Infelizmente, sendo realista, nosso Coritiba já está na Série B.
Infelizmente nosso Coritiba já está na Segunda Divisão Nacional.
Com certeza muita coisa precisa mudar no nosso Coritiba e disso ninguém tem dúvidas e até mesmo quem está ocupando postos na diretoria atual sabe disso.
Quando você entra para um jogo contra Goiás, frente a Joinville por exemplo, dentro de casa, em pleno Couto Pereira, com todo respeito a essas duas equipes, a esses dois clubes e principalmente a essas duas torcidas, sem forçar muito o ataque e entra em plena Vila Belmiro para enfrentar o Santos, com três atacantes e mais um meia que é bom jogador mas que não tem cacoete algum de marcação, até aquele que quase nada entende de futebol, mas que gosta dessa cachaça, vai chegar à conclusão de que algo de muito errado está acontecendo com o nosso Coritiba e no nosso Coritiba.
Mesmo quando o nosso Coritiba possuía aqueles elencos de grande qualidade, nós entrávamos para jogar aberto contra o Santos, em plena Vila Belmiro?
Imagine agora, em que o nosso elenco é extremamente "limitado", entrar frente ao Peixe de modo totalmente aberto.
Temos que entrar totalmente aberto, procurando o ataque, fustigando o adversário a todo instante no nosso Couto Pereira, não lá na Vila Belmiro contra o Santos.
É momento de muita, de extrema reflexão. O Coritiba é nosso? De quem é o Coritiba? Penso que o Coritiba é nosso, que o Coritiba é de todos nós que amamos o Coxa.
Não adianta agora ficarmos apenas criticando, criticando e abandonarmos o nosso Coritiba.
Se a Chapa Coxa Maior tinha ou não que ter sido eleita no último pleito, tornou-se coisa pequena diante do que estamos vivendo.
Algo precisa mudar e urgentemente no nosso Coritiba.
Vários jogadores já foram dispensados, vários jogadores disputaram o Paranaense e hoje já não fazem mais parte do elenco alviverde, outros chegaram e não mostraram qualquer condição de vestir a camisa verde e branca, outros se encontram tempo além no Departamento Médico e por aí vai.
O que está acontecendo com o nosso Coritiba?
O Coritiba sempre foi tido e havido como time grande, como clube grande. O Coritiba já conquistou o Torneio do Povo, já foi Fita Azul, já chegou em duas finais(consecutivas) na Copa do Brasil, já venceu 24 partidas de modo consecutivo e um dia foi Campeão Brasileiro de Futebol(o maior de todos os títulos do nosso Alviverde). E onde foi parar esse Coritiba?
Para onde foi esse Coritiba realmente grande, realmente "Maior"?
Hoje infelizmente estamos posicionados como apenas um time pequeno, um clube pequeno. Não poderia e não deveria ser assim, mas é, está sendo.
Somos anos seguidos um time, um clube, que luta apenas para não cair. Somos apenas um coadjuvante no cenário nacional.
Quando fomos Campeões Brasileiros de Futebol em 1985 deveríamos ter aproveitado o feito mais do que histórico e termos nos tornado realmente "Grande" e sermos "Maior".
De lá para cá, onde chegamos, para onde fomos?
De que adiantou a raça do nosso elenco de 85, de que valeu a união do nosso elenco de 85?
Ainda bem que hoje podemos comemorar, viver e reviver aquele título brasileiro de 1985. E tem gente que ainda diz: ah...faz quantos anos que o Coritiba conquistou o Campeonato Brasileiro de Futebol? Ganhar um título brasileiro é muito difícil.
Chega de tanta humilhação. Basta de tantas e tantas contratações mal feitas. O que acontece que tantas e tantas contratações são feitas já se sabendo que dificilmente elas trarão algum resultado positivo ao clube?
Hoje o Coritiba apresenta uma parafernália de evoluções tecnológicas, acompanhamento cibernético de atleta por atleta, mas o que de efetivo realmente colhemos dentro das quatro linhas?
Concordo que as efetivas condições tecnológicas atuais podem sim com certeza serem incorporadas ao dia a dia coxa-branca e isso é sim importante e muito importante. Não sou contra isso, mas é preciso que se abra um parênteses.
Um ciborg não vai ensinar, orientar ou passar todas as coisas que um garoto ou vários garotos, com "potencial" das categorias de base precisam para tornarem-se realmente, de verdade, Atletas Profissionais de Futebol.
