Coxa em ascendência.
Em 2012 o Coritiba venceu pela terceira vez seguida o campeonato paranaense, porém não foi como em 2011, em que o bi-campeonato foi conquistado de maneira invicta. Entre um e outro campeonato disputado no ano passado o Coritiba atingiu a marca histórica e um record em termos mundiais de 24 vitórias consecutivas. Tanto em 2011 quanto em 2012 o Coxa decidiu a Copa do Brasil, porém não levou o caneco. Em 2011 no campeonato brasileiro, o Coritiba brigou por uma vaga na Libertadores até a última rodada do brasileirão. Já em 2012 estamos brigando por vaga na sul-americana.
Mas, para quem em 2009 passou por tudo aquilo, os anos de 2010, 2011 e 2012 foram e estão sendo muito bons. É lógico que poderia ser melhor, pois o Coxa poderia ter alcançado vaga na Libertadores e ter ao menos ganho uma das duas finais que disputou pela Copa do Brasil. Torcedor é torcedor e quer sempre o máximo, mas fazendo um balanço, dá para dizer que o Coxa está sim, em ascendência.
O panorama para 2013 é ótimo. Com Alex na comissão de frente as coisas ficam mais animadoras. Com certeza Alex não poderá ser visto como o Salvador da Pátria e como o jogador que vai resolver tudo sozinho. O Coritiba, se quiser alçar vôos mais altos, necessitará de um elenco realmente qualificado.
O Coxa no brasileirão 2012 passou por maus bocados e em muitas rodadas ficou namorando com a ZR. Nessas últimas rodadas, mesmo tendo enfrentado adversários fortíssimos se deu bem. Empatou com o Grêmio nos Pampas, perdeu para o Fluminense no Rio de Janeiro onde o resultado mais justo seria o empate e complicou a vida do Galo Mineiro que brigava pelo título(digo brigava porque entendo que o Fluminense já levou o caneco).
O Coritiba ainda possui quatro jogos pelo brasileirão em 2012 e jogará com Corinthians, Vasco, Cruzeiro e Figueirense. Conquistando mais pontos contra esses adversários poderá terminar o campeonato em posição destacada.
Dentro desse panorama, entre idas e vindas de jogadores, troca no comando técnico, saída de membros da diretoria, o Coritiba vai caminhando.
Como torcedor é torcedor queremos mais. E esse querer mais significa algo mais auspicioso em 2013. O Coxa atual vai bem, conforme o exposto nas linhas acima, mas além de ser tetra-campeão paranaense no ano que vem, está na hora do Coritiba almejar algo mais grandioso.
E o que é esse algo mais grandioso?
Para muitos esse algo mais grandioso é um novo título nacional. Já, para outros, disputar novamente uma Libertadores da América significa algo grandioso.
Só que os caminhos da bola, os meandros do futebol não nos permite afirmar categoricamente, com convicção extrema, que isso será ou não será atingido.
Para se atingir patamares mais elevados no mundo do futebol é preciso que as coisas realmente aconteçam de modo certo. E lógico, sabemos que nada dá certo assim, num simples estalar de dedos. Muitas vezes se montam verdadeiras seleções e a coisa não caminha como se esperava(lembram, por exemplo, do Sele Boca?).
Para que se busquem alternativas com o objetivo de que as coisas realmente aconteçam de modo certo é preciso muito trabalho, arregaçar as mangas e com inteligência e perspicácia superar obstáculos que vão aparecendo dia após dia. Hoje o Coritiba em termos de grana é o décimo quinto time dos 20 que disputam o brasileirão. Esse fato é um dos grandes obstáculos a serem ultrapassados, sem falar em outros e outros que existem e novos, que com certeza surgirão.
Quem não gosta de desafios, de encarar obstáculos de frente, não serve para trabalhar no mundo da bola. Dizem que a bola tem dois lados: o de dentro e o de fora. Se fizermos uma introspecção nesse famoso dizer, se formos a fundo mesmo, chegaremos a conclusão que esse fato que surgiu de uma simples brincadeira pode espelhar abertamente o que é o futebol.
Como para bom entendedor meia palavra basta, todos sabem efetivamente o que estou querendo dizer.
Que o Coxa de 2013, 2014 e 2015 seja um Coxa realmente forte e que apareça nacional e internacionalmente com brilhantismo.
Dá-lhe Coxa.
Saudações Alvi-Verdes
A opinião dos colunistas não refletem, necessariamente, a opinião do site.
Cada colunista tem sua liberdade de expressão garantida e assinou um termo de uso desse espaço.
Para que a minha glória a ti cante louvores, e não se cale. Senhor, meu Deus, eu te louvarei para sempre. (Salmos 30:12)