Não é preciso dizer que o Atletiba é um jogo diferente.
Muitas vezes uma das duas equipes vinha mal das pernas antes de diversos Atletibas e o time que vinha mal venceu o clássico e o panorama se modificou, inúmeras vezes, para melhor, com a vitória nesse que sempre foi o maior jogo do estado do Paraná.
Os ânimos antes, durante e depois do clássico são diferenciados. Quem vence fica empolgadíssimo e quem perde fica cabisbaixo.
O clima de um clássico faz pulsar em cada torcedor, em cada jogador, em cada diretor, em cada funcionário dos clubes, em cada técnico, em cada preparador físico, em cada auxiliar técnico e até em cada gândula, uma batida muito mais forte do que um Coritiba X Prudentópolis ou um Atlético X Nacional, por exemplo, com todo respeito às duas cidades do nosso interior.
Atletas que se encontram meio desacreditados e realizam um excelente Atletiba, percebem que a coisa se modifica e muito, com uma bela atuação no clássico.
Essas e outras particularidades, ocorrem em Atletibas.
O Coritiba vem de uma derrota e o oponente vem de duas vitórias consecutivas. Será que isso é parâmetro para afirmar quem é o favorito nesse clássico especificamente? Obviamente que não.
Esse clássico em particular, nesse momento, não tem favorito.
Quem vencer vai se agigantar e o perdedor deixará o gramado cabisbaixo, entristecido e o ambiente ficará pesadíssimo.
Quem ganha um Atletiba, normalmente recebe elogios e quem perde, críticas e mais críticas.
A importância de vencer o Atletiba do próximo domingo é muito grande. O impulso para se chegar ao título do Campeonato Paranaense de Futebol em 2015 estará dado.
O Londrina está muito bem no campeonato, assim como o J. Malucelli, mas tenho cá pra mim, que o vencedor do clássico, vai ter uma injeção de ânimo enorme e poderá levar o caneco do Paranaense. É cedo ainda, claro que é muito cedo para se afirmar categoricamente isso, pois será somente a 5ª Rodada que estará apenas sendo concluída, mas o psicológico, na minha opinião influenciará a caminhada de cada time no restante do campeonato, positivamente ou negativamente.
Com base no que, alguém pode afirmar que o Campeão Paranaense de 2015 sairá desse próximo clássico Atletiba? Apenas uma leve intuição minha, só isso.
Só por favor, não vão me tirar o Rafhael Lucas da equipe.
Atenção Coritiba: a bola da vez é vencer o clássico. Como? Nessas alturas nem interessa como. Se vai vencer jogando bem ou até não jogando tão bem assim, mas vencer é e será fundamental.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)