Domar o Leão.
O próximo adversário é conhecido como Leão.
O Leão é o Rei dos Animais.
E normalmente o animal Leão é bravo.
E o rugido do Leão é forte, muito forte.
Mas, existem domadores de leões que possuem o dom de deixar o Rei dos Animais calmo e em algumas ocasiões o caminho que os leões trilham são ditados por esses profissionais.
Os domadores de leões conseguem coisas com esses animais que outras pessoas que não entendem da arte e não são familiarizados com a coisa, fiquem estupefatos, surpresos.
O próximo adversário do Coxa é o Leão. Ele é justamente denominado com esse estigma, por ser, segundo alguns, bravo em seus domínios e dizem alguns, que por lá ele ruge forte e alto.
O Coritiba terá que empreender no jogo frente ao Sport, um ritmo que possibilite enfrentar esse leão bravo e que ruge forte e alto.
Com certeza, nos primeiros 10 ou 15 minutos de jogo o Leão vai querer mostrar que é o dono do terreiro e que ali quem manda é ele.
Nesses momentos, é preciso agir com inteligência e ter calma suficiente para acalmar o ímpeto do Leão.
O jogo não tem apenas 10 ou 15 minutos, ele tem no mínimo, 90 minutos.
O Coxa tem que entrar ligado. Esse é o tipo de jogo que a mínima cochilada no começo da partida pode ser fatal. É óbvio que em todas as partidas é preciso sempre entrar ligado. Mas, essa, pelas características do confronto e pelas peculiaridades que envolvem o embate, vai fazer aflorar um ritmo mais acelerado, bem acelerado nos minutos iniciais.
Caso o Coritiba saiba administrar o ruído do rugido do Leão no começo do jogo, poderá encontrar brechas na defensiva adversária mais facilmente. Quem sabe um contra-ataque mortal ali pelos 5 minutos de jogo não coloque um pouco de tempero na partida. E vai que nesse contra-ataque o nosso Coxa consiga enfiar a bola lá dentro do gol do Sport. Se isso acontecer, o Coritiba pode se transformar num domador de leões com chicote cumprido e grosso. Mas, mesmo que o Coritiba não consiga esse intento, já nos primeiros minutos, pode aos poucos, ir administrando a coisa e ir domando o leão aos poucos.
Quem sabe lá pelas tantas o Leão não sente sede. Aí a estratégia será sempre deixar a vasilha com água bem distante do Leão. Um leão com sede perde força.
O futebol é feito de malícia dentro das quatro linhas. Mais do que nunca esse é o jogo para se usar da malícia, da experiência e de artimanhas que farão com que o leão fique tonto antes mesmo do nosso grande Coritiba usar o antídoto apropriado. O antídoto apropriado pode ser usado em qualquer momento do jogo, desde que se saiba fazer uso da dose certa.
Jogar futebol não é somente tocar a bola de pé em pé. É lógico que o toque de bola de pé em pé, a posse de bola, é importantíssima, mas existem momentos que é preciso dar um toque a mais no andamento da partida, colocando em prática certos instrumentos que podem minar o adversário. E esses instrumentos com certeza não são aqueles tocados brilhantemente pelos músicos que fazem uma platéia chorar de emoção. São instrumentos diferentes, bem diferentes.
O Coritiba está na frente na classificação. Diante dessa condição pode tranquilamente administrar a partida, o andamento dela.
É óbvio que esse administrar a partida não é ficar apenas esperando. É preciso administrar com gana de vencer, com vontade, com determinação, atenção e muita concentração.
A objetividade daqui para frente será essencial em todos os jogos. Mas, nesse jogo a objetividade deverá se fazer presente durante os 90 minutos, talvez, quem sabe, até mais do que nas próximas 12 rodadas que faltarão, após esse jogo, para conclusão do Campeonato Brasileiro 2012. Esse jogo é chave. Esse jogo, se vencido pelo Coritiba, trará maior tranquilidade, mais auto-confiança e a auto-estima ficará em alta.
Com uma vitória a diferença para o Sport, o time que abre a ZR, que hoje é de 4 pontos passará a ser de 7 pontos.
Caso isso ocorra ficará mais leve entrar em campo na próxima rodada e com certeza lá na frente quando nos defrontarmos com Grêmio, Fluminense, Atlético Mineiro, Vasco, Corinthians e Cruzeiro, a tarefa ficará menos penosa. É preciso adquirir, como dizem os especialistas, uma certa gordura agora, para depois não ter o fantasma do rebaixamento rondando.
Tenho fé. Acredito. É preciso jogar com inteligência, com perspicácia, voluntariedade, raça, gana e de modo convincente. São os 3 pontos mais importantes de todas as 38 rodadas que compõem o Campeonato Brasileiro de 2012. É lógico que os 3 pontos conquistados(se conquistados) contra o Sport terão o mesmo valor de uma vitória aqui contra o Náutico, ou contra a Ponte Preta, por exemplo, mas esses 3 pontos modificarão consideravelmente o todo coxa-branca e a caminhada para as 12 últimas rodadas será diferenciada.
"O Caminho é Domar o Leão".
Só para lembrar: Urubu, Leão, Porco e Dragão, nessa ordem, estarão em 2013 na Segunda Divisão.
Abraços
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)