Na semana do clássico, novidades pintam e podem se materializar. Atletas chegam, outros retornam e alguns se contundem.
A tônica do futebol é essa mesmo.
Emerson já retornou ao campo de jogo em função da contusão do Chico ocorrida frente ao Flamengo. Chico é um obstinado, determinado e aplicado. Tive dois técnicos nas categorias de base do Coritiba que um dia me ensinaram que eu devia ir pra bola como se fosse um prato de comida. Não posso me furtar de revelar quem foram essas pessoas, quem foram esses profissionais. Esses dois técnicos que tive chamam-se Bugrão e Sizico. Krueger que deu aulas e aulas jogando futebol, me ensinou posicionamento, malícia e a matreirice que ele desempenhava em campo, além da rapidez e inteligência que o Flecha Loira tinha. Ele me passou todos esses detalhes. Eu fui um jogador mais técnico e esses ensinamentos de Krueger e de Paulo Vechio(quando ainda era menino e atuava pelo Bamerindus ao lado de J. Maria, Tato, Leomir, Paulo Roberto, Ike, Toninho e muitos outros) me ajudaram e muito, mas mesmo eu sendo um jogador mais técnico, aprendi com Bugrão e com Sizico que eu também tinha que auxiliar na marcação no meio de campo. E esse lado do Chico é que me fez lembrar de tudo isso. Chico vai pra bola como se fosse um prato de comida. Chega junto, divide, briga, luta, cabeceia e não tem bola perdida. Mas porque falando de Chico me lembro disso tudo?
Simples: Chico não é um atleta tão técnico, mas se supera pela determinação, pela obstinação e aplicação dentro de campo e vai pra bola como Sizico e Bugrão pregavam. Pra Chico não tem bola perdida e ele vai em todas como se fosse um prato de comida. Esse fato me fez voltar no passado.
Já, Emerson é um pouco diferente. É outro estilo. Mas tanto Chico, quanto Emerson, hoje podem ser titulares do Coritiba. Emerson está voltando agora, ainda um tanto quanto sem ritmo de jogo, sem embocadura, como dizem no linguajar popular da bola. Leandro Almeida não reeditou contra o Flamengo suas muitas atuações de destaque que teve até aqui no Coritiba. Leandro Almeida que se cuide(tomara que ele volte a ser o grande Leandro Almeida de outras ocasiões, agora no Atletiba), pois Chico e Emerson podem formar uma zaga de respeito. Ou quem sabe, a zaga não pode ser formada por Leandro Almeida, Chico e Emerson. Em algumas etapas, pode que o Coxa precise jogar com 3 zagueiros. O Coxa está muito bem servido na cozinha. Mas como disse, Leandro Almeida contra o Flamengo não foi o mesmo Leandro Almeida de tantas e inúmeras partidas anteriores.
Iberbia está vindo aí. Diogo Goiano não deslanchou mas também não comprometeu e vem fazendo o arroz com feijão e pode perfeitamente ser mantido na equipe. Ocorre, que segundo alguns, Iberbia é melhor que Sorin(lembram daquele lateral esquerdo(Ala) que marcou época no Brasil? - ele apareceu mais no Cruzeiro). Se Iberbia for tudo isso mesmo, então enfia a jaqueta 6 nele e deixa o cara mostrar. Vamos aguardar para ver se o papo que está circulando por aí procede mesmo.
Por fim, Keirrison começa a aquecer as turbinas. O K9 já ajudou muito o Coritiba e o Coritiba auxiliou muito ele e continua auxiliando até hoje. O rapaz já tentou voltar a bater a sua bola profissionalmente, após várias contusões, mas até aqui, nas tentativas de retorno que teve, ainda não foi feliz. Vamos torcer para que emplaque novamente vestindo a camisa coxa-branca. Se Keirrison não vier a se contundir novamente(rezemos por isso) e adquirir ritmo de jogo, não tenho nenhuma dúvida de que ele pode contribuir decisivamente no decorrer do campeonato brasileiro.
Time que quer ter sucesso no campeonato brasileiro precisa ter elenco. Time que tem apenas 11, 12, 13 ou 14 atletas em condições de atuar a contento, não chega muito longe no brasileirão. Pelo visto, parece que o Coritiba quer almejar algo mais em 2013. Se tudo transcorrer da forma que estou imaginando e que a Diretoria e a Comissão Técnica idealizam, parece que teremos coisas boas para frente. Que Emerson e Keirrison voltem bem e que Iberbia mostre em campo o que estão falando dele nos papos por aí.
Clássico sempre foi Clássico, é e sempre será Clássico. Inúmeras vezes presenciamos um dos times, teoricamente mais fraco, num jogo desses, se superar e surpreender. Atualmente o Coxa está melhor que o Trétis e ninguém tem dúvida a respeito disso. Os números mostram isso. Enquanto o Coritiba ainda não perdeu, venceu três e empatou três, sendo o único invicto entre os 20 competidores, estando no posto de vice-líder, superando adversários de peso como Atlético Mineiro, finalista da atual Libertadores da América e Fluminense, atual campeão brasileiro de futebol, o rival sequer conseguiu vencer jogos em que foi o mandante e ocupa o posto de penúltimo colocado da competição, sendo o vice-lanterna. Que a sina de time que está em piores condições não apareça no próximo domingo. O Coxa tem que sufocar e não deixar que o adversário tenha vida fácil ao tentar sair para o jogo.
Será que isso tudo é parâmetro para dizer que o Coritiba já é o virtual vencedor do clássico que acontecerá na sétima rodada do campeonato brasileiro de 2013? Obviamente, que pelos contornos que cercam uma partida dessas, o real vencedor só pintará após o apito final do árbitro. Aliás, a CBF agiu com coerência e grande felicidade, escalando o pessoal do estado do Paraná para trabalhar no apito. E nós paranaenses, precisamos, mais do que nunca, entender o trâmite disso. Vamos torcer para que a arbitragem paranaense tenha uma boa performance no clássico caseiro. E que os profissionais da arbitragem escalados agarrem essa oportunidade com unhas e dentes, e aproveitem positivamente.
No mais, o clássico se aproxima, a sétima rodada do campeonato brasileiro 2013 está cada vez mais próxima. É necessário que o Coxa entre em campo com determinação, aplicação, muita garra, bem posicionado e com muita inteligência. É e será um jogo diferente de todos os outros seis que tanto Coritiba como Atlético realizaram até aqui no Campeonato Brasileiro. Disso não tenho nenhuma dúvida, porque sei como funciona e em que clima as coisas transcorrem em jogos como esse e que, mais uma vez, balançará o próximo domingo dos paranaenses.
Boa Sorte Coritiba!
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)