Já faz algum tempo que todos observaram que o elenco atual do Coritiba não é e não está à altura para os níveis de disputa de um Campeonato Brasileiro.
Durante o Campeonato Paranaense já se notou que o elenco era carente de jogadores mais qualificados em algumas posições. Se o elenco já era carente para as disputas do regional, imagine para as disputas do Campeonato Brasileiro?
O Coritiba vem já a algum tempo, efetuando trocas de técnicos. Marcelo Oliveira chegou à duas disputas consecutivas das finais da Copa do Brasil e fez com que o Coxa se tornasse o clube mais vitorioso do mundo, em se tratando de vitórias consecutivas e sucessivas. Mas, foi preciso mudar. Marcelo Oliveira se foi e aí vieram Marquinhos Santos, Péricles Chamusca, Dado Cavalcanti e atualmente o técnico do Coritiba chama-se Celso Roth.
E quando o Coritiba trouxe Roth, também engatilhou um Gerente de Futebol de nome Anderson de Barros, sem falar nos auxiliares técnicos. O Coritiba dispõe de um Preparador Físico à nível de Seleção Brasileira, e não nominaremos os demais Preparadores Físicos. O Coritiba também possui um Preparador de Goleiros que serve atualmente à Seleção Brasileira. E até o presidente do Coritiba é o Chefe da Delegação que buscará o Hexa-Mundial.
Mas e o elenco do Coritiba Foot Ball Club? Trouxeram todos esses profissionais para integrar a Comissão Técnica do Coritiba, mas esqueceram que quem joga, quem entra em campo, quem materializa aquilo que é planificado fora das quatro linhas são os jogadores.
Sem atletas de qualidade, time nenhum, nenhum clube e "Elenco Algum" vai fazer boa campanha no Campeonato Brasileiro.
No Campeonato Brasileiro, sabe-se de antemão que apenas um time não consegue manter o padrão em níveis elevados. Contusões acontecem, suspensões ocorrem e a própria realidade atual do futebol, faz com que, em pleno andamento de campeonatos, jogadores se desliguem do clube e vão integrar outros elencos, no país e no exterior. Por isso e muito mais, se faz necessário, se ter um elenco compacto com 2 atletas por posição de boa qualidade e em algumas posições, é aconselhável se ter até 3 atletas de bom nível.
Infelizmente não foi o que aconteceu com o Coritiba nos últimos anos. Vários atletas de boa qualidade foram, um a um, deixando o elenco e as reposições efetuadas não atenderam os anseios de um clube que precisa de jogadores de bom nível, sempre.
Não gosto muito da forma que Roth monta seus times. As estratégias de Celso Roth são sempre voltadas mais para o setor defensivo. Fazer uso de 3 volantes é o trivial no trabalho de Roth. Ontem ele entrou com 3 zagueiros, mas vinha atuando sempre com 3 volantes. Você pode até fazer uso de 3 volantes ou de 3 zagueiros, mas é necessário, nesses casos, ter jogadores de velocidade e com certa técnica na frente e pelos lados do campo. Se não tiver esses jogadores velozes, rápidos e com alguma técnica na frente e nos lados do campo(Alas) esse(s) esquema(s) jamais irá(ão) funcionar.
Celso Roth tem no elenco um Atleta rápido, veloz, pelo lado do campo. Chama-se Reginaldo, mas até aqui Celso Roth não lançou mão da utilização desse jogador.
Peripécias de Celso Roth à parte, não gosto de escrever o que vou escrever agora e evito isso ao máximo, já que os atletas leiem o que por aqui escrevemos e isso pode contribuir negativamente, conturbando mais ainda a cabeça dos atletas. Mas, infelizmente, o Elenco Atual do Coritiba Foot Ball Club é "fraco".
Será que depois da Copa do Mundo o Coritiba terá condições, com outros jogadores, de reverter o quadro?
Será que existem jogadores ou existirão jogadores disponíveis no mercado, após a Copa do Mundo, que possam vir e resolver o problema, ou melhor, os problemas, porque são muitos?
Infelizmente pessoal, mais uma vez, Segundona à Vista. Sete Rodadas já disputadas. Vinte e Um Pontos disputados. E o Coritiba não venceu uma partida sequer. E dos 21 pontos já disputados o Coxa marcou apenas míseros "4" pontos. Quatro Pontos oriundos de 4 empates. E para o desespero da Nação Coxa-Branca, em 7 partidas jogadas, o Coritiba colecionou 3 derrotas. Não me lembro do Coritiba, em todos os Campeonatos Brasileiros que disputou, ter realizado campanha tão pífia, tão decepcionante.
O Coritiba só não é o lanterna do Campeonato porque existe um time chamado Figueirense. Detalhe: até o lanterna do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014 já venceu pelo menos 1 partida. Se o Coritiba perder para o Criciúma na próxima rodada(o que não dá para ser descartado em razão do que temos presenciado) e o Figueirense empatar seu próximo confronto, o lanterna será o Coxa. O Figueirense passará a ter os mesmos míseros 4 pontos do Coritiba, porém o time de Santa Catarina já tem uma vitória e esse critério empurrará o alvi-verde paranaense para a vigésima colocação.
É triste, é sofrível e é até inadmissível, mas o Coritiba está literalmente "mal das pernas".
Mesmo assim, Saudações Alvi-Verdes!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)