Se a situação do Coritiba não estivesse péssima, os últimos três resultados poderiam ser considerados bons. Uma vitória contra o Grêmio nos Pampas, um empate(mesmo em casa) contra o Corinthians que está no pelotão de frente do Brasileirão, e um novo empate contra o Fluminense no Maracanã, são resultados não muito fáceis de serem conseguidos normalmente, contra essas três equipes.
Ocorre que a pontuação coxa antes da Copa do Mundo foi simplesmente horrível, decepcionante e isso comprometeu totalmente a campanha alvi-verde no atual brasileirão. Para completar, o retorno após a Copa, também continuou sendo péssimo. Uma derrota contra o Figueirense em pleno Couto Pereira e uma nova derrota frente ao Botafogo estão fazendo parte do momento péssimo coxa-branca.
O Coritiba não jogou mal contra Grêmio(tanto que venceu), Corinthians e Fluminense e de 9 pontos disputados marcou 5. Considerando apenas esses últimos 3 jogos a pontuação positiva estaria acima de 50%.
Ocorre que a fraquíssima campanha anterior a essas 3 partidas, não pôde ser recuperada, mesmo com os bons resultados nas 3 últimas rodadas. E para piorar a situação, os adversários próximos na classificação, venceram na 14ª rodada e isso fez com que o Coritiba seja o atual "l a n t e r n a" da competição.
E não tem como justificar a posição atual do Coritiba na tábua de classificação. Não existem argumentos para amenizar a coisa. Não há desculpa que possa colocar algum pano quente no atual momento coxa-branca no Campeonato Brasileiro de Futebol 2014.
Talvez a única esperança, se existir alguma esperança, é a produtividade da equipe nesses últimos 3 jogos e a pontuação conseguida nas últimas 3 rodadas, porém, como frisamos, foi algo insuficiente para retirar o Coritiba da Zona de Rebaixamento. O Coritiba não só continua na ZR, como além disso, passou a ser o "l a n t e r n a" da competição.
Figueirense, Bahia e Flamengo venceram na rodada e passaram a enxergar o Coritiba no retrovisor. O Figueirense ainda conseguiu sair da ZR com a vitória sobre a Chapecoense e colocou o Botafogo na temida Zona.
Na próxima rodada acontecerá mais um Coritiba X Flamengo. A próxima rodada tanto para o Coritiba quanto para o Flamengo pode ser considerada uma super decisão. Quem perder vai piorar ainda mais o que já está péssimo. A seu favor o Coritiba tem o fato de jogar em casa. Mas isso atualmente pode ser considerado mesmo uma vantagem? O Coritiba tem perdido jogos que normalmente seriam "imperdíveis" como contra o próprio Figueirense e outro exemplo seria o Sport, em pleno Couto Pereira.
Ou o Coritiba reage no Brasileirão, vence o Flamengo ou ...
O Coritiba precisa entrar para vencer. Para isso, na minha opinião, Zé Love tem que entrar na sua posição, ou seja, como Segundo Atacante. E como os nossos Atacantes que poderiam ser considerados "Referência" não estão rendendo o que os chancelariam nessa posição, entendo que chegou a hora de lançar o garoto Douglas. Coloca o Douglas e vê o que dá.
Mas antes de tudo isso, o Coritiba tem o segundo compromisso contra o Paysandu, fora de casa, pela Copa do Brasil. Um empate ou até uma derrota pelo placar de 1 X 0 ou por dois gols de diferença, desde que o Coritiba marque na partida, credenciará o Coxa para continuar na competição.
A situação está periclitante, o momento é inquietante, isso para não dizer outra coisa. Nenhum torcedor gosta de ver seu time na Zona de Rebaixamento e muito menos na Lanterna.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)