Chega de desvalorizarem ou não reconhecerem o que temos aqui em Curitiba na questão orientação, coordenação, direção ou o que sei lá mais.
Em Curitiba temos vários ex-atletas profissionais de futebol que fizeram grande história no Coritiba como Atletas e que hoje poderiam estar colaborando na formação de futuros jogadores alviverdes para termos um Coritiba Foot Ball Club realmente grande, realmente "Maior".
Tecnologia não ensina em que parte da bola o garoto deve bater para fazer um gol de falta, tecnologia só, não ensina como o garoto deve efetuar um cruzamento, como o menino deve se posicionar em campo e por aí vai.
Chega de tanta enganação. Sem pessoas, sem seres humanos que conheceram os atalhos dos campos desse imenso Brasil jogando no Coritiba, trabalhando no Coritiba e que tiveram uma história ilustre, não chegaremos a lugar algum, e a prova está aí, no momento atual coxa-branca.
25 Atletas de Futebol Profissional foram Campeões Brasileiros de Futebol em 1985 pelo Coritiba Foot Ball Club.
3(Três) desses Atletas já faleceram - Gardel, Vicente e Zé Carlos - mas ainda temos mais 22 Atletas Campeões Brasileiros de Futebol pelo Coritiba vivos, e bem vivos, diga-se em alto e bom tom.
Quando o Coritiba vai aproveitar toda essa maravilha em benefício do clube?
Quando os torcedores que amam o Coritiba poderão ver esses ex-atletas que um dia fizeram o Coxa chegar ao mais alto do pódium, contribuindo para que o alviverde paranaense seja novamente Bi-Campeão Brasileiro de Futebol?
E me desculpem os modernistas que pregam que o futebol mudou, que hoje é diferente, etc e tal. Por essas e outras é que não temos mais craques de verdade nos clubes brasileiros. Por essas e outras é que temos que ver o Brasil levar 7 da Alemanha. Por essas e outras é que vemos um Paraguai, com todo respeito aos vizinhos, eliminar a Seleção Brasileira de Futebol.
Futebol somente com tecnologia no Brasil não encaixa. A tecnologia pode sim nos ajudar mas só ela não nos levará a lugar algum.
Cadê o drible desconcertante do nato futebol brasileiro? Cadê o lançamento encaixado do futebol brasileiro? Só tecnologia no Brasil não faz o jogador brasileiro jogar bola de verdade.
E assim vamos tomando 3 X 0 do Santos na Vila Belmiro, não conseguimos ganhar do Joinville no Couto Pereira e perdemos para o Avaí em Curitiba.
Acorda Coritiba.
Acorda Coritiba em quanto é tempo e em quanto dá tempo. Aproveite Coritiba o material humano de ex-atletas que fizeram história no nosso alviverde e que aqui residem e que amam o Coritiba.
Até quando vai isso?
Acho que já deu né. Acho que a varinha mágica das fadinhas ou o olho dos magos, esses sim são coisas do passado.
Vamos colocar em prática no presente algumas coisas pitorescas do futebol se quisermos colhermos frutos em um futuro não tão distante.
O Coritiba já caiu, já está na Série B.
É hora de se estruturar ou se reestruturar para voltarmos com força à Série A em 2017 ou quem sabe em 2018.
Esse é um "momento de reflexão"! Esse é um momento de verificarmos o que de errado temos feito a mais de 1 década ou 2 décadas ou quem sabe até nessas últimas 3 décadas.
Acorda Coritiba! Acorda Coritiba antes que seja tarde demais.
E esse tarde demais que escrevo não é em relação a esse Campeonato Brasileiro de Futebol de 2015 e sim aos próximos.
Chapecoense 2 X 1, Coritiba 1 X 3 Avaí, Coritiba 0 X 0 Ponte Preta, Coritiba 0 X 0 Joinville e por aí vai...
Será que queremos ou será que alguns realmente querem ver e ter um "Coxa Maior"?
Acho que já deu né!
Perder para o Santos na Vila Belmiro não é coisa anormal, o problema é como o Coritiba perde para o Peixe hoje, seja aqui ou lá. O problema é como o nosso Coxa não consegue vencer Joinville, Ponte Preta, Goiás e outros times que se encontram em níveis de diapasão discutíveis.
Acho que já deu né!
"Momento de Reflexão"! E de se tomar atitudes contundentes para fazer do Coritiba dentro de alguns anos(não agora) o que ele um dia já foi.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)