É óbvio que o rendimento apresentado pelo Coritiba frente ao Toledo não é ainda o que todos queremos. A produtividade melhorou um pouco em relação às últimas apresentações, mas é preciso mais. A estréia na Copa do Brasil acontecerá dentro de alguns dias e a cada semana o espaço para o início do campeonato brasileiro vai diminuindo. Sabe-se que se o Coxa se apresentar no Campeonato Brasileiro da forma que vem atuando, teremos problemas. E na própria Copa do Brasil, o caldo em 2013, será mais grosso, e com certeza nosso time terá que jogar mais, se quiser prosseguir na fase mais aguda, muito mais, aliás.
E até mesmo na final do campeonato paranaense, o rendimento terá, obrigatoriamente, que ser mais acentuado.
Entendemos que o primeiro turno foi usado como um laboratório, onde vários e vários atletas tiveram suas oportunidades. Temos pleno conhecimento também que o número de atletas que estão no Departamento Médico é alto. Com certeza, se muitos desses atletas, entregues ao DM estivessem atuando, a chance da equipe estar rendendo mais seria maior. Tudo isso dificultou o que chamamos de entrosamento e até para o time apresentar um padrão de jogo definido, essas questões atrapalharam sim.
No futebol não se consegue entrosamento da noite para o dia e com tudo o que se sucedeu até aqui, realmente, o entrosamento fica comprometido. Cada atleta possui sua característica própria e quando a escalação de partida para partida varia em demasia, fica dificílimo se implantar um padrão de jogo e seguir com ele. Essas são algumas das situações que levam o time(ou o elenco) atual a se apresentar do modo que está se apresentando. Mas, pelo menos diante do Toledo, tivemos alguns lampejos de que a coisa pode melhorar sim.
Mais 5 jogos e o campeonato paranaense estará finalizado. É preciso aproveitar essas rodadas que serão cumpridas para o time pegar embocadura. Temos que chegar no brasileirão com um rendimento maior e melhor e com certa consistência, evitando acontecer o que chamamos de altos e baixos. Em um campeonato de pontos corridos o que vai dar confiança e o que poderá espelhar uma boa campanha é a regularidade. Ninguém tem dúvidas de que os adversários do Coritiba no brasileirão serão de níveis mais elevados e bem mais elevados, diga-se de passagem, e por isso é preciso que a equipe(o elenco) comece a vislumbrar isso, se ainda não começou a pensar nisso.
Ganhar o campeonato paranaense, chegar ao segundo tetra-campeonato regional, após quase 4 décadas é importante sim, apesar de alguns manifestarem certo desinteresse. Quem está manifestando esse desinteresse não sabe o peso da história do futebol. Perguntas como quem é o país que mais vezes conquistou a Copa do Mundo ou qual foi o time que mais títulos regionais possui, não surgem por acaso. Ser Campeão, seja de que campeonato for, é sempre uma somatória no contexto total. Entendo que conquistar um campeonato paranaense é importante sim, mesmo que o nível desse campeonato não possa, é claro, ser comparado ao nível de um campeonato brasileiro.
Vamos torcer para que a coisa comece a engrenar. No jogo frente ao Toledo percebi em alguns momentos(não em toda partida) que o time apresentou algo de bom, e como disse: "melhorou mas é preciso mais".
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)