Eu nao esperava e acho que pouca gente acreditava que a Portuguesa, mesmo jogando em casa, tivesse bala na agulha para vencer o Fluminense. E para minha surpresa e surpresa de muitos, a Lusa venceu.
Isso mostra mais uma vez que as equipes que disputam o campeonato brasileiro, nenhuma delas, está a anos luz na frente das demais. E dentre os 20 competidores, o Coritiba é, após a realizaçao de 5 rodadas, o líder. E para aumentar nossa esperança de sonharmos com um novo título do Campeonato Brasileiro, é o único invicto do certame.
Alguns dizem que eu estou equivocado e que jamais, na era de pontos corridos, o Coritiba possui qualquer possibilidade de conquistar um novo título nacional via Campeonato Brasileiro.
O elenco do Coritiba possui limitaçoes sim. Mas atualmente nenhum dos 20 competidores possui um elenco sem qualquer deficiência. O elenco do Galo possui um elenco forte, mas ontem perdeu para o Santos que nao está assim, digamos, tao forte.
Vários fatos vem acontecendo nesse Campeonato Brasileiro, rodada a rodada, que demonstram que esse será um Campeonato diferente de todos os demais disputados na era dos pontos corridos. Um dos exemplos disso e que já citei anteriormente é o fato de 3 ou 4 equipes nao terem livrado corpos de vantagem na classificaçao como em anos anteriores. O Galo tem o argumento de que está disputando a Libertadores, mas será que é só isso que está fazendo o Atlético Mineiro nao marcar pontos na tábua de classificaçao, sucessivos jogos? Nao foram apenas 1 ou 2 jogos. Já ocorreram 5 partidas e em campeonato de pontos corridos, qualquer ponto deixado de marcar, fará falta lá na frente, podem ter certeza.
Em campeonatos brasileiros disputados por pontos corridos, nunca, em tempo algum, o Coritiba foi líder do Brasileiro. Assim, nada mais do que justo que o Coritiba deguste, aproveite, desfrute e comemore a liderança atual, que permanecerá, pelo menos, enquanto a Copa das Confederaçoes estiver acontecendo. Diretoria, Comissao Técnica, Atletas e Torcedores alvi-verdes devem mesmo festejar o fato e valorizar isso em todos os sentidos.
A Diretoria e a Comissao Técnica do Coritiba, resolveram em comum acordo, dar uma folga para os atletas e eles voltam aos treinamentos semana que vem. Já tem gente criticando isso. Existem os dois lados para interpretar essa folga.
O primeiro ângulo diz que a medida foi totalmente correta, pois os atletas alvi-verdes viveram nos últimos tempos, pressão em cima de pressão. Qualquer decisão gera pressão. Começou pela decisão do Campeonato Paranaense. O Coritiba venceu e tornou-se Tetra-Campeão Paranaense, mas mesmo assim, a coisa flutuou bastante em relação a adrenalina e aos nervos. Pela Copa do Brasil, o Coxa não foi bem na segunda fase, pois na primeira partida contra o Nacional de Manaus, perdeu por um placar muito elástico. Isso fez com que os atletas sofressem uma pressão maior e com tudo que aconteceu no segundo jogo, os atletas viveram momentos não muito agradáveis. E na sequência o Campeonato Brasileiro já se iniciou, e a cada jogo, o Coritiba teve que se mostrar forte emocional e psicologicamente para tentar empreender boa jornada. Conseguiu e vejam que logo de cara, na estréia, o Coxa recebeu o Galo, o time até então, que detinha certo favoritismo para a conquista do atual brasileiro, fato que agora já se dissipou pelo resultados alcançados até aqui pelo time mineiro.
O segundo ângulo, que alguns focalizam é de que o time vinha no embalo e já vai perder esse embalo por nao estar jogando e que só por isso, nao poderia ficar sem treinar tanto tempo, disputando um campeonato brasileiro do qual é líder. Para manter essa posiçao, convinha, no entender de alguns, fazer certos sacrifícios e continuar se dedicando no gramado, sem interrupçoes.
O Coritiba é o lìder invicto do Campeonato Brasileiro. Quem imaginava que, após a realizaçao de 5 rodadas, o Coritiba estaria nessa posiçao? Sejamos sinceros. Poucos pensavam, antes do Campeonato Brasileiro se iniciar, que o Coxa seria o primeiro colocado entre os 20 participantes.
Eu continuo afirmando, que em 2013, o Coxa pode tornar-se Bi-Campeao Brasileiro de Futebol. Com certeza fácil e simples nao é e nao será. O Coritiba terá um caminho árduo, penoso e complexo, mas impossível de chegar na frente de todos, após a realizaçao de 38 rodadas, nao é.
Por enquanto vamos comemorar a liderança, e observar, através dos dados, que o Campeonato Brasileiro, neste início, possui um panorama muito diferente de todos os demais disputados na era dos pontos corridos.
Saudaçoes Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)