O Campeonato Brasileiro de 2013 sequer chegou ao final de seu primeiro terço, mas muita coisa já aconteceu nessas sete rodadas iniciais. Uma delas é de que, jamais, em um campeonato brasileiro por pontos corridos, o Coritiba esteve na liderança. O Coritiba foi líder, saiu da liderança e a recuperou. O Coritiba, após 7 jogos já realizados continua invicto. Aliás, é bom que se diga, que o Coxa é o "único" invicto, até aqui, entre todos os 20 integrantes da Série A. E é de bom grado que se observe que o Coritiba possui a segunda melhor defesa da competição. Como vemos, o brasileirão de 2013 é um campeonato diferente de todos os demais. E não o é, apenas porque o Coritiba comanda o pelotão de frente. Nos demais campeonatos brasileiros por pontos corridos, já nas primeiras rodadas, 3 ou 4 equipes desgarraram na classificação e se distanciaram significativamente dos demais competidores. Em alguns brasileiros por pontos corridos, já aconteceu de duas equipes se desvencilharem com sobras dos demais times e já teve época que apenas uma única equipe livrou bons corpos de vantagem sobre os outros clubes. Como vemos, o brasileirão de 2013 é um campeonato diferente, está sendo um campeonato diferente de todos os outros já disputados "por pontos corridos". Essa diferença não ocorre por acaso. O equilíbrio entre os participantes está pautando a disputa. E nesse equilíbrio, que pode ser momentâneo(e tomara que não seja), o Coritiba, até aqui, vai levando vantagem.
Daqui para frente, o bicho vai pegar, usando o linguajar popular. Quem puder mais chora menos.
E é exatamente nisso que estou pensando, cá com meus botões, e ponderando que a hora é agora. Não é lá pela vigésima rodada ou lá pela trigésima quinta volta do ciclo de jogos do brasileirão que a hora vai chegar. A hora já chegou e a hora é agora.
Em um campeonato de pontos corridos, qualquer ponto conquistado, seja na primeira rodada ou seja na vigésima quinta batida ou lá pela trigésima segunda tilintada, é de suma importância, é de fundamental valia.
Dos 21 pontos disputados até aqui, o Coritiba conseguiu abocanhar 15 pontos. É algo extraordinário. Alguns podem dizer ou achar, Elizeu, você está exagerando. Digo, de antemão, que não estou de modo algum exagerando. Deixar de faturar apenas 6 pontos em 7 jogos é sim, algo importantíssimo.
Ocorre que o Coritiba já conquistou esses 15 pontos. Foram importantes? É óbvio que foram significativos e por isso o Coxa é o líder e está invicto, sendo dono da segunda melhor defesa do campeonato em curso. Acontece que essa etapa passou. É preciso pensar grande. É necessário que se haja de forma grandiosa. Para isso, não dá para ficar vivendo em devaneios e sonhar apenas. É condição imperativa que se continue agindo. O que é esse continuar a agir? É seguir a escalada, pontuando.
A partir de agora, não se enganem, mesmo que alguns tentem desvalorizar a campanha alvi-verde, o foco, o vislumbre é e será o Coritiba. Quem for jogar contra o Coxa vai vir com tudo, querendo tirar a invencibilidade do Verdão. Assim, é preciso que o Glorioso entre preparado para isso, na próxima rodada e em todas as outras sequenciais.
Chegou a hora de entrar com Sangue nos Olhos. Jogar bem, praticar um bom futebol, fazer a jogada plástica, aquela que levanta a torcida, é bom, claro que é bom, é gostoso. É ótimo, é muito bom, empolga. Mas acho que o que importa agora é pontuar. Rodada a rodada ir acumulando pontos. Mas e essa tarefa de pontuar rodada a rodada será fácil? Lógico que não.
Não é preciso fazer jogada plástica, bonita, dar caneta, chapelar, fazer gol do fantástico, pedir música. O que precisa é entrar determinado em campo, com aplicação, com atenção, ligadaço. É assim que o Coritiba precisa enfrentar a rapaziada boa de bola do Santos. Eles vão querer tirar onda do Coxa. Só que se o Verdão entrar com o Sangue nos Olhos, nem surfista vai conseguir ficar em cima da onda, na crista da onda, que dirá os meninos do Peixe.
Com sangue nos olhos, com raça, com atitude, arrisco dizer que nem o Messi dança tango ou bolero dentro de campo. Aquela marcação ferrenha, aliada a inteligência, priorizando a posse de bola, fará do Coritiba, um Coritiba verdadeiramente Campeão.
O Coxa não está na liderança por acaso, como alguns estão pregando por aí. Tenho plena certeza disso. O Coritiba está na liderança por merecimento. E esse merecimento só terá sequência, daqui para frente, se o time, se o elenco, se o grupo, capitaneado por Marquinhos Santos e Tcheco, imprimir o jogo embalado por uma estirpe mais forte ainda, a estirpe do Sangue nos Olhos. É assim que o Coritiba vencerá o Campeonato Brasileiro de 2013. Com Sangue nos Olhos. De nada adianta, drible prá cá, drible prá lá, jogada de craque, sem o elã da alma, sem o Deus da Raça em campo. E o Deus da Raça pode comparecer em cada um dos 11 atletas em campo, em todos aqueles que fizerem parte do banco de reservas e inclusive naqueles atletas que ficarem de fora do banco de reservas, mas que fazem, efetivamente, parte do grupo.
Vamos lá Verdão. Vamos lá Coritiba.
"Com Sangue nos Olhos".
E na próxima rodada, com "Sangue nos Olhos", a garotada santista vai ficar perplexa e não vai desfilar na avenida.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)