O jogo do Coritiba contra o Santos, o próximo, válido pela oitava rodada do campeonato brasileiro de futebol do ano de 2013, não será fácil, como todos, até aqui, não foram fáceis. Aliás, no brasileirão não existe jogo fácil.
O time do Coxa precisa entrar de maneira equilibrada em campo. Jamais ficar só defendendo ou só atacando. A retaguarda alvi-verde é, até o momento, a segunda melhor defesa do campeonato. O Coritiba tem tomado poucos gols. Salvo o jogo contra o Flamengo, em que duas bolas entraram na rede coxa-branca, nos demais jogos, o Coritiba tomou apenas 1 gol e em outros nenhum. Assim, o sistema defensivo vai indo bém.
Desta forma, entendo que não existe porque mudar o esquema de jogo, só porque o Peixe conquistou três vitórias nas últimas três partidas que realizou. Iberbia está aí e já consta no "BID", mas não é por isso que tem que entrar jogando. Ele está indo muito bem nos treinamentos, principalmente nos coletivos, mas para que se tenha um grupo realmente forte e unido, é preciso que se tenha coerência. Diogo Goiano não está sendo aquele "primor" de jogador, mas está dando conta do recado e no Atletiba, na minha opinião, foi bem. Assim, entendo que a Comissão Técnica deve ponderar os prós e os contras de mexer na retaguarda coxa-branca. Émerson já atuou, mas Chico está jogando uma monstruosidade, chega firme na jogada, não titubeia e os atacantes adversários estão tendo muita dificuldade em conseguir sucesso por ali. Assim, Chico, na minha ótica, deve continuar sendo o titular e Émerson aguardar uma oportunidade.
Victor Ferraz naquele jogo contra o Flamengo fez uma jogadaça no segundo gol coxa-branca e depois deixou a bola a caráter para Alex chegar batendo. O forte do Victor Ferraz decididamente não é defender e sim apoiar. Por enquanto, está dando certo. De Leandro Almeida não precisamos falar. Não foi lá muito bem contra o Flamengo, mas talvez tenha sido o único jogo em que ele não rendeu tão a contento assim.
Com esse panorama, eu escalaria a mesma defesa que atuou nos últimos jogos, ou seja, Vanderlei, Victor Ferraz, Leandro Almeida, Chico e Diogo.
Alguns dizem que o meio de campo do Glorioso fica muito desguarnecido quando jogam juntos Robinho, Botinelli e Alex. O forte dos três, seguramente, não é marcação. Junior Urso é um trator e é um dos atletas mais privilegiados fisicamente no elenco coxa-branca e quem sabe entre todos os 20 elencos que competem no brasileirão. O forte do Urso não é construção de jogadas, mas vez por outra ele aparece na frente concluindo. Isso se deve ao fato dele ter toda essa volúpia física. Só que as conclusões do J. Urso, obviamente que não serão iguais as conclusões do Alex, do Botinelli ou até mesmo do Robinho. Todos os atletas possuem pontos fortes e pontos não tão fortes assim.
Como até aqui, a coisa vem dando certo, eu também não mexeria na meiuca, neste momento.
No ataque, pela experiência que possui, e a preocupação que traz aos adversários em função do nome que tem, Deivid ainda deve continuar sendo o titular. Mas Keirrison vem vindo aí. A única substituição que eu faria na equipe que iniciou o Atletiba seria a entrada de Geraldo no lugar de Everton Costa.
Existe a possibilidade de Gil entrar jogando. Se Gil entrar, teria que ser ou no lugar de Robinho ou no posto do Botinelli. Eu não iria preterir Geraldo neste momento, para encorpar mais o meio-campo alvi-verde.
O Coritiba pode até jogar com o Gil. Mas Gil seria o companheiro de Junior Urso na marcação. Se Gil entrar e Geraldo não, entendo que estaríamos chamando o time do Peixe para o nosso campo. Um time precisa ter alguém que chame o jogo na frente. Geraldo, com certeza, desafogaria um pouco a cozinha e seria até uma ótima opção para o contra-ataque.
O Coritiba precisa jogar para vencer sempre, mas às vezes o empate não é ruim.
Contra o Santos, na Vila Belmiro, o empate não é ruim para nenhuma das outras 19 equipes que disputam o brasileirão e é óbvio que, para o Coritiba, ainda mais no atual momento, o resultado de igualdade no marcador, caso ocorra, também não será ruim.
Mas que fique um alerta: um time jamais pode ou deve entrar em qualquer jogo, para empatar.
No brasileirão atual, o Coritiba pode perfeitamente vencer ao Santos na Vila Belmiro sim e isso não será surpresa para ninguém.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)