Fui um dos que levantou a bandeira de que, em 2013, "talvez", o Coritiba pudesse vir a brigar por um novo título nacional via Campeonato Brasileiro.
Infelizmente, após as rodadas já cumpridas pelo Brasileirão, preciso admitir que "ainda" não será dessa vez que o Coritiba Foot Ball Club será, novamente, Campeão Brasileiro de Futebol. É uma pena que, passados 28 anos daquela nossa memorável conquista, não possamos vislumbrar um Bi-Campeonato Brasileiro.
Sinceramente, analisando o elenco coxa-branca, antes do início do brasileirão e pelas oito, nove ou dez rodadas iniciais, achei que o Coxa em 2013, poderia repetir o feito. Me enganei. Ledo engano.
"Alex", Deivid, Botinelli, Lincoln, Leandro Almeida, somados a um Willian, a um Vanderlei, ao Victor Ferraz, e outros mais, me sinalizavam que seria possível sonhar com um novo título brasileiro. Nada disso. O sonho não se tornou e não se tornará realidade.
Botinelli, por exemplo, com todo respeito à pessoa dele, ao ser humano que ele é e pela caminhada que o mesmo já teve e tem no futebol, preciso dizer que até agora ele ainda não emplacou. Quem sabe na sequência ele possa mostrar porque ele é o Botinelli. Com todo respeito a você Botinelli, por tudo que já fez no mundo da bola, mas preciso escrever aqui, a verdade. Não consigo jogar tudo para debaixo dos tapetes. Alguma coisa, eu até empurro pra debaixo dos tapetes, porque, analisando criteriosamente, friamente, percebo e sinto que de nada adianta criticar esse ou aquele. De que adianta criticar o Alex, por exemplo...o quê? Alex...é o que entre todos, no elenco, não merece essa ou aquela crítica.
Bom, bom, não está, ninguém está satisfeito. Isso é ótimo. Só chegam a patamares elevados quem luta para lá estar.
O empate contra o Internacional, em condições normais, poderia ser considerado um ótimo resultado, mesmo o Coritiba se apresentando como mandante do jogo.
Ocorre, que o Coxa só se manteve, mais uma vez, como sexto colocado, em função dos resultados dos concorrentes na rodada.
Isso é imperativo.
Porém, qual é o time que já podemos apontar como possível Campeão Brasileiro de Futebol em 2013...
A coisa está equilibrada, como nunca, entre todos os demais Campeonatos Brasileiros. Isso nos sugere que a possibilidade ainda existe.
Independente disso tudo, analisando a tábua de classificação, verificamos, sem sombra de dúvida, que o Coritiba, em 2013, somente conquistará um novo título via Campeonato Brasileiro quando determinadas coisas se modificarem.
O 0 X 0 contra o Internacional foi normalíssimo. Aliás, o Campeonato Brasileiro de Futebol é considerado por pessoas idôneas, com conhecimento do mundo da bola, um dos mais difíceis e o empate contra o Inter não é catastrófico.
O Coritiba é o sexto colocado na classificação e não é uma posição tão ruim assim. Existem 14 times atrás do Coxa na pontuação. Lógico que todos nós, coxa-brancas, queríamos o alvi-verde como líder da disputa, mas ...
É preciso colocar o time nos trilhos. Digo isso em função de que a tendência humana é sempre combater e combater, quando o time não vai bem e o jogo contra o Inter não teve um desempenho abaixo da crítica, mas em quantos lances o goleiro do time gaúcho trabalhou? Foram pouquíssimas vezes.
Acho que brigar por título brasileiro não vai dar mais, mas quem sabe, a gente não se entende, na continuação, como estava ocorrendo até a décima primeira ou décima segunda rodada e não belisca, pelo menos uma vaga na Libertadores.
Nada de terra arrasada. Ser sexto colocado em um Campeonato como o Brasileirão não é demérito pra ninguém.
Pensem, reflitam...e depois me digam se não tenho razão.
O Campeonato Brasileiro é dificílimo.
Saudações Alvi-Verdes.
E um grande abraço
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)