Mudanças na Comissão Técnica.
Entendo que não é o momento de modificar Comissão Técnica agora.
Explico.
Como já tive a oportunidade de conviver nos vestiários, em concentrações e no campo de jogo como Atleta Profissional de Futebol, percebo que mudanças na Comissão Técnica agora só piorariam as coisas.
Imaginem que um novo técnico chegaria e teria que tomar pé da situação.
Até que ele se ambientasse com o elenco e decidisse com quais atletas iria contar efetivamente para estas ou aquelas partidas do Campeonato Brasileiro em andamento, demandaria um certo tempo.
Até que o técnico pudesse realmente alterar algo que viesse a dar certo e que o Coritiba passasse a colher pontos importantes no Brasileirão 2012, um certo tempo já teria decorrido.
E com essa passagem de tempo, algumas rodadas já haveriam transcorrido. E a chance de que os jogos a serem disputados fossem perdidos seguidamente seria maior. Aí sim é que iríamos rapidinho para o buraco negro, para a temida Zona do Suplício, para a indigesta Zona do Rebaixamento.
Pelo atual momento que o Coritiba atravessa no campeonato, não se pode se dar ao luxo de correr riscos tão eminentes assim.
O Coritiba perdeu três partidas seguidas, é verdade. O Coritiba não conquistou nenhum ponto dos nove últimos que disputou, também é verdade.
Mas, é preciso analisar para quais equipes o Coritiba perdeu esses pontos. O Coxa perdeu para o Galo atual líder do brasileiro. O Cori perdeu para o Flu, atual vice-líder do brasileirão. E o Coritiba perdeu para o atual Campeão da Libertadores da América.
Não é uma desculpa. São os fatos que nos mostram isso. São os últimos acontecimentos do brasileirão que estão nos mostrando e foi a já encerrada Libertadores da América que nos mostrou. Ser líder ou vice-líder de um dos campeonatos mais difíceis do mundo não é para qualquer time. Ser Campeão da Libertadores da América não é para qualquer equipe.
O Coritiba, a partir de agora, disputa atualmente um campeonato brasileiro diferente do campeonato brasileiro de 2011. Bem diferente aliás. Temos que ser consciente. Temos que analisar com ponderação. Temos que ser realista.
O Coritiba vai, a partir de agora, disputar um campeonato à parte com Atlético(GO), Figueirense, Bahia, Náutico, Sport e talvez Palmeiras e Flamengo(que não estão lá essas coisas) e ainda quem sabe a Ponte Preta e mais algum outro time que ainda vai patinar nas dificílimas rodadas que seguirão e que poderão sim vir a cair de produção. Esse será o Campeonato Brasileiro Coxa-Branca daqui para frente. Se o Coritiba conseguir acabar o Brasileirão em 2012 na décima segunda ou décima terceira posição, digamos, terá cumprido seu papel, pois permanecerá na Elite do Futebol Brasileiro.
Por isso entendo que não é o momento de mudar a Comissão Técnica.
E mesmo não tendo sucesso contra o Vasco da Gama, não é a medida mais acertada nesse momento, a mudança na Comissão Técnica. Muita água vai rolar no Brasileirão 2012. No campeonato à parte que o Coxa vai disputar, o Coritiba não pode perder pontos para Figueirense, por exemplo, ou para Náutico e Bahia, concorrentes diretos daqui para frente. Atlético(GO), Sport, Figueirense, Bahia, Náutico e mais alguns perderão pontos, fatalmente, para Corinthians, Vasco, Atlético Mineiro e Fluminense. Infelizmente, o panorama Coxa-Branca até novembro ou dezembro de 2012 será este.
É preciso ter essa consciência. É necessário agir com discernimento.
Já estão começando a chegar alguns reforços. Esses sim, agora são prioritários. Mas, não pensem, pelo atual momento que o futebol brasileiro vem atravessando que os jogadores que virão salvarão a pátria. Eles, pela qualidade que possuem, virão para compor elenco, para reforçar o grupo apenas. Muitos dos jogadores que aí estão e que fazem parte do elenco é que terão que editar atuações mais vistosas para que conquistemos pontos.
A realidade é essa, nua e crua.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)