continuem apoiando o Verdão do Alto da Glória. Se vencermos, revertendo o quadro, comemoraremos, se vencermos, mas não levarmos o caneco ou até mesmo, se não vencermos, empatarmos, ou tivermos mais um revés, não vamos vaiar. Afinal de contas estar na Final da Copa do Brasil por duas vezes consecutivas não é para qualquer time.
É óbvio que o título será melhor, mais prazeroso e nos lavará a alma, mas nem sempre as coisas na vida, acontecem como queremos. E no futebol não é tão diferente assim.
Dá-lhe COXA!
Força VERDÃO!
Você é CAMPEÃO!
Saudações Alvi-Verdes!!!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)