"Alex".
Sem considerar os acontecimentos da fase anterior vamos analisar o que aconteceu nos dois jogos do Coritiba frente ao Rio Branco da simpática cidade de Paranaguá, na etapa que acabou de se encerrar.
No primeiro jogo, lá, o Coritiba venceu por 2 X 0. Quem marcou os dois gols?
No segundo jogo, no Couto Pereira, o Coritiba perdia por 1 X 0 e virou a partida para 2 X 1. Quem deu o passe para o primeiro gol de Keirrison? Quem fez o tento da vitória?
Lógico, bom que o desfecho foi assim e o Coritiba está nas semi-finais. Com todo respeito ao Rio Branco, mas na verdade o Coritiba tinha que passar por cima do time de Paranaguá e as coisas não se apresentaram dessa forma.
Em Paranaguá, o Coritiba jogou alguma coisa(bem longe do que será necessário no Campeonato Brasileiro por exemplo), mas quem decidiu de verdade foi o "Gênio Alex".
Dentro de casa, na segunda partida, jogando com uma super vantagem, o primeiro tempo coxa-branca foi péssimo, além, bem além, muito além do sofrível. No segundo tempo melhorou um pouco, mas também não foi o rendimento que todos nós coxa-brancas esperamos e queremos.
Ainda bem que o Coritiba tem Alex, pois se assim não fosse, o Coritiba não figuraria nem nas semi-finais do Campeonato Paranaense de Futebol do ano de 2014. E não tenho dúvidas disso.
Time nenhum avança quando depende apenas de um único jogador. Uma Andorinha não faz verão. Esses são alguns jargões que se aplicam ao futebol pelo menos a meio século. Mas no Coritiba, já à algum tempo, uma andorinha vem fazendo verão e o Coritiba, graças a isso, avançou no Campeonato Paranaense de Futebol de 2014 e irá figurar nas semi-finais do mesmo.
O Coritiba pode e tem grandes chances de abocanhar o "Penta", mas minhas preocupações vão além disso. Será que jogando o que vem jogando o Coritiba se mantém na "Série A" quando se fala em Brasileirão? Será que com o elenco atual o Coritiba terá bala na agulha para romper paradigmas no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2014 e surpreender positivamente?
Deixando de lado a paixão, o coração e procurando analisar com frieza, o mais próximo possível da razão, eu diria que o Coritiba precisa melhorar e muito se quiser ao menos permanecer na Série A.
O rendimento, a produtividade, o plano de jogo, infelizmente isso e muito mais, não estão me agradando.
E se o Coritiba for para o Brasileirão jogando como está se apresentando, rendendo o que está rendendo, temo que o pior aconteça.
É preciso fazer alguma coisa para modificar o padrão de jogo. Venho, repetidas vezes, tentando alertar que algo precisa ser feito e urgente. Infelizmente na minha ótica(tomara eu esteja equivocado, enganado), não vislumbro o Coritiba atual com poder de fogo para encarar um Brasileirão.
Alex é Gênio, é Craque, mas não será sempre, que ele, praticamente sozinho, vai resolver tudo a todo momento. Alex é humano e tem o direito, "até" de, em algumas jornadas, não render o que está acostumado. A carga sobre os seus ombros, pernas, pés, cabeça, etc, é grande. Até quando ele vai suportar esse estado de coisas?
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)