Nova Partida.
Após três dias da vitória sobre o Grêmio no Estádio Major Antônio Couto Pereira, o Coritiba voltará a enfrentar o time gaúcho, agora em seus domínios.
Um outro campeonato, com uma nova roupagem, com uma fórmula de disputa bem diferente do atual campeonato brasileiro, o Coritiba iniciará a sua caminhada na Copa Sul-Americana.
O adversário é o mesmo que o Coritiba superou na 13ª Rodada do Brasileirão 2012, mas o jogo é outro e a partida, com certeza, será bem diferente do confronto de sábado último.
Todo jogo é importante e qualquer campeonato disputado também é importante.
E pela importância da partida, pela importância do campeonato, é preciso que o Coxa mantenha a seriedade, o foco, a concentração e principalmente a inteligência.
Assim sendo, o Coritiba ainda sem Rafinha e Anderson Aquino no grupo, por estarem lesionados e Sergio Manoel que se contundiu na vitória de 2 X 1 sobre o mesmo adversário, enfrenta novamente o time dos pampas, buscando novo sucesso.
É o jogo de estréia na Copa Sul-Americana. E como toda estréia possui contornos diferenciados, o Coritiba precisa ir para o Rio Grande do Sul com o psicológico devidamente preparado.
Por ter acabado de enfrentar o Grêmio, o Coritiba já sabe quais são os pontos fortes desse time conhecido como time copeiro.
A bola alçada na área adversária com conclusões cheias de veneno é um dos pontos fortes da equipe gaúcha(é só lembrar do gol sofrido no último confronto) e soma-se a isso o forte poder de marcação.
Assim, é preciso desenvolver uma estratégia que possibilite evitar sofrer gols em lances que a origem aconteça de bolas alçadas na área, seja com bola rolando ou de bola parada.
Necessário é que o deslocamento constante dos atletas alvi-verdes aconteça a todo instante na estréia coxa-branca na Sul-Americana, com o objetivo de confundir a forte marcação adversária.
Essas são apenas duas características que serão benéficas ao Coritiba, caso sejam colocadas em prática no jogo de terça-feira.
É lógico e é óbvio que somente essas duas alternativas serão poucas para se buscar um bom resultado nos pampas. É preciso muito mais do que isso.
Jogar contra o Grêmio no Couto Pereira é bem diferente do que jogar contra o Grêmio nos Pampas. Não que não se possa trazer de lá um bom resultado. Mas, o clima do jogo é outro, assim como tudo que envolve o contorno do novo embate é diferente. O Grêmio não vai querer perder dois jogos seguidos para o Coxa e o Coxa com certeza quer ganhar consecutivamente do Grêmio. Só esse fato já dá contornos diferenciados à partida. Mas, existem outros, muitos outros fatos que colocam um molho diferente no Grêmio X Coritiba valendo a estréia das equipes na Copa Sul-Americana.
Alguns acham que o Coritiba deve ir para o confronto com um time "B", evitando contusões que desfalquem ainda mais o elenco para o dificílimo jogo pelo campeonato brasileiro na sequência, em que o adversário é nada mais nada menos do que o Fluminense. É o mesmo Fluminense que dia desses o Grêmio venceu pela contagem mínima. E o Fluminense vem fazendo uma excelente campanha no brasileirão e é um time dificílimo de ser batido atualmente.
Outros entendem que o Coritiba deve ir com força máxima para o Rio Grande do Sul, possibilitando iniciar a Copa Sul-Americana com um grande resultado. Esses interpretam que o espaço entre o jogo contra o Grêmio e o jogo contra o Fluminense é grande e que somente contusões muito graves tirariam os atletas do próximo confronto.
O Futebol nunca possui um único lado e esse esporte apresenta a possibilidade de se terem diversas opiniões. E essas opiniões ficam mais diversificadas ainda quando o time disputa dois campeonatos concomitantemente.
Respeitando as diversas opiniões, o bom mesmo seria o Coritiba trazer do Rio Grande do Sul, um bom resultado na estréia da Copa Sul-Americana e acontecer uma vitória frente ao Fluminense no próximo compromisso pelo Campeonato Brasileiro.
Já ia me esquecendo. A minha opinião é que o Coxa deve jogar com força máxima na estréia da Copa Sul-Americana(dando inclusive mais Ritmo de Jogo para o Leonardo) que funcionaria como uma preparação para o próximo confronto pelo Campeonato Brasileiro.
Saudações Alvi-Verdes.
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)