O Camisa 9.
O verdadeiro atacante tem que ter faro de gol.
O "9" verdadeiro é aquele que faz gol, não interessa como faz o gol. Interessa que faz gols. Empurra a bola pra dentro. Coloca a bola lá onde o vento encosta o cisco.
Sempre gostei do Leonardo. Ele é um jogador inteligente, habilidoso, que sabe se posicionar, é técnico, e desloca o goleiro em chutes de curta e média distância com facilidade. É só dar a "9" pra ele e aguardar ele adquirir confiança. É lógico que no primeiro ou no segundo jogo não se pode exigir que ele faça 2 ou 3 gols. É preciso que ele jogue, pegue Ritmo de Jogo. Aí, com certeza ele vai adquirir confiança e vai ajudar o Coritiba dentro do campo e vai dar alegrias a torcida. Tenho a impressão que ali pelo terceiro jogo seguido ele já vai começar a apresentar resultado positivo.
No ano passado ele se contundiu muito. Em função de possuir uma musculatura avantajada é preciso proporcionar a ele treinos físicos específicos. Uma carga pesada seguidas vezes, talvez não seja bom para ele.
Mas isso tem que ser observado e feito pelo pessoal da Preparação Física.
Ele não se contundindo, tendo uma sequência de jogos, pegando Ritmo de Jogo, não tenho dúvidas que trará resultado positivo ao Coritiba dentro das quatro linhas.
Assisti vários jogos com Leonardo em campo e em todos eles nunca vi ele jogar mal.
Ele tem um toque refinado e como disse é muito técnico. É um atacante que todo meia gosta de jogar ao lado. Você pode tocar nele que a bola vai voltar redonda. Ele sabe fazer a chamada tabelinha(aliás, a tabela ultimamente está rara de acontecer nos jogos atuais, não só do Coritiba, mas de todas as equipes do Brasil).
Atacante como o Leonardo hoje em dia é raro. Não vou dizer que ele é o melhor do Brasil, mas que pode contribuir e muito, isso eu afirmo sem medo de errar.
O Coritiba precisa de um 9. Já tentou Liedson(e não sei se ele já melhorou do joelho), mas esbarrou no salário de R$ 380.000,00 que ele recebe no Corinthians. Loco Abreu pediu R$ 260.000,00 para vestir o manto sagrado e acabou indo parar em Florianópolis.
O Coritiba precisa de um 9 já. E não existem tantos "9" espalhados por aí no momento. Por quê não apostar em Leonardo. Eu apostaria e com certeza não me arrependeria.
Vocês lembram da final da Copa do Brasil de 2011...o Vasco vencia no Couto Pereira por 1 X 0 - Leonardo entrou e logo de cara fez um cruzamento e o Coxa empatou e em seguida virou.
É só dar uma chance para Leonardo, deixar ele jogar 3 ou 4 jogos seguidos e o resultado virá.
Como disse, se for feito com ele um trabalho específico de preparação física, controlando a carga de trabalho, os próprios jogos, a sequência de jogos, aliada a uma preparação física adequada, sem carga elevada, vai dar condições a Leonardo de desempenhar um excelente papel no ataque coxa-branca. Tenho plena certeza disso.
Poder-se-ia já aproveitar Leonardo no jogo de quinta-feira contra o Palmeiras. Ele jogaria o primeiro tempo e mais uns 15 ou 20 minutos do segundo tempo. No jogo frente ao Bahia, na sequência, se repetiria isso e contra o Náutico ele já jogaria os 90 minutos.
Cada jogador tem suas peculiaridades. Fazendo uma comparação vou dar como exemplo o Zé Roberto. A grande maioria da torcida coxa-branca sabe muito bem como foi a estória do Gazela e eu não preciso entrar no mérito. Mas, o Zé Roberto funcionava dentro de campo, mesmo com todas as suas peripécias fora dos gramados. Cada um é um e cada atleta é um atleta.
O caso específico do Leonardo tem que ser analisado direitinho e como disse, ser feito um trabalho específico no que se refere à preparação física dele.
Dá-lhe Leonardo!!! Dá-lhe Coxa!!!
A vitória frente ao Palmeiras tornou-se mais do que obrigatória!!!
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)