O Coritiba mesmo fazendo uso em boa parte do primeiro turno, de estratégias que possibilitaram a utilização de diversos atletas e variando nas escalações em praticamente todos os jogos, conquistou o Primeiro Turno do Campeonato Paranaense de maneira invicta. A variação das escalações foi mais acentuada ainda nas primeiras 6 ou 7 rodadas. Isso mostra a fragilidade dos adversários em termos regionais.
Mesmo com todas as variações nas muitas escalações diferentes a cada jogo, o Coxa não conheceu, em 11 partidas, nenhuma derrota. Infelizmente o campeonato paranaense de 2013 está sendo disputado em níveis baixíssimos. Será que se existisse alguma equipe com um poderio um pouco melhor teríamos vencido o turno de modo invicto?
É óbvio que vencer e vencer de maneira invicta o turno é motivo de elogio e que algo foi feito para se chegar a conquista da primeira metade do paranaense na frente e até com certa folga, dando-se ao luxo de poder até empatar na última rodada. E mesmo jogando pelo empate o Coritiba venceu mais uma vez.
Parabéns CORITIBA FOOT BALL CLUB.
A parabenização tem que acontecer, o feito precisa ser valorizado e reconhecido, mas precisamos ter os pés no chão e saber que é preciso "muito mais".
Em 2012 a coisa em termos regionais, foi decidida nos pênaltis. Acho que em 2013 não serão necessários penais para se determinar o campeão. Parece que conforme tudo o que está ocorrendo, o campeonato paranaense já tem o seu campeão delineado.
No ano anterior faturamos o tri-campeonato paranaense e tivemos grandes dificuldades na disputa do campeonato brasileiro e nos livramos do suplício apenas na penúltima rodada do mesmo. Deixamos, mais uma vez, escapar pelo vão dos dedos a possibilidade de nos tornarmos campeões da Copa do Brasil. Em 2012 estava muito mais fácil de levantarmos o caneco da Copa do Brasil do que em 2011. Basta verificarmos que o campeão da Copa do Brasil em 2012, no transcorrer, acabou sendo rebaixado para a Série B. É bem verdade que nós também passamos raspando e nos livramos graças ao nível de algumas outras equipes que estiveram muito aquém do que se requer de um elenco que encara as disputas do campeonato brasileiro. Felizmente para nós.
Existem certos fatos que mesmo com a conquista do primeiro turno do campeonato paranaense 2013, precisam ser colocados em voga.
Existem muitos outros, mas faço questão de salientar apenas um e que talvez tenha sido um dos fortes motivos pelos quais não conquistamos a Copa do Brasil em 2012. É óbvio que não foi somente em função daquele motivo específico, mas o fato que vou citar fez o pêndulo do título da Copa do Brasil em 2012, inclinar-se para o alvi-verde paulista e não para o paranaense, ou seja, para o nosso glorioso alvi-verde.
Ontem Junior Urso tal e qual na Copa do Brasil saiu, mais uma vez, na cara do goleiro adversário e não soube concluir o lance. Sei lá o que ele pensou, mas ficou sem ação e não soube o que fazer. ALEX empurrou a bola do modo que tinha que fazer mesmo e deixou o Urso a caráter para estufar a rede adversária. Urso poderia chutar ao lado do goleiro com um simples toque, deslocando-o e não o fez. Pulou prá cá pulou prá lá, de modo totalmente indeciso e quando o goleiro deu o abafa, ele quis tentar o drible, mas aí já era tarde demais. Existem certos lances que não dá para ficar pensando na morte da bezerra e o golpe mortal precisa ser dado muito rapidamente, pois caso contrário se oferece chance de recuperação ao adversário. Foi o que ocorreu.
Naquele exato momento, naquela oportunidade de ouro perdida para fazer o 2 X 0 ontem, lembrei-me daquele fatídico lance da primeira partida da final da Copa do Brasil em 2012 em que o "MESMO JUNIOR URSO", não nos possibilitou a oportunidade de imobilizarmos o Palmeiras no campo deles. Será que se Urso tivesse feito aquele gol, o desfecho da Copa do Brasil 2012, não teria sido outro?
Existem outros fatos que a Comissão Técnica coxa-branca precisa notar e penso que Marquinhos Santos, Tcheco e Edison Borges já devem estar observando e ter observado, notando o que será melhor daqui para frente, visando não só a conquista invicta do paranaense 2013, mas principalmente o brasileiro na sequência, que ao meu ver será mais disputado ainda do que foi o brasileirão 2012.
Festejar cada conquista é bom e deve-se mesmo festejar, comemorar e aproveitar os momentos de vitórias no futebol. O primeiro turno foi conquistado de maneira invicta e isso tem que ser valorizado e reconhecido, mas como sabemos que daqui a mais alguns dias o "caldo nacional" será outro, bem diferente do nosso "caldo caseiro", faz-se necessário ir moldando o boneco com cabeça, corpo e membros muito fortes, para que "sustos" sejam evitados na continuidade.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)